terça-feira, 7 de junho de 2016

ABIME em seu 9ª Encontro - visita em São Paulo, o primeiro Aquário Temático da América do Sul





A presidente da ABIME Vera Tabache entrega a Mácio Duarte uma homenagem da Associação


"Os jornalistas de vários estados  da ABIME, Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, que participaram do 9º Encontro nacional da associação, foram recebidos pelo simpático Marcio Duarte, diretor de marketing do Aquário de São Paulo, que  é um oceanário localizado no distrito do Ipiranga, zona sudeste da cidade de São Paulo."



Inaugurado no dia 6 de julho de 2006, o complexo passou por uma reforma, tendo 2.000 m² antigamente. Hoje  é o maior oceanário da América do Sul, contando com mais de 1 milhão de litros de água do mar.Com nove mil m² e dois milhões de litros de água, o Aquário de São Paulo (maior aquário da América Latina e único aquário temático do Brasil) vem encantando os mais diversos tipos de visitantes desde sua inauguração. Isso se deve às espécies exóticas e fascinantes que apresenta: mais de 3 mil exemplares de, aproximadamente, 300 espécies de animais.


Abriga ainda um aquário de água salgada, revestido de vitrines transparentes de acrílico, que permitem uma visão completa dos tubarões.

O aquário leva o público visitante a conhecer animais raros e curiosos como:
Jacaré do Pantanal (totalmente albinos); Tartaruga mordedora do Amazonas; Raposa-voadora da Ilha de Java na Indonésia (quando adultos possuem cerca de 2m da ponta de uma asa.) Urso Polar


É possível tirar fotos dos animais expostos, sem flash


Urso-polar (Aquário de SP)
Os ursos polares Aurora e Peregrino, respectivamente com 4 e 5 anos, são os mais novos moradores do Aquário de São Paulo, no Ipiranga. O casal, que desembarcou no Brasil em dezembro do ano passado, estão expostos ao público  são lindos e alegram os visitantes com seus mergulhos e paradas perto do vidro, onde o público os observacom surpreza e encantamento.  Nascidos na fria Rússia, os mamíferos são os primeiros de sua espécie no país. Apesar da diferença climática entre a terra natal deles e o Brasil, os ursos, que juntos pesam 730 kg, não tiveram problemas para se adaptar à sua nova casa. Eles ficarão em um recinto de 1.500 metros quadrados, com temperatura entre -15 °C e -5 °C.Pesquisas sobre animais oriundos das regiões polares do planeta terra apontam que o território para a reprodução e a qualidade de vida desses ursos é de 200.000 a 1.000.000 de metros quadrados, com temperaturas que podem variar -50 °C a -5 °C e com variações luminosas de 24h de sol no verão e 24h de sol no inverno. No seu habitat os ursos se alimentam do couro das focas. Na natureza, eles pisam no gelo e seu faro é usado para identificar as focas que circulam na água. Fora de seu habitat, não aprendem a buscar seu alimento . Um urso polar adulto pode chegar a caminhar até 30 Km todo dia por até semanas. Os ursos polares não hibernam. Os 25.000 ursos restantes no planeta habitam países como a Rússia, Canadá, Estados Unidos e Groelândia.




Atrações especiais
O Aquário de São Paulo conta com três atrações à parte dentro do complexo e cada uma custa R$ 10 . Uma delas é o Cinema 7D e as outras duas são no dark ride track system, ou seja, um sistema de trilhos com carrinho no escuro. Mas não é tão escuro não, as crianças vão curtir.

A primeira é a Jurassic Aquarium, que te leva pra um passeio de uma curva no mundo dos dinossauros e a outra, mais no fim do circuito, é a Aquário Abaixo de Zero, um passeio pela era do gelo entre mamutes, tigres dente-de-sabre e homens das cavernas.




África: Suricato, Lêmure e Colobus
No setor africano, todo tematizado, quatro áreas enormes abrigam essas três espécies diferentes. Os suricatos, popularizados por conta do Timão, parceiro de Pumba, em O Rei Leão, ocupam duas delas, interligadas por túneis subterrâneos. E eles ficam de pezinho e tudo, como no filme. .
Para cuidar de todas essas espécies adequadamente, o Aquário conta com equipes de oceanógrafos, veterinários, biólogos e gestores ambientais, que garantem que os animais sejam sempre bem tratados.

O Aquário de São Paulo, fica localizado à  Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga – zona Sul – São Paulo. Horário de funcionamento: de segunda a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h. 


Jornalista Vera Tabach
Presidente da ABIME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!