terça-feira, 19 de abril de 2016

Dica Turística: Um Viva a Macaé que continua linda!


Macaé é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, situado 180 quilômetros a nordeste da capital do estado. Sua população era de 234.628 habitantes em 2015. Possui uma área total de 1 215,904 km². É conhecida como a Capital Nacional do Petróleo.


Macaé está localizada a uma latitude de -22º22'33" e longitude de -41º46'30" e faz divisa com as cidades de Carapebus, Conceição de Macabu, ao Norte; Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, ao Sul; Trajano de Moraes e Nova Friburgo, a Oeste; e com o Oceano Atlântico, a Leste.


Contando com 23 quilômetros de litoral, o clima é quente e úmido na maior parte do ano, com temperaturas que variam entre 23 °C e 38 °C, amplitude térmica considerável, ocasionada pela troca de ventos entre o litoral e a serra, relativamente próximos. É também conhecida como "Princesinha do Atlântico"



Arquipélago de Sant'Ana
O Arquipélago de Sant'Ana é formado pelas ilhas do Francês, Ilhote Sul e Sant'Ana. Localizado a 8 quilômetros do cais do Mercado Municipal é utilizado para o lazer e para a pesca. Nele vivem colônias de gaivotas além do vai e vem de algumas espécies de aves que migram da América do Norte na época do inverno.



Pico do Frade
O Pico do Frade é o ponto mais alto do município. Tem 1.429 metros de altitude, estando a 56 km do centro urbano. Ideal para a prática de escaladas e caminhadas, de preferência com guias, que podem ser contratados na cidade.


Corredeiras de Glicério
As corredeiras de Glicério tornaram-se famosas para a prática de canoagem, devido a presença de uma antiga usina de eletricidade nas imediações. A comunidade local desenvolveu um interessante esporte denominado "boiagem", que consiste em descer as corredeiras em boias feitas de câmaras de ar de veículos pesados.

Rio Macaé
O Rio Macaé nasce na Serra de Macaé, em Lumiar, (5° Distrito de Nova Friburgo), numa área de proteção ambiental conhecida como Macaé de Cima. Desce a região serrana e deságua no Oceano Atlântico. Grande parte de seu leito é navegável. É o rio que abastece a cidade.

Lagoa de Jurubatiba
A Lagoa de Jurubatiba é uma das menores entre as 18 lagoas que integram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Suas águas de coloração escura, devido a presença de raízes, são límpidas e transparentes. É permitida a visitação e o banho, mas a pesca não é permitida.

Lagoa de Imboassica
A Laguna de Imboassica já foi considerada um verdadeiro santuário ecológico. Hoje em dia recebe dejetos de esgoto domiciliar de alguns bairros que surgiram em seu entorno e esta com má preservação devido à exploração imobiliária. No passado, já foi muito procurada para as atividades de lazer e para a prática esportiva. Tem uma área de 5 quilômetros quadrados, fazendo limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 quilômetros do centro da cidade. 

Praia do Pecado
A Praia do Pecado é a continuação da Praia dos Cavaleiros até encontrar-se com a Lagoa de Imboassica, já no limite com o município de Rio das Ostras. Ideal para o surfe e para o bodyboard, é muito procurada também para a prática de pesca de mergulho e pesca de linha.

Praia dos Cavaleiros
A Praia dos Cavaleiros localiza-se no bairro de mesmo nome, reduto dos principais restaurantes da cidade. Ideal para o banho e para a pesca em suas várias lajes e costões. Na Praia dos Cavaleiros, realizam-se as competições esportivas do FestVerão.

Praia Campista
A Praia Campista é de mar aberto e agitado, sendo muito utilizada para a pesca e há também escolas de windsurfe, por ser um local com ótimo espaço e condição para a prática desse esporte. Localiza-se entre a Prainha do Farol e a Praia dos Cavaleiros, muito próxima ao centro urbano.

Prainha do Farol
A Prainha do Farol tem apenas 120 metros de extensão. Quando o mar está calmo, suas águas cristalinas são um convite ao banho e também para a pesca. Nesta praia localiza-se a ruína do antigo farol de Macaé, construído em 1880, nos primeiros anos de existência do município.


Praia de Imbetiba (Praia de Cocotá)
A Praia de Imbetiba abriga hoje o Terminal de Imbetiba, em apoio as atividades de extração de petróleo na plataforma continental. Recebe descarga de afluentes sanitários tratados do bairro Parque Valentina Miranda e da Petrobras. É muito procurada para a prática de cooper e para passeios ao amanhecer e ao entardecer.  




Praia de São José do Barreto
A Praia de São José do Barreto é um prolongamento da Praia da Barra. Recebe alguns detritos do Rio Macaé. É uma das preferidas pelos pescadores de linha. Esta praia atravessa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.


O município está dividido em 6 distritos: 
1º - Macaé (sede);  
2º - Cachoeiros de Macaé; 
3º - Córrego do Ouro; 
4º - Glicério; 
5º - Frade; 
6º - Sana; 

Pesquisa da Colunista na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!