terça-feira, 29 de março de 2016

Dica Turística: Passa Quatro

Passa Quatro está localizada no sul de minas na região turística das terras altas da mantiqueira. Está em uma posição privilegiada, no meio do caminho entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com fácil acesso pela via Dutra.


Esta terra encantadora está repleta de atrativos naturais esperando por você e sua família.


Fontes de água mineral brotam em vários pontos da cidade acompanhadas de belas praças arborizadas e os Casarios preservam sua beleza original em ruas de paralelepipedo.
Uma "maria-fumaça" lhe aguarda para um passeio inesquecível pela história e trabalhos de artesanato belissimos são vendidos nas lojas e feiras.


Um festival de picos e montanhas, entre as mais altas do país, o aguardam para trekkings, enquanto rios e cachoeiras dos mais variados tipos convidam para um mergulho nos dias quentes.

Tudo isso e muito mais é Passa Quatro!

ATRATIVOS CULTURAIS
- Construções do final do século XIX e das primeiras décadas do século passado. São valorizados pela própria comunidade e reconhecidos como patrimônio a ser preservado.


 Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal
- É um belo exemplo da arquitetura eclética do início do século passado, construído pela Família Hespanha. Após uma reforma, o prédio foi adaptado para receber a Biblioteca e a Casa da Cultura. No ano de 2000 foi decretado o tombamento do edifício, passando a ser o primeiro bem imóvel legalmente protegido da cidade. O mesmo prédio é sede também do Patrimônio Histórico.


Trem da Serra (Maria Fumaça)
- Trem conduzido por uma “Maria Fumaça” da marca Baldwin de 1929. O roteiro começa na histórica estação de Passa Quatro, com uma parada para compras na Estação do Manacá, seguindo até à Estação Cel. Fulgêncio, na boca do túnel de mesmo nome, na divisa de MG/SP onde a memorável batalha entre os dois estados foi travada com presença de JK. Um percurso histórico inaugurado por D. Pedro II, no século XIX. O cenário é deslumbrante: uma floresta de Mata Atlântica e muitas montanhas, vales e riachos. Viagem embalada por uma dupla de violeiros.
- Horário de Funcionamento: sábados as 10:00 e 14:30, domingo as 10:00, feriados e férias com horários extras. 
 Túnel Ferroviário da Serra da Mantiqueira
- Inaugurado por D. Pedro II em 1881. Foi palco da Revolução de 1930 e 1932.
- Localização: Alto da Serra da Mantiqueira (divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo).
 Brasil Nota 10 (cenários históricos em miniatura)
- Um museu de cenários históricos brasileiros em miniatura. São vários cenários modelados com perfeição, incluindo mais de 200 personagens cada um. Retratam momentos, como a Revolução de 32, a Revolução Farroupilha, Bandeirantes e Jesuítas, A Saga dos Pampas, etc.
- Horário de Funcionamento: diariamente, das 08:00 as 17:00
   Casa do Artesão- Espaço destinado a mostra e vendas de artesanatos locais.
- Endereço: R. Cabo Deodato, 20 - Centro
- Horário de Funcionamento: diariamente, das 08:00 as 17:00
  Passa Quatro Clube de Campo
- Clube de campo com quadras, campo de futebol society, quadra de areia, área para churrasco, playground, piscina e salão de festas.
- Localização: Bairro Pinheirinhos
- Horário: de terça a domingo

                ATRATIVOS NATURAIS



  1.   Cachoeira e Poço do Quilombo- O Rio do Quilombo é um dos afluentes do Rio Passa Quatro. Tem uma pequena queda com bastante água, formando um grande poço. Trilha íngreme com obstáculos até sua chegada, o que dificulta o acesso ao atrativo.
  2.   Cachoeira do Mato Dentro- Possui duas quedas que proporcionam um relaxante banho de cachoeira, sendo que a última forma um poço onde se pode nadar. Por estar ao lado da estrada, dispensa caminhadas, mas o acesso merece cuidados.
  3.    Cachoeira da Gomeira- Formada por várias quedas, a maior delas com 40 m, em um cenário de rara beleza, é ideal para prática do rappel. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidroelétrica da cidade, uma das primeiras do Brasil, em 1911.
  4.    Floresta Nacional de Passa Quatro (Instituto Chico Mendes)- Administrado pelo IBAMA até 2007 e agora pelo Instituto Chico Mendes, a Folresta foi criada em 1948. São 332 he de matas nativas e exóticas. Possui um pequeno museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais, além de fonte de água mineral, lago, cachoeira do Iporã e viveiros de mudas que são comercializadas. Acesso todo asfaltado. Não cobra taxa de entrada.- Horário de Funcionamento: diariamente de 9:00 as 16:00
  5. Ingazeiro- Entre a estrada da Toca do Lobo e a margem do Rio Quilombo, um presente centenário da natureza: uma enorme árvore, o ingazeiro. Pertence à família das leguminosas, cujos galhos têm dimensões de troncos, formando uma copa de 30 m de diâmetro. Convite para um piquenique ou um simples descansar.
  6.    Pedra da Mina - A Pedra da Mina é o 4° Pico mais alto do Brasil com 2.798,39 m de altitude, localizada na Serra Fina, que é constituída por um conjunto de montanhas com 12 picos acima dos 2.600m de altitude (2.797 m). È uma região muito pouco explorada e conhecida. Normalmente se realiza uma travessia de 3 dias pela crista da Serra com longas e intensas subidas e descidas. São mais de 10 km de dificuldades que exigem preparo físico, equipamentos adequados e condições técnicas adequadas.
  7.    Pico do Itaguaré - Altitude 2.308. Situado entre os municípios de Passa Quatro - MG e Cruzeiro-SP. Trekking de 4 horas até o topo onde a divisa dos estados se faz por meio de uma fenda na montanha. Trilha selvagem, com 2 horas dentro de mata e outras duas a céu aberto. Paisagem indescritível do Vale do Paraíba de um lado e do outro o município de Passa Quatro e arredores, formando extensos vales e um interminável "mar de montanhas" cobertas por matas e campos. .Melhor época abril a setembro
  8.     Pico dos Maríns- Altitude 2.380 m. Situado no Município de Piquete - SP. Trekking de 3 horas e meia a céu aberto em meio a pedras, com uma visão muito parecida da que se tem do Pico do Itaguaré (vide acima). Melhor época abril a setembro.
  9. Travessia Maríns-Itaguaré - É um trekking de dois dias. O melhor é iniciar pelo Pico dos Maríns, trekking de 6 horas, acampar no meio do caminho após a Pedra Redonda. No dia seguinte, mais 6 horas de caminhada e chega-se ao Pico do Itaguaré. Para descer até a base da montanha gasta-se 2 horas. Grau de dificuldade médio melhor época abril a setembro.
  10.   Poço da Boa Vista - Pequeno poço encravado numa grande laje de pedra, entre morros contornados por matas. Formado por um pequeno rio que desce por um verde vale repleto de quaresmeiras.
  11.    Poço do Manacá- Belíssimo “cannion” esculpido pelas águas do Rio Passa Quatro, onde as pedras côncavas, num desfiladeiro de aproximadamente 50 m, formam pequenas grutas, poços e cachoeiras. Por haver muita sedimentação, suas águas tem uma coloração barrenta.
  12.   Rio Verde - Um dos atrativos mais bonitos de Passa Quatro é o rio Verde. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina (2.797 m), formando um caudaloso rio com águas frias e cristalinas, que corre entre imensas pedras, em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. São dois os pontos mais procurados: Paraíso e Andorinhão (Poço dos Mottas), localizados entre os bairros Serra dos Lamins e Paiolinho. Distante 8 e 12km da estrada que liga a cidade ao Ibama. As trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes dificultam o acesso.

- O município possui 370 km de estradas rurais, ótimas para passeios em 4x4, mountain bike , trekking ou inesqueciveis cavalgadas em meio a matas nativas, rios, cachoeiras e casas de pau-a-pique que retratam a antiga arquitetura da Mantiqueira.

                ATRATIVOS RELIGIOSOS 

  Igreja Matriz de São Sebastião
- Foi a 4º capela construída na cidade, em 1850, pelos fundadores de Passa Quatro, Ana Motta Paes e José Ribeiro Pereira. A imagem de São Sebastião foi trazida de Portugal pelo 1º padre. Já passou por diversas reformas, até chegar à atual.

E mais: 
  1. Travessia da Serra Fina - São quatro dias de trekking pesado. Primeiro dia: inicia-se a travessia pela Toca do Lobo (1.550m) e depois de 5 horas de caminhada chega-se no Pico do Capim Amarelo (2.491m).Acampar. Segundo dia: Pico Capim Amarelo para o Pico da Pedra da Mina ( 2.797m) ponto máximo da travessia. São 7 horas de caminhada. Acampar. Terceiro dia: Pico Pedra da Mina para o Pico dos 3 Estados ( 2.656m). Divisa entre os três estados Minas, São Paulo e Rio. Caminhada de 7 horas. Acampar. Quarto e Ultimo dia: Pico dos 3 Estados para o sitio do Pierre (1.800 m), no município de Itamonte, próximo da divisa Minas e Rio, na Garganta do Registro. São 6 horas de descida.- Melhor época abril a setembro. Necessário acompanhamento de guias especializados.- Distância / Tempo: 4 dias de trekking- Grau de dificuldade: muito difícil.- Site: www.serrafina.org - Localização: Serra Fina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!