terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dica de Organização 2

Sabe a regra do “sujou, lavou”? Muitas vezes você acaba não dando conta de segui-la e quando vê, tem uma pilha de louças sujas te esperando dentro da pia. Cozinhar é bom, mas às vezes limpar tudo o que sujou não é tão agradável assim, principalmente se está tudo desorganizado. Para manter a sua pia sempre limpa e os itens de cozinha sempre brilhantes e sem aquele aspecto engordurado, é preciso saber como lavar a louça corretamente seguindo algumas regras básicas de higiene e começando por etapas, para que a tarefa seja mais rápida e prática.

Organize-se
  • A pilha de pratos e panelas está grande e você não sabe o que fazer primeiro? A melhor maneira de começar a lavar a louça sem ficar perdida, é organizar toda a louça primeiro.
  • Limpe os pratos eliminando qualquer tipo de resíduo de comida, em seguida organize os itens sobre a pia. Copos de um lado, pratos empilhados de outro, talheres em um canto e panelas separadas para serem lavadas por último. Agora sim, é possível começar a lavar a louça tranquilamente.
Primeiro os copos
  • A primeira regra para lavar a louça é começar pelos copos, pois além de serem muito delicados, é preciso mantê-los sempre limpos e brilhantes. Algumas louças ficam com a gordura dos alimentos que algumas vezes nem a esponja é capaz de retirar, por isso os copos devem ser lavados primeiro, para que a gordura não passe para o vidro deixando engordurado e com um cheiro ruim.

  • Para lavar os copos, a esponja deve ser usada do lado macio (amarelo) para não deixar o vidro riscado e com aspecto fosco. Despeje um pouco de detergente e lave bem os copos tanto na parte interna, como externa e o bocal, que deve ser muito bem esfregado.
Agora os talheres
  • Agora chegou a vez dos garfos, facas e colheres de todos os tipos e tamanhos. Assim como os copos, os talheres devem ser lavados em seguida, pois apresentam uma quantidade mínima de gordura.
  • Ainda com o lado mais macio da esponja de lavar louças, lave os talheres de forma que fiquem bem limpos e brilhantes. Para que a limpeza seja muito bem feita, é necessário esfregar não só a parte onde colocamos a boca, como também o cabo dos talheres.
  • Uma dica para manter os talheres mais limpos e sem o aspecto engordurado é deixá-los de molho poucos minutos em um recipiente com água quente e detergente antes de esfregá-los, assim os resíduos ficam mais fáceis de serem removidos.
Chegou a vez dos pratos
  • A louça está sendo eliminada aos poucos e agora chegou a vez da pilha de pratos. A técnica da água quente nos utensílios também serve para ajudar a retirar as sujeiras de comida endurecidas no prato. Despeje um pouco de água quente sobre cada um e com a esponja do lado macio, esfregue bem tanto na parte superior, como na inferior e nas bordas dos pratos. Lave e enxágue bem os pratos para eliminar todas as sujeiras e o detergente.
Se tiver potes plásticos…

  • Dependendo dos alimentos que ficaram armazenados dentro do recipiente plástico, é preciso lavá-los bem para retirar o aspecto engordurado. A dica para manter os potes plásticos bem limpos e livre de gorduras, é a mesma dos pratos: sempre despejando água um pouco mais morna – para não danificar o produto – nos recipientes e colocar alguns pingos de detergente para que a gordura e os resíduos sejam eliminados completamente.
  • Assim como os copos, os produtos com materiais plásticos devem ser lavados sempre com a esponja do lado macio (amarelo) para que não fiquem riscados e muito menos com aspecto opaco.
Panelas, frigideiras e formas por último
  • Com a maioria dos itens já lavados e secando, é preciso dar conta das panelas, frigideiras e formas. Pode parecer complicado e demorado, mas é muito prático quando esses utensílios são lavados da forma correta.
  • Mas por que esses itens devem ser lavados por último? As panelas, frigideiras, formas entre outros utensílios que são preparadas as comidas, apresentam uma grande quantidade de gordura e quando lavados em primeiro lugar, deixam a esponja engordurada, o que pode deixar os outros itens de louças com o aspecto ainda mais sujo e na maioria das vezes com cheiro ruim.
  • Para retirar toda a gordura e as sujeiras dos alimentos, é necessário despejar água quente e algumas gotas de detergente dentro dos recipientes e aguardar alguns minutos para que os resíduos de comida e gordura soltem do fundo dos utensílios.
  • Em seguida, retire a água e para não riscar e deixar com o aspecto fosco, lave sempre os itens com a esponja do lado macio. Esfregue bem tanto na parte interna, como externa, até que fiquem limpas. Se necessário, para garantir que fiquem muito bem lavadas, enxágue e repita o procedimento mais uma vez. É preciso arear principalmente as panelas com buchas de aço para manter sempre o brilho e evitar que fiquem manchadas.
Dicas para manter a pia mais limpa
  • Com a louça limpa, é preciso dar uma organizada na pia. Limpe bem dentro da pia, nas laterais e em cima com um produto desengordurante para retirar os resíduos deixados pela louça suja. Em seguida, passe um pano úmido para retirar os excessos do produto e depois outro seco para finalizar deixando a pia mais brilhante. É necessário ter esponjas para lavar a louça e outra somente para limpar a pia depois.
  • As louças devem ser guardadas nos seus devidos lugares dentro dos armários de cozinha para evitar que a pia fique bagunçada e que a louça limpa fique manchada. É bom garantir que os produtos estejam secos passando uma toalha de pano nos itens lavados antes de guardar.
Xô, germes e bactérias!
  • As esponjas são fortes aliadas de armazenamento de germes e bactérias, por isso é preciso ficar atenta e tomar alguns cuidados necessários para que a louça não fique contaminada. Para eliminar os germes e bactérias, assim que utilizar as esponjas depois de lavar a louça, mergulhe sempre o item em uma solução de água e água sanitária e deixe por alguns minutos. Retire o excesso da mistura com água corrente e torça a esponja. Guarde sempre em local seco e arejado e evite deixar em cima do sabão em pedra, do pano ou dentro da pia.
  • PESQUISA FEITA NA INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!