quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O carnaval da Zona da Mata revelado através das lentes



  Fotos e vídeos estão na exposição que conta a história do carnaval na Zona da Mata de Minas Gerais. Com o patrocínio da Energisa, a mostra  ¨Memória do Carnaval¨ faz um passeio por diversas cidades da região e apresenta cerca de cem (100) fotografias, tiradas em diversos momentos da festa, que é considerada a mais popular, animada e representativa do mundo. A exposição começa no dia 25 de janeiro e prossegue até 10 de abril, no Museu Energisa (Av. Astolfo Dutra, 41-Centro-Cataguases-MG), nos horários de 8h às 11h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita.

As fotografias fazem  parte do acervo do Centro de Memória da Zona da Mata, que funciona no Museu Energisa,  e de acordo com o curador  Henrique Frade, esse projeto ganha corpo através de imagens, sons, cores e formas, além de estimular os moradores da região a conhecer mais o lugar onde vivem.  ¨O Centro de Memória contribui para que a população se reconheça através das fotografias antigas e de relatos dos habitantes. Ampliar o conhecimento histórico-cultural de uma comunidade beneficia a todos.  Afinal a história do povo define a vocação do lugar.¨, completa Henrique Frade.



Além de fotografias, a exposição apresenta  vídeos novos e antigos,  depoimentos e reportagens de jornais, que revelam ainda mais o carnaval da Zona da Mata.

 Além de Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Rio Novo, Ubá, São João Nepomuceno e outras cidades da região estão retratadas na mostra ¨Memória do Carnaval¨.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!