domingo, 4 de março de 2012

Fruta de hoje: Morango


O morango cuja parte vermelha, comestível, é, na verdade, o receptáculo floral desenvolvido é uma pseudofruta do morangueiro originado da Europa. Atualmente, existem mais de 15 variedades de morangueiros.


O morango é suculento, saboroso, e bastante versátil, tendo a vantagem adicional de ser pouco calórico: 100 gramas possuem aproximadamente 40 calorias. Ele é rico em vitaminas C e B5; fibras, cálcio, ferro e também flavonoides. Assim, é benéfico na prevenção e cura de infecções, cicatrização de ferimento e bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e digestório. Além disso, oferece resistência aos tecidos, ossos e dentes; sua ingestão pode reduzir o colesterol e também prevenir o escorbuto (oito morangos possuem mais vitamina C do que uma única laranja).

Por ser bastante delicado e facilmente perecível, o morango deve ser mantido na geladeira, e ingerido por no máximo três dias. Por se tratar de um vegetal rasteiro,  de caule do tipo estolho, produz gemas que permitem com que novas plantas, com raízes e folhas, sejam formadas, assexuadamente.


 No Brasil, sua produção é mais significativa nos meses de junho a dezembro, e requer boa umidificação do solo. Por este motivo, ácaros e pulgões são suas principais pragas.´É importante não se descuidar da higienização dos morangos, antes de serem ingeridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!