sábado, 16 de junho de 2012

Magnífica a apresentação da Quadrilha Junina Muriaeense

Com fotos de Dra Luciana Archete colaboradora do site Muriaé na Web vamos sentir a grandeza dos detalhes que envolveram a apresentação da quadrilha Junina Mineira do Bairro Santa Terezinha, muito bem ensaiada e que tem a frente a competente Tia Shirley.
.




No comando eleva a auto estima dos participantes o que proporciona motivo de orgulho para Muriaé

MARAVILHA!!!
Mais fotos , detalhes, quem esteve prestigiando no site Muriaé na Web.

Dicas para Prevenção de Cupins


Estou passando um sufoco com o telhado de uma casa , herança de meus pais, que tenho lá pelas bandas de Laje do Muriaé , fechada já há 3 anos e que resolvi arrumar para ficar habitável.Daí, deparei com dois malditos bichinhos e resolvi fazer uma guerra contra eles.  Um deles o cupim e o outro o morcego. Foi então que surgiu esta pesquisa que talvez possa até ajudar alguns amigos e amigas conectados no Blog da colunista. 


Como disse Sun Tzu em seu livro “A Arte da Guerra”, conhecer o inimigo é um ponto fundamental para vencer uma batalha. Se você não sabe contra quem você está lutando, dificilmente irá obter sucesso. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre um pequeno inseto que pode causar grandes problemas na vida de qualquer um. Vamos  ficar conhecendo mais sobre o cupim.


Os cupins não são insetos que surgiram na vida moderna, eles já estavam aqui muito antes de nós e habitam esta Terra há certa de 55 milhões de anos. Atualmente existem 3000 espécies espalhadas por todo o mundo e apesar de serem seres extremamente frágeis individualmente, conseguem sobreviver e resistir a grandes investidas.

Um dos pontos mais importantes sobre os cupins é que eles vivem em colônias. Cada colônia é composta por milhares de cupins que se dividem em castas com funções específicas. Cada casta possue sua função na colônia, tal como: reprodução, proteção, construção do cupinzeiro, proteção dos ovos, entre outros.

Todas as espécies de cupins vivem em cupinzeiros. Estes cupinzeiros são extremamente importantes para a sobrevivência dos cupins e podem chegar há 5 metros de altura.


Sempre que falamos de cupins, lembramos deles como pragas que causam grandes dados ao homem, mas apenas 10% das espécies estão registradas com estas características. O cupim tem uma importância muito grande no ecossistema e no equilíbrio ambiental. Por conta de seus hábitos alimentares eles desempenham um papel fundamental na decomposição de madeiras e vegetais em geral. Por isso é muito importante identificar a espécie de cupim para combater exatamente a espécie que está causando danos.


 Sendo assim vamos dividir os cupins em 2 grandes grupos. Os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca.

Estes são os principais tipos de cupins, pois são estes que causam grandes danos econômicos a nós.  
Os cupins de madeira seca constroem seu ninho na própria madeira seca que vão usar como alimento. Neste caso os cupins não precisam se locomover para encontrar alimento e a madeira neste caso atua como abrigo e alimento.

O cupim subterrâneo, por sua vez, fazem o seu ninho no solo. Estes ninhos são construídos próximos a uma fonte de umidade e alimento e neste caso eles terão que se locomover para encontrar seu alimento. Este tipo de cupim é o maior causador dos prejuízos que vemos.

Os cupins são insetos que trazem grandes prejuízos, e que infestam  casas comércios e Normalmente quando percebemos suas presenças, a destruição já vai longe, e a perda do móvel ou da estrutura de madeira já esta comprometida, mais os cupins não visam somente madeiras, mas também livros, papeis, papelão e tudo que tenha composição celulósica e até a própria árvore viva eles atacam, e em questão de anos já não haverá nada para se fazer. Mas sempre temos que buscar algumas medidas preventivas para o combate controle ou dedetização dessa praga que assola silenciosamente nosso patrimônio.

Algumas medidas para prevenir os cupins são:

1) Evitar o acúmulo de madeiras, livros, caixas de papelão aglomerados e tudo que tenha derivados de madeira, em locais úmidos e que tenham pouca luminosidade.

2) Averiguar sempre batentes, rodapés, armários,  forros e estruturas de madeiras em geral.

3) Em casas e comércios sempre usar para acondicionamento de mercadorias, livros e papéis em estantes metálicas.

4) Manter sempre limpos e bem arejados locais onde são guardados os objetos que não são mais usados.

5) Usar sempre madeiras que são mais duras e que tenham em sua composição resinas anti- cupins como, peroba rosa, jacaranda, pau ferro, braúna, sucupira e copaíba.

 Deixar livros, caixas e moveis afastados das paredes, em locais secos e com bastante luminosidade.
Ha formas de combater e controlar os cupins, sempre que possível passar vernizes que em sua composição possuam fungicidas orgânicos e ou sintéticos, usar cupinicidas que em sua base possam ser diluídos em água e que tenham ação residual, inseticidas cupinicidas sintéticos tais como, Penetrol, Pentox, Formiguil, Formilix e etc.

*Em casos que não haja possibilidade de utilização destes inseticidas, há também alguns inseticidas caseiros como querosene com óleo diesel queimados que podem ser passados em rodapés, armários, e injetados nos locais infestados com certa eficácia pois o óleo diesel queimado é aglutinador residual.

OBSERVAÇÃO:
Siga sempre as orientações dos fabricantes, durante a manipulação use sempre luvas e máscaras  para sua segurança.

Manhã de cultura científica na Escola São Paulo

Estivemos na manhã deste sábado registrando alguns dos brilhantes trabalhos científicos realizados pelos alunos da Escola São Paulo na Feira de Ciências realizada com muita dedicação pelos alunos e professores.


Meu neto é aluno da sexta série  e sei o quanto a nossa presença, apoio, e participação como  familia é importante neste momento! Por lá fiz muitos registros de familiares presentes apoiando seus entes queridos que podem ser vistos no site Muriaé na Web.



 Empolgados com as pesquisas explicavam os mínimos detalhes com muita segurança. Parabéns aos participantes, corpo docente e  administrativo do educandário.




Professora de Ciências Fátima Abreu, presente , atenta, solícita e feliz com o interesse, empolgação e sucesso de seus discípulos!


 Diretor José Nicodemos Couto visitou os trabalhos e escutou as explicações com atenção a maioria das experiencias demonstradas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O que rola na Sociarte da semana

Confira o que rola na SOCIARTE da semana do dia 15 de junho de 2012, escolhidas para serem notícias  destaques da mídia deste mundão de meu Deus e que se encontram no jornal impresso semanal A NOTÍCIA já nas bancas.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Curiosidade de hoje: PIPOCA


Embora o nome do inventor e a data da criação sejam desconhecidos, sabe-se que a pipoca surgiu na América, onde o alimento já era consumido há cerca de 4 mil anos. Os astecas, por exemplo, que viviam numa região que hoje fica o México, usavam a pipoca em rituais para homenagear os deuses. O alimento só se expandiu pelo mundo por volta de 1890 e se tornou popular nos Estados Unidos quando técnicas que facilitaram a plantação do milho foram desenvolvidas.

Sugestões do Blog da Colunista  para se fazer com pipocas nas festas juninas:


1) Pirulito de Pipoca

6 xícara(s) (chá) de pipoca
1 xícara(s) (chá) de açúcar
4 colher(es) (sopa) de glucose de milho
150 gr de margarina Qualy Sadia
Espalhar num refratário a pipoca pronta. Numa outra panela juntar o açúcar, a glucose e a margarina. Levar ao fogo mais ou menos por dez minutos ou até atingir o ponto de um caramelo ralo. Retirar do fogo e despejar quente sobre a pipoca. Misture bem com a ajuda de dois garfos. Espere esfriar um pouco e modele bolinhas. Coloque um palito de churrasco no meio das bolinhas enquanto modela. Deixe esfriar e decore a gosto.Dica: se quiser dê um banho de fondant ou chocolate meio-amargo derretido. 

2)Pipoca Doce de Groselha 
1 xícara(s) (chá) de milho para pipoca; 1 xícara(s) (chá) de óleo de soja;1 1/2 xícara(s) (café) de xarope de groselha e 100 gr de açúcar cristal. Estoure a pipoca no óleo e reserve,  com o açúcar faça uma calda de groselha até obter ponto fio, despeje-a  ainda quente na pipoca,misture bem até homogenizar. Esfriar e servir.


3)Pipoca de chocolate

4 1/2 xícara(s) (chá) de pipoca; 4 colher(es) (sopa) de água; 4 colher(es) (sopa) de açúcar; 4 colher(es) (sopa) de achocolatado em pó. Colocar a água e o açúcar numa panela, mexendo. Quando levantar fervura, colocar o achocolatado e misturar tudo. Abaixar o fogo.Colocar a pipoca e mexer por cerca de 5 minutos até ficarem bem cobertas com o caldo. Desligar o fogo.Continuar a mexer por alguns minutos, até ficarem bem sequinhas. Servir.

4)Pipoca salgadinha
Milho para pipoca;-margarina 1col de sopa;-óleo de sua preferência-01 cubo de caldo de galinha ou a sua escolha. Derreta o caldo com bem pouca agua e reserve, bem pouca mesmo coloque no microondas se quiser, tem que ficar uma pastinha mole na panela onde vamos estourar o milho coloque a margarina e o óleo, aqueça um pouco de despeje o milho. Vá mexendo bem .Assim que começar a estourar os grãos coloque o cubo derretido nos milhos



Na oportunidade divido com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista esta reflexão sobre o Milho de Pipoca - segundo Rubem Alves


A TRANSFORMAÇÃO DO MILHO DURO EM PIPOCA MACIA É SÍMBOLO DA GRANDE TRANSFORMAÇÃO POR QUE DEVEM PASSAR OS HOMENS PARA QUE ELES VENHAM A SER O QUE DEVEM SER.  O MILHO DE PIPOCA NÃO É O QUE DEVE SER. ELE DEVE SER AQUILO QUE ACONTECE DEPOIS DO ESTOURO.  O MILHO DE PIPOCA SOMOS NÓS: DUROS, QUEBRA-DENTES, IMPRÓPRIOS PARA COMER.   MAS A TRANSFORMAÇÃO SÓ ACONTECE PELO PODER DO FOGO. MILHO DE PIPOCA QUE NÃO PASSA PELO FOGO CONTINUA A SER MILHO DE PIPOCA, PARA SEMPRE.


ASSIM ACONTECE COM GENTE. AS GRANDES TRANSFORMAÇOES ACONTECEM QUANDO PASSAMOS PELO FOGO. QUEM NÃO PASSA PELO FOGO FICA DO MESMO JEITO, A VIDA INTEIRA.

SÃO PESSOAS DE UMA MESMICE E UMA DUREZA ASSOMBROSAS. SÓ ELAS NÃO PERCEBEM. ACHAM QUE É O SEU JEITO DE SER. MAS, DE REPENTE, VEM O FOGO. O FOGO É QUANDO A VIDA NOS LANÇA NUMA SITUAÇÃO QUE NUNCA IMAGINAMOS. DOR.

PODE SER O FOGO DE FORA: PERDER UM AMOR, PERDER UM FILHO, FICAR DOENTE, PERDER O EMPREGO, FICAR POBRE. PODE SER O FOGO DE DENTRO: PÂNICO, MEDO, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, SOFRIMENTOS CUJAS CAUSAS IGNORAMOS.

HÁ SEMPRE O RECURSO DO REMÉDIO. APAGAR O FOGO. SEM FOGO, O SOFRIMENTO DIMINUI. E COM ISSO A POSSIBILIDADE DA GRANDE TRANSFORMAÇÃO. PIPOCA, FECHADA DENTRO DA PANELA, LÁ DENTRO FICANDO CADA VEZ MAIS QUENTE, PENSA QUE A SUA HORA CHEGOU: VAI MORRER.

DENTRO DE SUA CASCA DURA, FECHADA EM SI MESMA, ELA NÃO PODE IMAGINAR DESTINO DIFERENTE. NÃO PODE IMAGINAR A TRANSFORMAÇÃO QUE ESTÁ SENDO PREPARADA. A PIPOCA NÃO IMAGINA AQUILO DE QUE ELA É CAPAZ.

AÍ, SEM AVISO PRÉVIO, PELO PODER DO FOGO, A GRANDE TRANSFORMAÇÃO ACONTECE: BUM! E ELA APARECE COMO UMA OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE, COM QUE ELA MESMA NUNCA HAVIA SONHADO.

PIRUÁ É O MILHO DE PIPOCA QUE SE RECUSA A ESTOURAR. SÃO AQUELAS PESSOAS QUE, POR MAIS QUE O FOGO ESQUENTE SE RECUSAM A MUDAR. ELAS ACHAM QUE NÃO PODE EXISTIR COISA MAIS MARAVILHOSA DO QUE O JEITO DELAS SEREM. A SUA PRESUNÇÃO E O MEDO SÃO A DURA CASCA QUE NÃO ESTOURA. O DESTINO DELAS É TRISTE. FICARÃO DURAS A VIDA INTEIRA. NÃO VÃO SE TRANSFORMAR NA FLOR BRANCA E MACIA. NÃO VÃO DAR ALEGRIA A NINGUÉM. TERMINADO O ESTOURO ALEGRE DA PIPOCA, NO FUNDO DA PANELA FICAM OS PIRUÁS QUE NÃO SERVEM PARA NADA. SEU DESTINO É O LIXO.

E VOCÊ O QUE É? UMA PIPOCA ESTOURADA OU UM PIRUÁ?

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Convite:Festa Junina no CRAS Santa Terezinha


Homenageada do dia 22 de junho: Vera Martins


22 de junho é dia de cumprimentar pelo aniversário a jornalista Vera Martins, (foto), que fundou a extinta Abracos hoje Febracos, e, a Apacos, entidades do colunismo social. Com uma carreira jornalística premiada pelo sucesso, a Presidente, como é chamada no meio, começou em 1968 a escrever artigos no jornal centenário do interior paulista - O Município - de São João da Boa Vista, e, depois, anos 70, foi-se especializando na crônica social. De lá para cá, residindo na capital paulista, terra da garoa, Vera passou pela Gazeta do Jornal Gazeta Esportiva, depois, Diário Popular, Diário de Notícias, e, Revista Chiques e Famosos, com sua coluna AQUARELA . Pessoa de livre trânsito nas camadas sociais, confiável, é  estimada e tem sempre no rosto um belo sorriso. Parabéns a aniversariante, do sígno de Câncer com ascendente em Leão. Tim....tim...tim....tim !!!!!!    (By Ovadia Saadia)  www.aquarelasaopaulo.com

Festa do Chapéu em prol da APAE tem data

A Tradicional Festa do Chapéu em prol da APAE de Muriaé está marcada para acontecer dia 30 de junho lá na parte baixa do recinto da Exposição de Muriaé.

Niver de 80 anos de Marília Gusman

Aguarde as fotos da festa que aconteceu ontem dia 12 de junho na Casa da Amizade em comemoração aos 80 anos de Marília Gusman Barbosa .







Sorrisos da Semana

Sorrisos que alegram o nosso viver  na segunda semana do mês de junho de 2012
Wanderly                                                             Cleide

 Mara                                                           Isabela

 Paula                                                                  Fernanda

  Gilda                                                                     Geny
Maria Helena                                                      Rosane
Obrigada a cada uma pela grandeza de seu simpático sorriso em pose exclusiva para a Xereta...

Agradecer é preciso: Prefeitura de Macaé

È com grande emoção e como madrinha de batismo, e tia de Tarsila "Braga" Poiares Carneiro da Silva que tomo a liberdade de em nome de minha mana Telma e cunhado Wanderley e de todos seus descendentes, agradecer de público a homenagem e reconhecimento com que a Prefeitura de Macaé através de seus administradores têm expressado a professora que durante o pouco tempo que viveu entre nós, 20 anos dedicados ao magistério, atuou com dinamismo, zêlo e competência na educação de crianças e jovens de sua terra natal. A função que Tarsila exercia com maestria e competência na Prefeitura de Macaé foi de SUPERINTENDENTE DE PROJETOS DA FUNDAÇÃO MACAÉ DE CULTURA.




Obrigada pelo nome de Tarsila Poiares ter sido escolhido para a Biblioteca Municipal da cidade com inauguração de uma parte ontem, um dia após completar 3 meses de sua partida (11 de março- 12de junho). A sua inauguração oficial ainda será anunciada a data.  Sensibilizados os pais  Wanderley Poiares e Telma agradecem!

E Tarsila continuará sempre feliz!!!


Oração a Santo Antônio

*15 de agosto de 1195        +13 de junho de 1231

Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.


"Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália
A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. 

Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada. "