quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Padre Marcelo com Ratinho

       
 O Programa do Ratinho desta quinta-feira, 01 de novembro, às 21h, Ratinho também  recebeu no palco o Pe. Marcelo Rossi, que cantou e falou sobre a inauguração do Santuário  Mãe de Deus e sobre o significado do dia de finados, momento em que o apresentador se emocionou muito.

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação
Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br

Há gente morrendo a cada dia, sem partir!!!


O NASCER PARA O ALÉM...

Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.

Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.
Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida.
Gritando, perdendo-se.
Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.

E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los.
De retroceder no tempo e segurar a vida.
Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez.
Esse céu azul e misterioso.

Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos.

Sentimos, quando mergulhados em oração, o ruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir.
Essa vontade de rever aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo.
Esse soluço que morre na garganta...

E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir.
Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!

Jantar Árabe em prol da APAE


SOCIARTE de 1 de novembro de 2012


Veja e confira os destaques da semana na Coluna Social do Jornal "A Notícia" de primeiro de novembro.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween - Dia das Bruxas

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Achei isto aqui,  Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.


A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Críticas 
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.

Convite para o lançamento do livro Lena Brandão

Lena Brandão é diretora da ABIMEMG e o lançamento de seu livro Minas/Itália acontece em Belo Horizonte dia 6 de novembro.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Lição de vida: Pintores Fantásticos

Hoje meu neto recebeu uma carta  que o deixou  muito sensibilizado com o que tinha dentro e com a solicitação do conteúdo. Além de vários cartões natalinos dos artistas de São Paulo, pintados com a boca e os pés, um boleto para efetuar o pagamento bancário que ele disse que irá pagar com sua mesada .
Os cartões já selecionou as pessoas especiais para quem ofertar!


Clique na foto para ler

Confira os pintores de quem  são as obras de arte que se transformaram em cartão natalino. Sensibilize-se você também e seja solidário!







Os cartões são belíssimos!

Nos bastidores do programa do Ratinho


Nos bastidores do programa do Ratinho, pelo SBT, antes de entrar para a gravação, duas belas celebridades: a expert em moda, Cláudia Métne de Sampa e o ator & cantor Maurício Mattar do Rio de Janeiro.

Credito Vera Martins colunista de SAMPA

Look de hoje: Andreia

O look de hoje veste Andreia Pena Silva, um modelito bem verão de acordo com o calorão de Muriaé.



Com uma pala rosê, o vestido solto , tem roda e chega até a altura dos joelhos, uma graça para as senhoras modernas da cidade tal qual a society. Daí, usou uma sandália de salto combinando com uma das estamparias do vestido e complementos da atualidade prateados.


 Com este traje a simpática Andreia, com seu esposo Aderbal, empresários do Via Park Club estiveram na Festa beneficente da Comida de Boteco promovida pelo Rotary Club Muriaé Norte na noite do dia 26 de outubro.

Obrigada  Andreia pela sua amizade!

Fotos de Dra Luciana Archete

Destaque de hoje: Guttemberg Uchôa


Nossa homenagem pelo dia 30 de outubro, dia do aniversário do atual Governador do Lions, Distrito LC-12,  Guttemberg Uchôa, Leão pertencente ao Lions Clube São João Del Reis


Tive a oportunidade de conhecer o casal (Guttemberg e Maria Carmen), na época em que estive Secretária do mesmo Distrito , ano leonístico 2007-2008, atuando com o então GD Waldemar Montezano (Marly). Sou testemunha de que o Leão Guttemberg na época, foi um atuante secretário de seu clube e o parabenizo também por isso!

Crédito das fotos: Márcia Gomes

Parabenizando Guttemberg Fernandes Uchôa, parabenizamos a todos os aniversariantes do dia de hoje com votos de saúde e felicidades!

domingo, 28 de outubro de 2012

Look do Dia: Nina

A lajense Maria Carolina  neste calor veste uma roupa bem fresquinha composta de saia de babadinhos e blusa em tom pastel da marca  Joy  que é bem conhecida e  badalada na faixa etária da garotada. E vestindo trajes bem sugestivos como este vai passear na praça Padre Martins. Por lá encontra coleguinhas que na praça curtem as tardes primaveris.


Para complementar seu look do dia a dia, Nina, como é carinhosamente apelidada, usa sapatilha e relógio rosa pink... Linda!!

Detalhes da ornamentação da Festa de Comida de Boteco

Alguns pequenos detalhes ficam marcantes em certas ocasiões! Como na Festa preparada pelos membros do Rotary Club Muriaé Norte para receber a sociedade muriaeense na casa da Amizade dia 26. O carinho com que foi tudo preparado realmente fez o diferencial.


  Coqueteis com o Barman Fernando

 Decoração do amigo do Rotary, Antonio David.

 Música ao vivo.





Membros do Rotary vestiram o avental.

Mesa farta de comidas típicas de Boteco




 Tudo de bom!