sábado, 18 de junho de 2022

Destaque de hoje : Aniversariante Padre Jean Aguiar

O Vigário da Matriz São Paulo da cidade mineira de Muriaé, Padre Jean Aguiar , nesse glorioso 18 de junho completa mais um ano de vida. Os paroquianos com imenso carinho louvam a Deus pelo dom de sua vida! "Na oportunidade, agradecemos a sua dedicação e comprometimento com a nossa paróquia"!

Parabéns da Coluna Social MuriaénaWeb com votos de muitas felicidades!




Jean Francisco Monteiro Aguiar nasceu no dia 16 de junho de 1983, em Contagem (MG). É filho de Maria da Conceição Monteiro e Francisco Aguiar Castro.
Sua caminhada de fé teve início na infância, tendo como referência sua mãe, mulher muito religiosa e incentivadora de sua participação em missas. Com isso, após a primeira eucaristia, participou ativamente dos grupos de liturgia, até o período do Crisma.
Aos 15 anos de idade, no período de preparação para o Sacramento do Crisma, teve a oportunidade de conhecer os religiosos da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, que ajudavam nos encontros de sua paróquia­­, onde o padre Adriano Keet, MSC, grande incentivador das crianças e jovens para a participação na vida da Igreja, o motivou para dar passos mais firmes na sua vocação.
Em 1999 foi convidado a visitar a Casa de Formação dos Religiosos Missionários para um encontro vocacional, despertando assim, cada vez mais o chamado vocacional para a vida religiosa.
Ingressou no Seminário Propedêutico no dia 30 de janeiro de 2000, no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, em Juiz de Fora (MG), entre os anos de 2000 e 2001.
Entre 2002 e 2004 cursou filosofia no Instituto de Teologia e Filosofia papa Paulo VI, na Diocese de Nova Iguaçu (RJ), pelo Seminário Maior Padre Júlio Chevalier, de Belford Roxo (RJ).
A sua consagração à vida religiosa (Noviciado) foi em 2005, pela Escola Apostólica, em Pirassununga (SP). Cursou teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte, entre 2006 e 2009, integrando Comunidade Padre Geraldo Pelzers, de Ribeirão das Neves (MG), região metropolitana de Belo Horizonte.
Foi ordenado diácono no dia 27 de fevereiro de 2010, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Vila Velha (ES), pelo bispo dom Luiz Mancilha Vilela.
Pela imposição das mãos de dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi ordenado padre na sua terra natal, em Contagem (MG), na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Padre Jean tem formação acadêmica em outras áreas de conhecimento, como graduação em gestão financeira, pela Faculdade Pitágoras – UNOPAR (2017-2019); Pós-graduação em gestão de recursos humanos, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC-MINAS (2019-2020); pós-graduação em gestão de recursos humanos – PUC-MINAS – 2020-2021 (em curso).

TRAJETÓRIA MINISTERIAL:
  • 2010-2011 – Vigário Paroquial na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Vila Velha (ES);
  • 2012 – Formador do Propedêutico, no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração dos Missionários do Sagrado Coração em Juiz de Fora (MG);
  • 2013 – Formador do propedêutico no Seminário Sagrado Coração de Jesus dos Missionários do Sagrado Coração, em Belford Roxo (RJ) e vigário paroquial na Paróquia São Judas Tadeu em Heliópolis, Belford Roxo (RJ);
  • 2014 a 2020 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração em Contagem (MG) e formador do Juniorato (teologia) dos Missionários do Sagrado Coração na Comunidade Pe. Geraldo Pelzers em Contagem (MG);
  • 2017 a 2019 – Vigário Foraneo da Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Arquidiocese de Belo Horizonte;
  • 2019-2020 – Vigário episcopal da região Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Belo Horizonte.
  • 2018-2020 – Conselheiro e secretário provincial da Província do Rio de Janeiro dos Missionários do Sagrado Coração;
  • 2021 – Ecônomo provincial da província do Rio de Janeiro dos Missionários do Sagrado Coração
  • 2021 – Pároco da Paróquia São Paulo, em Muriaé (MG).

Curiosidade: Estônia

Cidade mais populosa: Tallinn
Capital: Tallinn
Bandeira: Brasão de armas
Língua oficial: Estoniano




A Estónia (português europeu) ou Estônia (português brasileiro) (em estoniano: Eesti; pronunciado: [ˈeːsti]), oficialmente República da Estónia (em estoniano: Eesti Vabariik) é um dos três Países Bálticos, situado na Europa Setentrional, constituído por uma porção continental e um grande arquipélago no mar Báltico. Limita ao norte com o golfo da Finlândia que o separa da Finlândia, a leste limita com a Rússia, ao sul com a Letónia e a oeste com o mar Báltico, que a separa da Suécia. Tem 45 mil quilômetros quadrados de área e em 2000 tinha 1 376 743 habitantes. A Estónia é membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004 e da OTAN desde 29 de março de 2004.





A língua estoniana faz parte do grupo fino-úgrico, é próxima do finlandês e distantemente ligada ao húngaro, outras duas línguas pertencentes ao grupo fino-úgrico. Juntamente com o finlandês, o húngaro e o maltês, o estoniano forma o grupo de línguas oficiais da União Europeia que não é de origem indo-europeia. Os estonianos são um povo fínico íntima e etnicamente ligado aos finlandeses e aos lapões.



O nome atual de Estónia provavelmente provém do historiador romano Tácito, que em seu livro Germânia (ca. 98 d.C.) descreveu o povo que morava na região da atual Estónia como os éstios, um povo bárbaro que era distinto dos outros povos da região. Igualmente, havia nas antigas sagas escandinavas relatos sobre a região da Estónia como Eistland. Em latim arcaico e em outras fontes da Antiguidade, o nome pode ser encontrado como Estia e Hestia descrevendo as terras estonianas. Mas a primeira vez que os próprios estonianos se chamaram assim foi durante o período de fortalecimento da cultura estoniana no meio do século XIX, os "habitantes das terras do leste" ou Eesti.



Durante séculos os estonianos tiveram a sua terra ocupada por outros povos, o que caracteriza um pouco da influência da Rússia, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Alemanha[12] na cultura estoniana. A noção de país veio muito mais tarde, apenas na metade do século XIX, com um forte crescimento cultural somado ao crescimento da população urbana, em decorrência da industrialização e da elevação do nível cultural da população, o que favoreceu a união de povos de mesma origem, resultando em um Estado autônomo, estabelecido com a promulgação da constituição de 1917.


REFLEXÂO: ENVELHECER COM ELEGÂNCIA

“A mulher deve envelhecer com elegância e não tentar aparentar a idade que não tem” “Quando você envelhece, não pode continuar usando as coisas que usava quando era jovem. Você já fez isso. A moda é algo mágico – está mudando o tempo todo, então você deve mudar também”     Carolina Herrera

REFLITA SOB A OPINIÃO de uma estilista

  • Minisaias“Nunca use mini-saias. Uma mini-saia é para meninas. Quanto aos biquínis, deixei-os para trás quando estava no final dos 40 e início dos 50. E eu não uso jeans. Não tenho a idade certa para eles. Jeans também são para os jovens. Passe para algo novo.” declarou a estilista
  •   Cabelos compridos: “Em uma certa idade, acho que a maioria das mulheres combina com cabelos mais curtos. Eu não acho que cabelo comprido até aqui [ela faz mímica por cima dos ombros] parece certo. Ultimamente tenho admirado mulheres de cabelos grisalhos ou brancos. Estou fascinado por isso. Eu adoraria fazer isso, mas não gosto da ideia do estágio intermediário.”
  •  Roupas pretas: “À medida que as mulheres envelhecem, elas se protegem vestindo preto. Mas durante o dia, o preto é muito desgastante. Fica como um uniforme. Todo mundo está vestindo preto e é chato. Não me importo com preto à noite – um vestidinho preto chique é fantástico – mas durante o dia gosto de usar um pouco de cor. É muito mais lisonjeiro.”
  • Botox: “Eu acredito muito em cuidar da sua pele – ela deve estar limpa e fresca, não importa a idade que você tenha. Eu vou a uma pessoa muito boa que me dá tratamentos e um pouco de Botox. Mas não acredito em grandes mudanças. Carolina Herreira tem mais de 83 anos. Vejo amigas e penso: ‘O que aconteceu com os lábios dela?’ Ela os fez maiores. Mas se você não nasceu com lábios mais cheios, por que quer que eles sejam grandes? Você vai parecer um palhaço.”

 E por fim…“Não há nada de errado em envelhecer. O que há de errado é você tentar parar o envelhecimento.  

Tenha confiança em si mesmo e em seu próprio estilo. Vista o que você acha bonito. Se você ainda achar difícil, pergunte a alguém cuja opinião você confia; alguém que lhe dirá a verdade sobre as roupas que você está vestindo. Não ‘oh, você está fabulosa nessa roupa!’ e então eles se afastam e dizem aos outros amigos: ‘Você viu a aparência dela?’ 

Você não precisa ser uma vítima da moda e não precisa se vestir à moda antiga. Você tem que se vestir de uma maneira que se adapte à sua personalidade e em qualquer estágio em que esteja na vida.”

A moda antiga só pra ensaio fotográfico mesmo!


REFLITA SOB A OPINIÃO de um religioso
Envelhecer não é um destino cego. Podemos escolher como envelhecemos. Nossa sociedade cultiva o mito da eterna juventude de um lado e incrementa a obsolescência programada de outro, acaba marginalizando os idosos como feios, seres improdutivos e os joga em asilos ou em fundos de quintais descartando-os como um produto perecível qualquer. Temos muito o que aprender a partir das luzes do entardecer da vida, na sabedoria que brota da experiência que entende a vida não como um problema a ser resolvido pelo computador, mas como um mistério a ser descoberto e partilhado na gratuidade do amor a cada dia! Este é o segredo do envelhecer de uma forma graciosa, elegante e digna acrescentando mais qualidade e vida aos anos.
(Padre Leo Pessini, do livro Encontro diário com Deus 2011, Ed. Vozes).

Primeira coroação do anjo Elisa Ambrósio

 

Ontem , sexta feira dia 17/06/2022 a  pequena Elisa Ambrósio, neta de Sandra e Odilon Braga, primogênita do casal muriaeense  Dra.Lidiane e Dr. Thiago Ambrosio corou Nossa Senhora na comunidade São João Evangelista, no bairro João XXIII. 


Foi belíssima a coroação! A emoção tomou conta de todos! 

O anjinho Elisa compreendeu a importância em coroar a mãe de Jesus e o fez com louvor!! 
Parabéns Elisa! Que Nossa Senhora a abençoe sempre!!

Não estou sempre forte...

  Não estou sempre forte...


Não estou sempre alegre...

Não estou feliz a toda a hora ou todos os dias...
Nem sempre tenho paciência...
Às vezes sou injusta, às vezes respondo torto...
Às vezes me exalto e me irrito...
Às vezes choro...
Às vezes me sinto desesperada e exausta...
Às vezes me sinto incapaz de avançar ou de continuar...
Às vezes tenho vontade de desistir, cruzar os braços, cair para trás e me deixar ficar...
Às vezes tenho vontade de ficar deitada na cama com a cabeça debaixo da almofada para tentar esquecer o mundo, as dores dos outros e as minhas...
Às vezes tenho vontade de ser malcriada, dizer palavrões, discutir com quem me fala torto ou com quem magoa a mim ou aos outros...
Às vezes não vejo a luz ao fundo do túnel, nem tenho vontade de vê-las...
Às vezes só quero que me deixem sozinha e em paz, não quero ver, ouvir nem falar...
Às vezes tenho vontade de fugir para onde ninguém saiba quem sou, ficar sozinha, viajar pelo mundo e me perder...
Às vezes estou assim...
Na maior parte das vezes, agradeço e me sinto feliz pelo que sou e pelo que tenho...
Via-pagina: Meu Diário
www.muriaenaweb.com.br

Amor Sentimento e Reflexão

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Reflexão: Tenha paciência com a sua tristeza...


 

MuriaenaWeb sendo entrevistada em Macaé-RJ

 


Neste feriado de Corpus Christi, mesmo com uma semana de operada de catarata, coloquei os óculos escuro e com minha mana Telma e Wanderley Poiares participamos da celebração religiosa na cidade praiana de Macaé. O evento lindo e emocionante, teve início às 16 horas através de uma missa campal na orla da praia de Imbetiba . 



A missa foi celebrada com a participação de todos os Padres da Paróquia da cidade. Mais de mil pessoas participaram deste momento de oração! A homilia tocou fundo em nossos corações!


Após a missa, a procissão até a Paróquia São João Batista . Muita oração e louvores! Enquanto caminhávamos acompanhando Cristo presente em nossos corações admirávamos as obras de arte realizadas pelos paroquianos! Lindas  homenagens das Igrejas Católicas pelas ruas de Macaé onde se fez passagem para a procissão de Corpus Chisti !

Na praça Veríssimo de Melo , houve a bênção! Na mesma praça muitas barraquinhas de doces, cados, churrascos, pastéis, mais e mais... em prol das ações sociais administradas pelas pastorais . 

Ali estávamos quando o jornalista Deivid Barbosa e seu assessor Lucas achou por bem nos entrevistar. 

Foi então que pude divulgar a cidade mineira e o site de coluna social muriaenaweb.com.br. Foi um prazer ter sido entrevistada demonstrando minha fé e encantamento com as obras de arte dos católicos macaenses






 


Foi uma tarde e noite abençoadas!