sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Recife numa noite de três eventos

De Itaperuna, Luzia minha parceira de quarto e de passeios


Numa noite linda em Recife-Pernambuco, tivemos a oportunidade de desfrutar de três eventos especiais : passeio de catamarã noturno, show folclórico com muito forró que culminou com um jantar. Para tal custou a quantia extra de R$ 155,00 cada adesão. Foi quase todos do grupo liderados por Nalusa e Zé Gonçalves.




Fotos de Rodrigo Fintelman

No passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe, passando por baixo de várias pontes com aplausos enquanto os turistas ficavam encantados com a beleza de Recife iluminado. E enquanto o guia do barco fazia as explicações muitos cliques eternizaram o momento que durou pouco mais de uma hora.





Ao som de um trio forrozeiro, muita animação!!! Depois, todos se acomodaram para apreciar um show folclórico muito interessante e criativo. Enquanto isso foi servido um jantar típico com três opções. Escolhi peixe.








Maravilha!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Um pouco mais da Catedral da Sé de Olinda

A Catedral Sé de Olinda ou Sé de Olinda é um templo católico localizado em Olinda, no estado de Pernambuco, sé da Arquidiocese de Olinda e Recife.


Fachada atual da Sé de Olinda, recuperada através de grande projeto de pesquisa arqueológica iniciado em 1967, que retomou traços do que possivelmente fora o templo no século XVI.





A fachada se divide em três blocos principais, com o corpo da catedral ladeado por duas torres sineiras iguais. As torres, com pilastras em relevo nos cantos, são de secção quadrada e mostram somente duas estreitas aberturas retangulares sobrepostas até o nível do coruchéu, que tem aberturas em arco redondo para os sinos e um arremate superior prismático, com pequenos pináculos nos cantos. O corpo da igreja tem no nível térreo três portas, sendo a central maior e em arco, e encerrada em um frontispício com dois pares de colunas jônicas. Sobre as portas laterais, janelas quadradas que se ligam à cornija que delimita o nível do frontão de empenas retas, com óculo inscrito, cruz no topo e pináculos laterais.


O interior é dividido em três naves, separadas por arcadas com colunas toscanas de pedra. A decoração original desapareceu em grande parte, mas especialmente nas capelas laterais ainda existem remanescentes da decoração com azulejos, alguns painéis pintados, elementos de talha dourada e estatuária antiga.


A nave central possui um clerestório, sinal de influência romano-gótica, e um teto forrado de vinte e quatro painéis com ilustrações do Evangelho, como a partida do Egito e o desterro de Nossa Senhora. Na capela-mor permanecem o trono episcopal e outras cadeiras com fina lavra em jacarandá, e as tumbas de bispos  dentre eles o de Dom Helder Câmara



Na sacristia, à direita do templo, se preservam ainda uma grande bancada entalhada em jacarandá, pinturas e objetos de culto.






Destaque: Larissa Braga Gusman

Nosso destaque de hoje vai para enfermeira do Hospital São Lucas de Macaé, Larissa Braga Gusman (minha filha) que se encontra numa jornada de atualização profissional, no 18º Congresso Anual de Enfermagem que neste ano está sendo realizado no Nordeste Brasileiro, em João Pessoa.


Em momentos vagos, junto com colegas de profissão, aproveita para admirar as belezas naturais, culturais e artesanais do nordeste. APLAUSOS pela busca de conhecimentos!

Expoarte no Shopping Recife


Isabella, Catarina, Luzia e Rodrigo

Luzia, Sérgio, Rodrigo, Catarina, Inês e Isabella

Com a tardinha livre, no domingo assim que o grupo chegou do aeroporto, esperados pelo receptivo Pontual, e já instalados no Hotel Mercure de Recife, reunimos alguns amigos e partimos para conhecer o Shopping Recife. Por lá uma rica exposição internacional de artesanato . Depois de apreciar o local um lanchinho pegou muito bem!

Inês e Sergio com a filha Isabella


Luzia e Catarina admirando a beleza dos trabalhos bordados da Turquia










Nesta feira, Expoarte, estavam sendo vendidas lindíssimas peças artesanais além de alguns estados brasileiros, também do Paquistão, Itália, Turquia, dentre outros países