sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Destaque do dia 11 de outubro: Elder Abreu


Ao empresário Elder Abreu nossos votos de saúde e felicidade pela conquista de sua "Boa Idéia", com nossos parabéns pela graça de comemorar mais um abençoado ano de vida! 

Filme sobre Zé do Pedal vence festival de cinema

O filme “Zé do Pedal, As Fronteiras do Mundo” foi o grande vencedor do Rocky Spirit Film Festival, o maior festival de cinema ao ar livre do Brasil.



Dirigido pelos cineastas Bruno Lima e Fabricio Menicucci, o filme retrata um pouco do estilo de vida e motivações do inusitado ativista social José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 57.

O Rocky Spirit Film Festival foi realizado em duas etapas, a primeira no parque Ibirapuera, São Paulo, nos dias 30 e 31 de agosto e na praia de Ipanema, Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de setembro, recebendo mais de dez mil pessoas nos quatro dias do evento.



O Festival, uma iniciativa da editora Rocky Mountain, que publica as revistas Go Outside e Hardcore, tem o propósito de inspirar o público apresentando documentários que retratam expedições e atletas admiráveis; culturas e iniciativas que precisam ser conhecidas; ambientes que necessitam ser protegidos e idéias que merecem ser compartilhadas.

Durante o festival, após a exibição do filme "As Fronteiras do Mundo" Zé do Pedal participou de um bate-papo com o público presente.



Mais Festivais

Vencedor de dois festivais (o primeiro foi o 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira) no próximo primeiro de novembro, o filme estará participando de mais dois festivais. O primeiro na praia de Botafogo, Rio de Janeiro: o Rio Mountain Festival e o FATU (FESTIVAL BRASILEIRO DE FILMES DE AVENTURA, TURISMO E SUSTENTABILIDADE)

No Rio Mountain Festival será dia 01 de novembro em Botafogo, Rio de Janeiro e o FATU de 6 a 9 de Novembro na Estância Turística de Joanópolis, São Paulo. As exibições serão na Casa da Cultura, que opera o Cine Santa Rita, na esquina da Praça Central Padre Domingos Segurado.

Se depender dos diretores, a carreira em festivais nacionais e internacionais será longa. “O Zé é um aventureiro universal e o filme comunica muito bem isso. Nos preparamos para uma carreira internacional, temos legendas em inglês, espanhol e francês, além de uma boa narrativa e um ótimo personagem. Podemos exibir esse documentário em todo o mundo.” Afirma Bruno Lima.

Durante 2 semanas, Bruno e Fabricio acompanharam Zé do Pedal e registraram um pouco do cotidiano da aventura em que Zé do Pedal atravessou o continente africano em um kart a pedal. Na viagem Zé do Pedal percorreu 17 mil km, saindo de Paris em maio de 2008 e chegando a Johanesburgo próximo a abertura da copa do mundo, em junho de 2010. Durante a viagem Zé do Pedal divulgou uma campanha de conscientização sobre duas das principais causas de cegueira evitável: Catarata e Glaucoma, mostrando à sociedade internacional o quanto as crianças de países mais pobres estão exposta à essas doenças. “O que mais nos intrigou foi a maneira como ele consegue viajar. Não há um grande patrocinador, nem produção ou planejamento logístico a longo prazo.

Tudo é conseguido na hora e ele não sabe o que vai acontecer no dia seguinte. Foi uma grande experiência cinematográfica que trouxe aprendizados para minha vida. Ele é um verdadeiro aventureiro”. É o que conta Bruno Lima, que também produziu e fez a fotografia do filme junto a Fabricio.

Fabricio Menicucci, que é nascido em Viçosa, conhece Zé do Pedal desde 2006. “Sempre admirei o Zé, e fazer esse filme também foi uma aventura. Não é fácil fazer cinema de baixo orçamento, e utilizamos a mesma filosofia dele, contando com pequenos apoios e muita colaboração de amigos”.

A realização do projeto do documentário foi da produtora carioca Abbas Filmes junto a CineMauro Filmes, e o projeto teve patrocínio da Berg Toys e apoio da Pró Bike, Number One Viçosa e UFV

Zé do Pedal, membro do Lions Clube de Viçosa, atualmente percorre o Brasil caminhando e empurrando uma cadeira de rodas desde Caburaí – Roraima, extremo Norte do país, até o Chuí - Rio Grande do Sul, em seu projeto "Extremas Fronteiras Barreiras Extremas", chamando atenção para um dos maiores problemas que afeta a pessoa com deficiência: as barreiras arquitetônicas nas cidades brasileiras, havendo caminhado, até o momento, 5.000kms, de um total de 10.700kms.

Mais informações sobre a aventura de Zé do Pedal -
Mais informações sobre o documentário 
Mais informações sobre o resultado do Festival 

As viagens, e os projetos sociais, do Zé do Pedal.

- De bicicleta até a Copa do Mundo (1981/1982) - Saindo do Rio de Janeiro, ele atravessou a América do Sul, Central e do Norte, voou até a Inglaterra e foi pedalando pela Europa até a Espanha. Minutos antes da chegada dos jogadores para a Copa de 1982, chegou de bicicleta em frente à concentração da seleção brasileira. Este fato chamou a atenção de jornalistas do mundo inteiro, fazendo-o ganhar notoriedade no Brasil. Foi neste momento que ele recebeu o apelido de Zé do Pedal.

- Volta ao mundo de bicicleta (1983/1986) - Logo que retornou da Espanha, decidiu dar a volta ao mundo de bicicleta. Nesta viagem, divulgou uma campanha de Combate ao Câncer nos 54 países pelos quais pedalou. O fim da aventura se deu no México, onde novamente assistiu a uma copa do mundo de futebol.

Japão em um velocípede (1985) - Durante a “Volta ao Mundo”, cruzou o País do Sol Nascente em um velocípede infantil, enquanto chamava a atenção da mídia para a condição das crianças na Etiópia.

- De Chuí a Brasília em um velocípede (1987) - Após conhecer o mundo, Zé decidiu viajar pelo Brasil. Optou, novamente, pelo velocípede, ecruzou o Brasil para chamar a atenção dos parlamentares constituintes para as condições sub-humanas das crianças do nordeste.

- América do Sul em uma motocicleta (1996) - Em uma motocicleta, percorreu 8 países da América do Sul: Equador, Peru, Chile, Argentina,Uruguai, Brasil, Paraguai e Bolívia. A viagem foi uma comemoração do seu vice-campeonato de motociclismo no Equador.

- Pedalando no Velho Chico (2002) - Viajou por todo o Rio São Francisco, em um barco tipo pedalinho, de Três Marias (MG) até o Pontal do Peba (AL). Nesta viagem, procurou chamar a atenção do país para a poluição do Rio São Francisco.

- Da Liberdade ao Cristo (2004/2005) - Saindo da estátua da liberdade, em Nova Iorque, Zé tinha o objetivo de chegar ao Rio de Janeiro,percorrendo a costa litorânea das Américas em um barco a pedal. Nesta aventura, buscava alertar a comunidade internacional para a poluição das águas do planeta. Entretanto, na cidade de Dzilam de Bravo, no México, 18 meses depois da partida, sua embarcação sofreu danosirreparáveis ao enfrentar o furacão Rita, impedindo o término da viagem. Dos 23 mil quilômetros programados, pedalou cerca de 10 mil.

- Zé do Pedal 50 anos (2007) - Na comemoração de seus 50 anos, construiu uma embarcação a pedal feita com garrafas pet, um quadro debicicleta encontrado em um lixão e algumas barras de aço. Com ela, realizou uma inusitada travessia da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para chamar a atenção para a poluição das águas e a importância do Protocolo de Kyoto.

- Extreme World (2008/2010) - Em um kart a pedal, viajou da França até a África do Sul. Nesta aventura, de cerca de 17 mil quilômetros,divulgou uma campanha internacional de combate ao Glaucoma e à Catarata em países pobres.

- Projeto atual: “Extremas Fronteiras, Barreiras Extremas” - Cruzada pela Acessibilidade – É uma caminhada, de 10.700km, dando 15 milhões de passos, empurrando uma cadeira de rodas, saindo de Uiramutã, (RR) fronteira norte com a Venezuela, até Chui (RS). Visitando 327 cidades de 20 estados, visando conscientizar o povo brasileiro sobre um dos principais problemas que afetam às pessoas com deficiência: as barreiras arquitetônicas.

Exposição de Carlos Pedrosa no Grande Hotel Muriahé


Especial do Palhaço Picuinha


Prêmio Nobel da Paz 2014

O prêmio Nobel da Paz de 2014 , anunciado nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, foi dividido entre a paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailasch Satyarthi pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação"



"Este prêmio é para todas as crianças que não têm voz, cujas vozes precisam ser ouvidas", disse a jovem Malala em uma coletiva de imprensa em Birmingham, onde ela estuda. Malala mora nessa cidade inglesa desde que foi submetida a uma cirurgia bem-sucedida depois do atentado. Ela disse que estava na aula de química quando uma professora a chamou para contar a novidade, e que se sente honrada e encorajada com o prêmio. 

Já o indiano Kailash Satyarthi dedicou o prêmio às crianças vítimas da escravidão, prometendo “unir as mãos” com a ativista paquistanesa, num momento em que Índia e Paquistão voltam a se enfrentar pelo território da Caxemira.

A cerimônia de entrega será realizada em Oslo no dia 10 de dezembro.
Saiba quem é Malala clicando aqui

Dia das Crianças no Horto Florestal



Descubramos quem são estas eternas crianças

Quanta saudade envolve nosso coração!! Por esse motivo, que tal continuarmos sendo eternas crianças? Sem se importar com a  idade cronológica que  atualmente temos, continuar cultivando o lado abençoado que havia na criança quem fomos um dia:  ingenuidade, sinceridade e pureza de alma!
















Final do mês publicaremos como atualmente  estão estas lindas crianças ! 
Enquanto isto tente descobrir quem são.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Nosso Abraço de Amizade vai para o "Belo"

Estreitar alguém nos braços, mesmo que seja formalmente e por alguns segundos, refaz o gesto de pegar o outro no colo.Ele marca a intenção de aproximar, aconchegar, compartilhar e pode até curar: "Abraços aliviam a tensão, combatem a insonia, mantêm a forma dos braços e ombros, constroem a auto-estima e é democrático. Todo mundo tem direito a um abraço"

Visitando nosso amigo José Belizário em Boa Esperança.

Os abraços, além de nos fazerem sentir bem, empregam-se para aliviar a dor, a depressão e a ansiedade. Provocam alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado.  Aumenta a vontade de viver aos enfermos. É importante saber que: Os abraços são necessários para o desenvolvimento, manter-se são e para crescer como pessoa. 

E abraçando pode-se trocar as melhores energias, pois os campos magnéticos que envolvem nossos corpos têm no abraço uma oportunidade de se interpretar; "Os braços são uma extensão do coração, quando alguém se abre para receber o outro simbolicamente oferecendo seu carinho. Quanto mais pleno e sincero for esse contato, mais as duas pessoas se sentirão revitalizadas"

Este foi nosso último abraço. Belo partiu aos 3 dias de fevereiro aos 73 anos . Ele era cardíaco e diabético e a enfermidade o consumiu. Um homem alegre e atuante no leonismo e enquanto viveu deixou marcas de honradez como exemplo de vida. Que Deus o tenha! Agora, só saudades.

domingo, 5 de outubro de 2014

Destaque: Meninas em ação social

As associadas do Lions Club Muriaé Helen Keller, sempre atuantes, espalham exemplo para os demais clubes de serviço, em companheirismo e solidariedade.

CaLs do Lions Clube Helen Keller presentes no importante evento de Inauguração do Restaurante do Sesc de Muriaé.

Nos vários eventos sociais da cidade mineira de Muriaé e região sempre representam o seu Clube Leonístico.  Na noite de inauguração do restaurante do SESC algumas delas marcaram presença prestigiando o evento.