sábado, 27 de setembro de 2014

Professora Homenageada: Jaqueline Scala


 Homenageando os professores pelo seu dia destacamos a simpática professora Jaqueline Scala. Logo após formada no magistério pelo conceituadíssimo Colégio Santa Marcelina nos idos de 1991, iniciou na Fafism o curso de Pedagogia com especialização em Supervisão Escolar, Já sabendo qual o seu verdadeiro dom, começou a trabalhar como professora na prefeitura de Muriaé. E, por 3 anos, atuou com dedicação à docência nas escolas da prefeitura . 


Por ter se destacado como boa aluna no Colégio onde se formou, foi  convidada a ser regente de uma turma, o que a deixou bastante honrada. Sempre, com um belo sorriso nos lábios, trabalhou como professora regente de turma por abençoados 16 anos e há três trabalha como coordenadora pedagógica do ensino fundamental I . São quase 20 anos dedicados à sublime missão em prol da educação. Maior tempo de experiência foram adquiridos no Colégio Santa Marcelina! 


Jaqueline é  pós-graduada em Psicopedagogia. Ela se sente imensamente feliz e realizada em sua profissão. "Amo o que faço! Amo estar com as crianças e ajudá-las em seu crescimento e desenvolvimento pedagógico"!. 

Para ela os nossos aplausos pelo Dia do Professor!

Meninas homenageiam o Papai querido

As filhas de Rodrigo Dias, Gabriela e Bárbara, sentem-se  orgulhosas, e com razão, de seu papai . Um exemplo de dedicação e competente jornalista  que elas amam de paixão.


Na oportunidade querem expressar o quanto estão felizes com o seu sucesso, desejando tudo de melhor para que continue sempre alegre e feliz!.


Destaque: Ricardo Barguine


 Temos muito orgulho em aplaudir o muriaeense fruto de nossa terrinha, Ricardo Barguine, por mais uma conquista. O importante troféu referente ao tricampeonato de fisiculturismo encontra-se nas mãos dele!

Para ele , muito e muito mais sucessos ainda pela frente hão de vir! Clique e confira mais detalhes desta importante vitória no Blog Bola na Rede do colunista Teodorico Torres

Curiosidade: A origem das notas musicais

Desde muito tempo, as diferentes civilizações não só vivenciam a experiência musical como também elaboram métodos e teorias capazes de padronizar um modo de se compor e pensar o universo musical. Na Grécia Antiga, já observamos formas de registro e concepção das peças musicais através de sistemas que empregavam as letras do alfabeto grego. Ao longo do tempo, várias foram as tentativas de sistematização interessadas em formular um modo de se representar e divulgar as peças musicais.

Na Idade Média, a questão da música foi assumindo uma importância muito grande entre os clérigos daquela época. Por um lado, essa importância deve ser entendida porque os monges tinham tempo e oportunidade de conhecer todo o saber musical oriundo da civilização clássica através das bibliotecas dos mosteiros. Por outro lado, também pode ser entendida porque o uso da música foi assumindo grande importância na realização das liturgias que povoavam as manifestações religiosas da própria instituição.


Foi nesse contexto que um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, nascido nos fins do século X, organizou o sistema de notação musical conhecido até os dias de hoje. Nos seus estudos, acabou percebendo que a construção de uma escala musical simplificada poderia facilitar o aprendizado dos alunos e, ao mesmo tempo, diminuir os erros de interpretação de uma peça musical. Contudo, de que modo ele criaria essa tal escala?

Para resolver essa questão, o monge Guido aproveitou de um hino cantado em louvor a São João Batista. Em suas estrofes eram cantados os seguintes versos em latim: “Ut quant laxis / Resonare fibris / Mira gestorum / Famuli tuorum / Solve polluti / Labii reatum / Sancte Iohannes”. Traduzindo para nossa língua, a canção faz a seguinte homenagem ao santo católico: “Para que teus servos / Possam, das entranhas / Flautas ressoar / Teus feitos admiráveis / Absolve o pecado / Desses lábios impuros / Ó São João”. Mas qual a relação da música com as notas musicais hoje conhecidas?

Observando as iniciais de cada um dos versos dispostos na versão em latim, o monge criou a grande maioria das notas musicais. Inicialmente, as notas musicais ficaram convencionadas como “ut”, “ré”, “mi”, “fá”, “sol”, “lá” e “si”. O “si” foi obtido da junção das inicias de “Sancte Iohannes”, o homenageado da canção que inspirou Guido de Arezzo. Já o “dó” foi somente adotado no século XVII, quando uma revisão do sistema concebido originalmente acabou sendo convencionada.

Estátua em homenagem a Guido D'Arezzo  na Itália 

Por Rainer Sousa
Mestre em História

11 anos de Giulia Garcia


No último final de semana de agosto, a atriz mirim Giulia Garcia, que dá vida à personagem Ana no remake da novela Chiquititas comemorou seu aniversário de 11 anos com uma festa de princesa. O agito aconteceu em um Buffet na Vila Mariana e a decoração da festa foi assinada por Ivani Neublum, idealizadora da empresa Vivo Desejo. Com o tema “Monarquia” a festa recebeu ares dignos da realeza: coroas davam o toque de magia em cada detalhe da ornamentação.
  

Ivani Neublum, Giulia Garcia e Sabrina Neublum.
Foto: Leo Franco/AgNews e André Vicente.

Curiosidade: a pintura “La Gioconda”

 A vida de Mona Lisa ainda é tema de várias pesquisas envolvendo o renascimento italiano.


Ao estudarmos o movimento renascentista, logo percebemos que o italiano Leonardo Da Vinci surge como um dos nomes que melhor representou aqueles tempos. Na condição de humanista, abraçou os temas terrenos com uma intensidade que lhe permitiu explorar as mais diferentes áreas do conhecimento humano. Entre tantos feitos realizados em vida, a pintura “La Gioconda”, onde retratou uma jovem chamada Mona Lisa, se estabeleceu com o ponto máximo de seu legado.


Com o passar do tempo, aquele quadro de tons harmoniosos acabou sendo fruto de várias investigações sobre a vida do pintor italiano e a jovem representada. Recentemente, um pesquisador chamado Giuseppe Pallanti realizou a publicação de uma obra na qual tentou recuperar a vida daquela mulher que se eternizou pelas habilidosas mãos de Leonardo Da Vinci. Para que isso fosse possível, foi executado um árduo trabalho de pesquisa do Arquivo Municipal de Florença, na Itália.


Lisa Gerardhini, o verdadeiro nome da modelo, era casada com um rico comerciante florentino chamado Francesco del Giocondo. Seu último nome, flexionado para o gênero feminino, acaba explicando o outro nome pelo qual a retratada também ficou conhecida. De fato, naquela época, era bastante comum que os membros da nascente burguesia empregassem quantias consideráveis para terem sua imagem reproduzida ou bancassem um artista como forma de prestígio social.

Mais do que o reflexo de um hábito comum entre burgueses, a pesquisa feita sobre Mona Lisa acabou indicado que a família dela e a família de Da Vinci tinham boas relações e moravam próximas uma da outra. Na ocasião da pintura, por meio da análise das roupas utilizadas por Mona Lisa, estudos indicam que ela teria acabado de dar à luz a um de seus cinco filhos ou estaria gestante. De acordo com essa mesma investigação, a obra teria sido começada no ano de 1503 e terminada três anos depois.

Essas informações sobre Mona Lisa não só complementam o legado de Da Vinci, como também enfraquece uma antiga tese de que a modelo nunca teria existido ou de que a Gioconda, na verdade, fosse um autorretrato feminino do afamado artista. Paralelamente, outros estudiosos refutam a tese da relação familiar para afirmarem que a produção da obra seria fruto de um gracejo de Giuliano Médici, que teria um caso amoroso com Mona Lisa.

Ainda que sua vida íntima seja um mistério, esse novo conjunto de informações recolhidas também sugere o tempo de vida e o lugar de enterro da Gioconda. Segundo os dados de Pallanti, ela teria vivido mais de sessenta anos e foi provavelmente enterrada no convento florentino de Santa Úrsula, em 1542. Enquanto essas outras teses circulam, uma série de pesquisas envolvendo o mais aclamado quadro de Da Vinci continua acontecendo.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Look do Dia: muito charme e elegância

Destacamos o charme e a elegância de duas jovens senhoras amigas: Michele Bizarro e Fernanda Botelho.


Com seus esposos- médicos Watson Bizzarro e Antônio Augusto Botelho,  elas estiveram ontem , sexta-feira, 26 de setembro, prestigiando o evento de Boteco e Cia que se encontra acontecendo  no recinto da Exposição da cidade mineira de Muriaé .
 Além de lindas, muito simpáticas!

Programe-se para ajustar o seu relógio: vem ai o horário de verão 2014


O Horário de Verão é algo que temos que lidar todos os anos, e considerando que grande parte da população não gosta, esse horário continua em vigor, e já  tem anos e anos que ele ocorre consecutivamente.


A justificativa para que esse método seja adotado todos os anos estão sobre a economia de energia que ele traz, mas segundo pesquisas não economiza tanto assim, porém todo o ano esse mesmo horário é adotando, e muitas pessoas seguem insatisfeitas com isso, mas ele tem um período bem menor que o horário comum

 Inicio Horário de Verão 2014: O horário de verão 2014 começa na noite de sábado dia 18 de outubro para o domingo dia 19 de outubro e os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia noite.

• Final horário de Verão 2015: O horário de verão 2015 termina na noite sábado dia 21 de fevereiro para o domingo dia 22 de fevereiro (uma semana depois do carnaval) e os relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da meia noite.




Então temos ai 4 meses de Horário de Verão 2014/2015, portanto, você pode ter certeza que muitas mudanças ocorrem com esse horário, e que não são todas as pessoas que gostam do mesmo, por isso que temos que nos adaptar de qualquer maneira. No começo fica até difícil acordar por que no caso teríamos uma hora a menos de descanso, e isso com certeza conta demais para o nosso descanso.



Com o tempo vamos nos acostumando, e quando isso ocorre o horário volta ao normal, em resumo é sempre assim com muitas pessoas.

Pesquisa na internet com suas fotos de divulgação

Nossos aplausos para Semana de Trânsito em Muriaé

Sob o Tema "Mobilidade e Acessividade" foi comemorada com muita competência a Semana de Trânsito na cidade mineira de Muriaé . Entre os dias 18 a 25 de setembro a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito da cidade, realizaram uma programação com várias atividades recheadas de conscientizações. 

 Nossos Aplausos!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Destaque de hoje: Stanley Gusman


Nossos aplausos para o apresentador da TV Bandeirante, Stanley Gusman, pelo seu belíssimo trabalho que vem desempenhando na emissora. O programa "BRASIL URGENTE MINAS" apresentado por ele, possui grande audiência, e aqui em sua terra natal ficamos ligadinhos.  Agora com mais dois integrantes, Pedro Duarte e Pisquila  no comando do Brasil Urgente Minas.  Parabéns!

Curiosidade: Os óculos de Lampião


Cangaceiro os usava para esconder a cegueira em um dos olhos



Nos primeiros dias de agosto de 1925, o bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938), fazia uma de suas muitas incursões pelo sertão pernambucano. Os cangaceiros foram surpreendidos por agentes do governo e começou um tiroteio. Um dos membros, Livino – o irmão mais novo de Lampião –, foi atingido. O líder reagiu. No confronto, um soldado atirou em um cacto e a bala da escopeta fez com que um espinho fosse parar no olho direito de Lampião.
Livino acabou morrendo. Lampião, levado à cidade de Triunfo, perto do campo de batalha, foi atendido por um médico que retirou o espinho, mas não conseguiu salvar o olho do cangaceiro. Resultado: ele ficou cego de um olho. “O bom humor o impedia de esconder o problema, e ele brincava dizendo que não adiantava nada ter dois olhos, pois é preciso fechar um deles para atirar”, diz o pesquisador Antonio Amaury Correa de Araújo, autor de dez livros sobre a história do cangaço. 


O incidente transformou o cangaceiro em canhoto – ao menos na hora de atirar –, mas não atrapalhou sua fama de justiceiro. E o levou a usar óculos até o fim da vida. “Os óculos, que aparecem em quase todas as fotos, escondiam a deficiência de quem não a conhecia e protegiam os olhos do sol escaldante do sertão”, diz Antonio. Há notícia de pelo menos três óculos diferentes – sobre um deles há a história, nunca confirmada, de que os aros eram de ouro.

Dois dos óculos de Lampião, simples, redondos, de aro comum, foram deixados por ele nas casas de pessoas que o abrigaram durante o chamado “ciclo de Pernambuco”, antes de os cangaceiros cruzarem o rio São Francisco em direção à Bahia, em agosto de 1928. Há cerca de oito anos foram doados por essas pessoas à Casa de Cultura de Serra Talhada, em Pernambuco, onde se encontram até hoje.



Sobre os óculos que usava quando morreu, tudo indica que foram entregues para a polícia de Alagoas, que expôs as cabeças dos cangaceiros mortos após dizimar o grupo de Lampião numa emboscada na gruta do Angico, em Poço Redondo, Sergipe. No ataque-supresa, 11 cangaceiros foram mortos – entre eles, Lampião e sua mulher, Maria Bonita. A própria polícia promoveu a rapinagem do tesouro do bando. Ficaram com eles jóias, dinheiro, perfumes e tudo o mais que tivesse valor – inclusive os óculos.


Créditos: Betina Moura 

Destaque: Renatta Barbosa



Na noite de sexta dia 19  de setembro, a Biblioteca Pública Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira ficou mais enriquecida com o lançamento do livro, É TUDO MENTIRA de autoria de Renatta Barbosa.  Renatta reside na vizinha Cataguases. Formada em Jornalismo, além de escritora também é atriz, diretora e professora de teatro .

 Como empresária da PIA Estúdio, oferece, em parceria com Fabiano Banna, suporte para se montar projeto pela Lei Municipal Ascânio Lopes de Incentivo a Cultura e também para solução de problemas com produção, ilustração e animação. 


Dentre outras, prestigiando o lançamento dos livros e sua autora, por lá marcaram presença Gilca Napier, colunista Evaldo Calcagno, professores, atores e escritores , amigos  e convidados.



Nosso colaborador Tofinho Gusman, comandou o som e foi agraciado com a interessante e belíssima obra.  



 Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos interessados e amantes das letras e da arte para  o lançamento de mais um livro da escritora Renatta Barbosa: " A Cidade do Casamento" ,  que está agendado para o dia 29 de setembro  às 19h, também na Biblioteca Pública Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira.




Convite: Lançamento Livro "Poeminhas...."


 Mais uma obra infantil de sucesso da escritora e professora Andréa do Valle, atualmente diretora da Escola José Miguel Muahad . O lançamento acontece em 17 de outubro na Biblioteca Municipal de Muriaé  às 19 horas. 

A autora ficará muito feliz com a nossa presença! Que tal encontrarmos por lá?

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Curiosidade: Dèjá vu

Você já viu uma pessoa pela primeira vez e pensou que a conhecesse de algum lugar? Ao conversar com alguém, percebeu que já havia falado exatamente as mesmas palavras? Isso é o Déjà vu.


A expressão francesa, que significa “já visto”, é usada para indicar um fenômeno que acontece no cérebro da maior parte da população mundial. O termo foi aplicado pela primeira vez por Emile Boirac (1851-1917), um estudioso interessado em fenômenos psicológicos. Déjà vu é quando nós vemos ou sentimos algo pela primeira vez e temos a sensação de já ter visto ou experimentado aquela sensação anteriormente.

Diversas teorias errôneas, como inatenção, vidas passadas ou visões sobrenaturais, surgiram para explicar o fenômeno. Já a hipótese de que verdadeiramente já seu viveu aquela cena antes é inválida, uma vez que essas ocorrências nunca poderiam recriar a situação com exatidão, devido à falta de sentimento associada a cada acontecimento na vida das pessoas.

Déjà vu também não é uma visão do futuro, uma vez que o fenômeno ocorre somente em momentos exatos, e jamais em situações anteriores.

Na verdade, a sensação é causada por um estado do cérebro, por fatores neuroquímicos. Os especialistas afirmam que o déjà vu é uma experiência baseada na memória e que os centros de memória do cérebro são os responsáveis pelo fenômeno. Os déjà vus acontecem principalmente nas pessoas de 15 a 25 anos.

Pesquisa na internet

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Homenageado do dia 22 de setembro: Padre Gervásio


O nosso homenageado de hoje é o Padre Gervásio Gobato, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso  em Laje do Muriaé-RJ, por ocasião da bênção de mais um ano de sua vida, neste glorioso dia 22 de setembro.


Bela iniciativa: ONG VALOR DE UMA VIDA,

Uma constelação de artistas e formadores de opinião se uniram para apoiar a Campanha Sorrindo pela Vida que tem por objetivo principal ampliar as ações sociais desenvolvidas pela ONG VALOR DE UMA VIDA, Organização Não Governamental que presta auxilio diversos a pessoas de baixa renda portadoras de doenças crônicas que estão em tratamento da rede pública de saúde na região de Várzea Paulista e Jundiaí. 













 Atualmente a ONG VALOR DE UMA VIDA, mais conhecida como ONG VIDA que presta atendimentos diversos direta e indiretamente a aproximadamente 63 pacientes e seus familiares.
Cederam seus autógrafos que serão estampados em camisetas da Campanha Sorrindo pela Vida as seguintes personalidades: Joelma e Gimbinha (Banda Calypso), as Duplas Sertanejas Gino e Geno, Rick e Renner, Humberto e Ronaldo, Mauricio e Marcelo, Santa Fé e Cristiano, Bruno di Marco & Christiano, Fred e Pedrito, Ivan e Anderson, Dany e Diego, Pedrinho e Guga, Oscar (Ex-Jogador da Seleção Brasileira de Basquete), Hugo Parisi Atleta da Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, Edson Jr. 1º Campeão Brasileiro de Stand Up Comedy no maior festival de humor da América Latina, as Cantoras Sula Miranda, Mônica Guedes, os Cantores José Augusto, Rodrigo Marim,Giovanni Souza, Trio Villa Baggage dentre outros artistas que estão sendo contatados pela assessoria de imprensa da ONG VIDA.

Segundo informações da assessoria de imprensa da ONG VALOR DE UMA VIDA a campanha será lançado no mês de outubro e vai ser uma das maiores ações sociais na região contando com o apoio de artistas e formadores de opinião.

Em breve será divulgado pela imprensa como as pessoas que colaborarem com a Campanha vão receber as camisetas como agradecimento. Em Várzea Paulista a ONG VALOR DE UMA VIDA esta localizada a Avenida Fernão Dias Paes Leme, 1970, fone (11) 2434-2797 site: www.ongvida5.webnode.com – email ongvidavarzea@bol.com.br