sábado, 7 de janeiro de 2017

DICA ÙTIL: Benefícios do Repolho

 Achei na internet sobre os benefícios do REPOLHO e compartilho com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista 

"O repolho tem muitos benefícios à nossa saúde.Ele é uma ótima fonte de vitamina C.Ajuda a cicatrizar úlceras pépticas.
O repolho tem muitos benefícios à nossa saúde.
Ele é uma ótima fonte de vitamina C.
Ajuda a cicatrizar úlceras pépticas.
Pessoas que consomem grande quantidade de repolho têm menor probabilidade de desenvolver câncer de cólon, graças aos bioflavonoides, aos indóis, à genisteína e a outras substâncias químicas presentes no repolho, que inibem o crescimento de tumores e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres liberados quando o organismo queima oxigênio.
Como algumas dessas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, as mulheres que consomem grande quantidade de repolho têm menos chance de desenvolver câncer de mama, útero e ovário."


Veja mais cinco benefícios do repolho:
1. É diurético e ajuda no tratamento e prevenção de diabetes, obesidade, ácido úrico e doenças cardiovasculares.
2. Alivia sintomas de artrite e reumatismo.
3. Combate a diarreia e ajuda a restaurar toda a flora intestinal, prevenindo infecções.
4. Combate colite e gastrite, graças à presença de glutamina.
5. Trata gripes e resfriados.
6. Os ácidos cafeico e clorogênico, presentes no repolho, ajudam a tratar problemas de hipertireoidismo.

Você também pode usar as folhas de repolho externamente, sabia?
É muito simples.
Veja:
 1. Pancadas e contusões
Basta aplicar a folha fresca de repolho sobre a área afetada.
Isso também serve para dores nas articulações, joelhos e tornozelos.
2. Glândulas tireoides
Elas podem ter suas funções reguladas com folhas de repolho.
Basta colocar na área da garganta e pescoço algumas folhas diretamente sobre a pele e depois envolver com um lenço para manter o calor durante a noite.
Durma com a compressa e no outro dia, logo pela manhã, retire e lave a área da aplicação.
3. Dores de cabeça
Se elas ocorrem por estresse, fadiga ou falta de sono, aplique o repolho sobre a área afetada - procure focar os dois lados da cabeça e use um boné ou touca para segurar as folhas.
4. Dores nos seios devido à amamentação
Quando o bebê é recém-nascido, tende a deixar os seios da mãe doloridos por causa da sucção.
A dor também pode ser causada por congestionamento do leite.
Independentemente do motivo, o repolho é de grande ajuda, pois alivia a dor e o inchaço.
Você pode tratar este problema colocando folhas frescas de repolho sobre os seios.
Em pouco tempo, a dor e a inflamação desaparecerá.


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Dicas de consultores de etiqueta e comportamento

Por Rosana Ferreira  

Muitos dizem que etiqueta é frescura, mas todo mundo adora saber como se comportar em várias ocasiões, principalmente naquelas que, apesar de corriqueiras, pode valer uma tremenda saia-justa, sem saber o que fazer. Se esse é o seu caso, preste atenção às dicas dos consultores de etiqueta e comportamento Célia Leão e Fábio Arruda. Eles ensinam como "descascar os abacaxis" que surgem no dia-a-dia e não poupam ninguém. Achei interessante este artigo e compartilho com amigos e amigas conectados no Blog da Colunista. Sugestões interessantes e educativas são sempre bem-vindas.

1) Bêbado em festa  Fique atento com as doses de bebidas para não se tornar o incoveniente da festa
Todo mundo sabe que bêbado é inconveniente, seja por excesso de gentileza, seja por grosseria. Então a dica é estar preparado. "Responda objetivamente o que ele quer saber e evite que vire uma questão pessoal", diz o consultor Fábio Arruda. "Se for seu amigo, tire-o da festa e ponto", determina a consultora de etiqueta Célia Leão. A situação é irremediável, não há o que fazer para amenizar o constrangimento. "Se não for seu amigo e a coisa estiver ficando feia, simplesmente ignore e fuja", conclui Fábio.

2) Comentários sobre plástica
"Nossa, como você está magra! Foi lipoaspiração?" Nunca, nunca faça esse tipo de pergunta se quiser continuar viva. A mulher pode ter passado à base de alface e água no último mês para perder quilos e você simplifica o seu esforço com uma lipo? "Comente apenas que ela está ótima e mais bonita. Se a pessoa quiser, vai contar o que fez", ensina a consultora de etiqueta. "Não faça perguntas sobre plásticas, idade, situação financeira, a menos que tenha muita intimidade", avisa Fábio. Segundo ele, se a pergunta fatídica já feita e a resposta foi atravessada, você ainda pode ter uma meia-gafe, basta sair do assunto como se nada tivesse acontecido. E da próxima vez, pense antes de falar.

3) Cabelo na comida
Se estiver jantando na casa de um amigo e achar um fio de cabelo na comida, você avisa discretamente, certo? Errado. "Deixe o cabelo de lado e, se for muito seu amigo, tente comer o restante, afinal é um acidente que pode acontecer na sua casa também", diz Célia. "Com certeza, o fio de cabelo não fazia parte da receita, então mostrá-lo só vai causar constrangimento ao anfitrião perante seus convidados", completa Fábio.

4) Memória fraca
A pessoa o cumprimenta com um forte abraço dizendo o seu nome, e você não tem a mais remota idéia de quem seja. "A melhor saída é falar a verdade antes de começar a conversa. Desculpe-se e diga que não se lembra de seu nome", recomenda a consultora. Para o consultor, isso é falta de traquejo social. "Se a outra pessoa lembra seu nome provavelmente vocês já foram apresentados e por que você esqueceu o dela? A desculpa de memória péssima para nomes é uma desculpa desgastada, assim como se referir à pessoa como querida ou querido", aconselha Fábio.

5) Beijo gripado
Se estiver muito doente, evite ao máximo. Desculpe-se e diga que está gripado. "Não beijo nem meu marido nessa situação", conta Célia. "Se for o começo da gripe, não precisa ser tão radical", pondera Fábio. Muitos recomendam cumprimentar com um aperto de mão, mas os médicos alertam que também podem transmitir vírus, já que são usadas para assoar o nariz.

6) Crianças no restaurante
A mistura criança e restaurante combina com luz do dia. "Evite horários noturnos e também os restaurantes muito formais", sugere a consultora Célia Leão. Se levar, os pais conhecem bem os filhos que têm e já sabem o que esperar. "Se é preciso levar um arsenal de brinquedos para entreter a criança, pondere se é tão necessário o filho estar presente nessa ocasião", sugere o consultor. Basicamente, a criança deve ficar sentada à mesa pelo menos na hora de comer, além de mastigar de boca fechada. "O comportamento da criança no restaurante espelha muito bem a educação recebida em casa. Se a mãe sai atrás do filho pelo restaurante para dar a comida na boca, isso deve acontecer em casa", analisa a consultora.

7) Fura-fila
O que fazer quando algum espertinho entra na sua frente depois de horas esperando na fila? Apesar de inadmissível, os consultores são unânimes: nada de barraco. "Reclamo educadamente com o próprio fura-fila e, se não resolver, procuro o gerente do local", diz Célia Leão. "Não combata a falta de educação da mesma forma", sugere Fábio.


8) Cachorros: é bom tê-los, mas onde metê-los?
Há shoppings e restaurantes que admitem cachorros, mas é importante checar as exigências (no colo, com coleira, focinheira). De modo geral, é importante ter em mente que nem todos morrem de amores pelo seu pet como você. Então não queira que convivam com animais de estimação com o mesmo entusiasmo. Para Fábio, é preciso avaliar se é tão essencial levar o cachorro a certos locais. "Se for à casa de um amigo, pergunte antes se pode levar o pet. Eu, por exemplo, vou dizer um não redondo", conta Célia, que tem dois gatos, mas ficam presos na hora de receber visitas. O mesmo pode ser recomendado aos donos de cães, afinal não é todo mundo que gosta de ser recebido com latidos, lambidas e pulos.

9) Fumo
O fumante é cada vez mais malvisto socialmente, já que por lei, é proibido fumar em vários locais de uso comum. E, por essa razão, foram criadas áreas destinadas aos fumantes. A consultora Célia Leão é fumante e já elegeu seu fumódromo em casa - a varanda. "Quando recebo visitas que não fumam, também não fumo. Se fumam, peço para irem à varanda. E, na casa de amigos não fumantes, evito o cigarro", diz. É uma questão de bom senso e respeito.

10) No flagra
"Peguei o namorado de minha amiga com outra em um restaurante. O que fazer?" Nada, finja-se de morta. "Não conte nem se for sua melhor amiga", aconselha Célia. Isso porque é difícil saber quais são os acordos dos casais, fora que, se fizerem as pazes depois, é você que vai ficar em maus lençóis, e eles numa boa. Fábio lembra o sábio ditado popular: "Em briga de marido e mulher não se mete a colher".

11) Benhê
Deixe os apelidinhos amorosos reservados a quatro paredes. "Cá entre nós, são ridículos fora de contexto", diz a consultora de etiqueta. E quem pensa que está passando aos outros a impressão de intimidade do casal, fique esperto: "Essa atitude transmite inadequação e imaturidade", conclui ela. "É o mesmo clima desagradável de dois profissionais que falam na sua linguagem técnica sem se importar com os demais ouvintes da roda", exemplifica o consultor.

12) Namoro no trabalho
Aqui vale a adequação da famosa frase: "Amigos, amigos; negócios à parte". Deixe para depois do expediente qualquer assunto fora do âmbito profissional. Ciúmes, beijinhos, comentários de duplo sentido devem ser evitados e, se possível, não conte aos colegas sobre o namoro. Antes de começar um relacionamento no local de trabalho, vale refletir: "Será que ao terminar o namoro vou continuar a relação de trabalho?". Pondere se vale a pena começar.

13) Primeiro encontro
Seja você mesmo. Nada de mentiras e superproduções. Vista-se de acordo com seu estilo, porém com mais cuidado. Todo mundo gosta de encontrar com alguém bem tratado: banho tomado, perfume, barba feita e roupa bem passada não fazem mal a ninguém. No entanto, use perfume com moderação, já que o par pode ter alergia ou não gostar da fragrância. E quem paga a conta? Segundo os consultores, é quem convida e, no primeiro encontro, pressupõe-se que é o homem. "Demonstra cavalheirismo e gentileza. O homem pode escolher um lugar mais simples, que caiba no seu bolso, mas tem de pagar a conta", aconselham. Nos próximos encontros, o casal pode combinar e dividir, se for o caso.

14) À mesa
Muitos restaurantes sofisticados estão simplificando a etiqueta à mesa, com apenas uma taça grande para o vinho - seja tinto ou branco - e dois pares de talheres - para entrada e prato principal. "Chique é economizar água, por isso atualmente só vai para a mesa o que é necessário", analisa Célia Leão. Mas continua sendo um luxo bons modos e refinamento à mesa: mastigar de boca fechada, não falar de boca cheia, não colocar os cotovelos em cima da mesa e saber manejar os talheres. Para o consultor, é uma questão de bom senso. "O anfitrião vai arrumar a mesa de forma que seus convidados saibam se portar, pois não é o objetivo deixar as pessoas em situação desagradável."

15) Dresscode
Ainda se usa? Segundo os consultores, sim, sim. Trata-se de uma valiosa indicação no convite sobre o estilo do evento e como você deve ir vestido. "É um passaporte para a festa e deve ser respeitado", afirma Fábio. Imagine ir a um evento vestido de jeans e encontrar todos de traje social. No mínimo, você vai se sentir deslocado. Veja os significados dos trajes solicitados nos eventos:

Traje esporte - Pede roupa descomplicada. Para as mulheres, vestido leve ou calça com blusinha, sem salto. Para os homens, camisa e calça esportiva resolvem. Para ambos, é permitido o jeans, desde que não esteja surrado. Mas nem pense em aparecer de bermuda e tênis.

Esporte fino, traje passeio ou tenue de ville - Nesse caso, há um pouco mais de formalidade. Um salto e um vestido caprichado são bem-vindos. Para os homens, não há necessidade de gravata, mas se pode usar blazer sobre a camisa. Troque a calça jeans por uma de gabardine ou brim.

Traje social, social completo ou passeio completo - As mulheres devem optar por vestidos de tecidos nobres (seda, musselina, bordados) e os homens, terno e gravata.

Black-tie ou traje a rigor - A indicação é smoking para os homens e vestidos longos para as mulheres. Brilhos e joias completam o visual feminino, como também um bom penteado.

16) Enochatos
Hoje tem se confundido bons conhecimentos de vinho com exibicionismo. Os conhecedores apreciam um bom vinho e, se percebem que há alguém à mesa que também gosta, faz comentários sobre a bebida. Já o enochato fala sempre para qualquer pessoa e, muitas vezes, estudou vinhos só para mostrar que conhece. "Nesse caso, é melhor procurar uma confraria onde todos se reúnem para falar de vinhos, já que ninguém é obrigado a conhecer e gostar da bebida fora desse meio", diz Célia.

17) Barulho no vizinho tarde da noite
A consultora de etiqueta Célia Leão só usa Havaianas e Crocs em seu apartamento para não fazer barulho. "Certa vez, meus vizinhos deixaram um pacotinho de chocolates e um bilhete se desculpando por uma festa que iriam dar à noite", conta. Enfim, a civilidade é o mote desse tipo de relacionamento, já que você provavelmente vai cruzar com seus vizinhos algum dia. E, se o barulho for muito alto e fora de hora, apele ao síndico.

18) Zíper aberto
Aviso ou não aviso? Primeiro, pense: você gostaria de passar pelo constrangimento de desfilar por aí de zíper aberto? Claro que não. Então faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você: "Avise, olhando nos olhos da pessoa", ensina Célia. "Evite usar códigos e mímicas, que só pioram a situação. Apenas fale e resolva a situação de forma natural", diz Fábio.

19) Homem sempre dá passagem à mulher?
Sim, o homem fica atrás da mulher. Mas, para Fábio, há exceções. O homem entra antes no restaurante, pois é ele que fala com o gerente sobre a reserva da mesa. Outro caso: ao descer escadas, para dar suporte à mulher caso ela tropece, por exemplo. Já para subir a escada, Célia aconselha o homem ir atrás só ser for marido ou namorado. "Se for um colega de trabalho, por exemplo, deve ir primeiro. Afinal, a mulher pode se sentir mal se estiver de saia ou calça justa", explica.

20) Visita ao recém-nascido

Evite pegar o bebê no colo e dar beijinhos, pois ele acabou de vir ao mundo e ainda não desenvolveu seu sistema imunológico. "O bebê não é um brinquedo", lembra Fábio. A visita deve ser rápida, de no máximo 15 minutos na maternidade. Em casa, só apareça se for amigo íntimo. Caso contrário, lembre que a mãe pode estar inchada, cansada e se adaptando à nova rotina. Se for, permaneça no máximo por meia hora.

APLAUSOS: Letícia de modelete

Esta modelete , Letícia Gusman Carvalho, tem futuro! Ela com apenas 4 anos, ARRASA! esbanja charme, elegância e simpatia como "top model intantil", além do que divulga ter bastante aceitação. Muito orgulhosa de minha netinha, maravilha n6 desta Vovó!




CONFIRA OS LINDOS PIJAMAS moda adulto e infantil
Veja o catálogo -  Acesse e encomende : CLICANDO AQUI

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Como Combinar as Cores da Gravata, do Terno e da Camisa


Escolhendo uma Camisa
Combinando a Gravata com a Camisa
Combinando o Terno com a Camisa e a Gravata
Infelizmente, muitos de nós não têm o benefício de ter um bom senso de moda quando se trata de escolher as roupas. Escolher o que vestir, mesmo para eventos simples e cotidianos, às vezes, pode ser complicado, mas combinar bem uma camisa, um terno e uma gravata em ocasiões especiais pode ser uma grande dor de cabeça. Não tema . 


1º Passo: Escolhendo uma Camisa

No geral, tente combinar a camisa e a gravata antes de se preocupar com o terno. Enquanto que, em uma situação ideal, todos os três itens de vestuário deveriam combinar, é geralmente mais importante combinar entre si a camisa e a gravata do que combinar uma delas com o terno. Por quê? Porque você pode facilmente tirar o paletó, enquanto está preso com o que você escolher para usar em termos de camisa e gravata. Então, se você tem algo a dizer sobre o assunto, tente priorizar as roupas internas, em vez do terno.

Se estiver em dúvida, escolha um tom neutro, de cor sólida para a camisa social. Se você não tiver certeza de qual camisa social escolher quando você estiver montando um look, pode dar errado escolher aquela que combina com tudo. Quando se trata de camisas sociais brancas, a cor mais neutra de todas, é mais fácil de se trabalhar, uma vez que combina com quase todas as gravatas e ternos.
Outros tons suaves, de cores pálidas, especialmente o azul claro, também são altamente versáteis e oferecem uma variedade de opções em relação às gravatas.


Para um look mais ousado (e mais difícil), escolha uma camisa em tom pastel ou uma cor mais chamativa. A próxima da fila depois das camisas brancas são as de cores claras e em tons pastéis. Estas cores são bastante leves, mas não tão neutras quanto o branco e azul claro – as camisas de tom pastel permitem que você faça combinações impressionantes – ou catastróficas.





Por último, camisas sociais de cores fortes e chamativas oferecem possibilidades verdadeiramente únicas. Combinadas com a gravata certa, elas podem te deixar com um ar imperante, mas podem ficar berrantes ou ridículas quando combinadas com as gravatas inapropriadas.

Camisas pretas são uma exceção a este último grupo – elas são de cor escura e ousada, mas, assim como camisas brancas, são muito versáteis e combinam com a maioria dos tipos de gravata.

Escolha uma camisa listrada ou estampada para fazer combinações mais complexas. Claro que, nem todas as camisas sociais são de uma única cor sólida. Muitas camisas sociais são estampadas com listras finas (normalmente verticais, mas às vezes horizontais), enquanto outras têm bolinhas, costura diferente ou outras estampas. Em geral, quanto mais visível e mais complexa for a estampa da camisa, mais ela vai chamar a atenção, mas será mais difícil de combiná-la com a gravata e com o terno.

Para a maioria das ocasiões formais ou semiformais, você vai preferir escolher uma camisa com uma estampa modesta. Listras verticais finas de cores neutras (como branco e azul claro) são uma aposta segura, apesar de as estampas pequenas, como as bolinhas, também serem bastante manejáveis (especialmente quando pelo menos uma das cores da estampa é neutra).

Camisas com estampas mais complexas, como bordados no peito, às vezes ficam melhor sem gravatas, já que a estampa e a gravata podem competir por atenção. 
FOTOS RETIRADAS DA INTERNET

2º Passo: Combinando a Gravata com a Camisa

3º Passo: Combinando o Terno com a Camisa e a Gravata

Dicas de Etiquêtas: Trajes femininos

Encontrei na Internet, gostei da maioria das dicas, daí então resolvi compartilhar com as amigas que conectam, seguem  e curtem nosso Blog da Colunista.

        Seguir a moda não é o mais importante. Em matéria de vestir-se bem, o principal é estar sempre bem vestida de acordo consigo mesma.

        Evitar disparates que destoam de sua personalidade, sem artificialismo, escolhendo as roupas adequadas de acordo com o seu tipo físico.

        Não é com muito dinheiro que se faz uma elegante, a solução é simples, basta um pouco de charme e bom senso e a sua maneira de ser, estará solucionando o problema. Os pequenos truques devem ser aplicados, como decotes em "V", listas verticais para emagrecer, etc.

        Para que seu tipo seja aproveitado, as cores devem harmonizar com o tom de sua pele, dos olhos e de seus cabelos. Outro ponto é a simplicidade de suas roupas, quanto mais discreto e simples, mais elegante você estará. Se você não pode ou não quer gastar muito, tenha sempre roupas básicas; azul, marrom, vermelho e cinza, etc., que combinam com os acessórios básicos, permitindo uma boa variação com o pouco que você possui. Um vestido clássico de cor neutra, um talleur, uma saia lisa, que varia com diferentes blusas, um vestido passeio, uma flor, encharpe ou joia pode transformá-los em mais ou menos habillé, dependendo somente de sua imaginação.

        Não queira parecer o que você não é. Se você é esportiva não queira ser sofisticada ou vice-versa.

- Pela manhã os trajes são sempre o mais simples possível, o sapato de salto mais baixo, a bolsa é esportiva. Cabe também nessas horas para uma compra a saia e blusa que é uma solução econômica de fácil adaptação.
- Para Missa ou almoço, ou mesmo casamento, o esporte fino é o ideal. Vestidos em cortes simples e esportivos, saia e blusa, chemisier, costumes sem grandes detalhes, saias compridas em algodão mas, tudo em bom tecido. Os sapatos e bolsa será também em esporte fino.
- A tarde ou a noite o traje mais requintado, que fica entre o esporte fino e o habillé, ou então ser permitido os brilhos e os tecidos transparentes para as que frequentam reuniões sociais, tudo o que há de melhor e mais fino e mais rico. A norma continua sendo a mesma, nada que esteja fora dos hábitos e da moda.
        Para o "chá das cinco", o talleur e o chemisier ainda é o mais fino. Um clipe de brilhante ou uma flor de pedra preciosa completa o traje. A bolsa e sapato devem ser de cromo ou camurça.
        Para viagem o terninho é o preferido. Para o campo a calça comprida, blusões, etc... Os shorts, os maiôs, as saias, saídas, biquínis, as bolsas grandes de palha, chapéus, sandálias, lenços, são preferidos para a praia. Se você é cheínha, não use biquíni e sim um maiô escuro.

A MODA DE ACORDO COM O TIPO FÍSICO
Triangular - deve desviar a atenção dos quadris e chamar a atenção para o busto. Evitar decotes em "V", saias claras, cavas pronunciadas, etc. É permitido todos os detalhes horizontais para o busto e verticais para o quadril.
Triangular invertido - deve chamar a atenção para os quadris e desviá-los do busto. Evitar golas grandes, babados na manga, decotes quadrados, mangas bufantes, lenços, colares junto ao pescoço. A blusa mais escura, a saia mais clara, decotes em "V", mangas japonesas, cavas pronunciadas, saias em pregas, bolsos, etc...
Longilínio - este tipo é privilegiado, altura cima de 1,65m. Tudo é permitido: usar duas cores, túnicas em tons diferentes, cintos largos, mangas bufantes, saia de babados, casacos e capas ajustados na cintura e listas horizontais se for magra.
Mignon - evitar estilo vamp, penteados altíssimos, listras horizontais, vestidos curtos demais, duas cores, saltos altos demais, saias amplas, bolsas grandes, saias de babados e golas grandes. Usar golinhas fechadas, vestidos tubinhos, todos os motivos verticais, estilo império, estampados miúdos, cintura alta, bolero e saia evasé.
Gorda e Baixa - usar decote barco, cintura marcada, saia evasé, vestido aberto na frente, duas peças, todos os detalhes verticais, saia reta com casaquinho solto, vestido  tubinho, cores escuras e manga 3/4.
Igual ou assimétrico - usar listras verticais, mangas japonesas, cavas americana, decote em "V", vestido estilo princesa, ridingote, cintos finos jamais repetir detalhes e mangas trabalhadas.
Cores claras engordam e escura emagrece, tecidos foscos e pesados com caimento não engordam, tecidos brilhantes engordam.


ADAPTAR A MAQUILAGEM AO VESTUÁRIO
Cores quentes - amarelo, coral e vermelho. Maquilagem vibrante.
Cores frias - azul, verde e violeta. Maquilagem fria.
Cores neutra - branco, marrom, bege, preto, cinza, etc. Maquilagem neutra.
Morena - cores alegres, vermelho, coral, branco, verde, amarelo, verde-amarelado, azul, azul-claro, etc.
Ruivas - rosa, verde, lilás, roxo batata, azulão, etc.
Louras - rosa em todos os tons, bordeux, roxo, verde, marrom, verde escuro, etc.
Grisalhas - cor pastel, verde claro, azul claro, lilás, etc. Usar cores claras próximo ao rosto. Colares, lenços, etc.
Para todas as mulheres: azul em todos os seus tons.

ACESSÓRIOS
        Podem levantar ou soterrar a toalete. As roupas poderão ser simples mas os acessórios terão que ser de boa qualidade.     
        Planejar a roupa e os acessórios é obrigação de toda mulher elegante. Combinar lenços, echarpes, colares, pulseiras, brincos, flores, etc., tudo de acordo com o seu tipo físico.
        Usar uma cinta de acordo com o físico, um soltem do tamanho do busto. Calcinhas, soltem, anágua, devem ser da mesma cor. As camisolas, pijamas, etc. , da melhor qualidade. É preferível pouco, mas de boa qualidade.

SAPATOS
        É necessário um complemento preto para qualquer ocasião, um marrom para o dia. Não é necessário a bolsa combinando com o sapato, neste caso está incluído os esportes, esportes finos, abale, mas devemos estar de acordo com a moda e o nosso gosto pessoal.
REGRAS GERAL PARA SAPATOS
         "Sapatos" com enfeites horizontais no peito do pé, engrossam as pernas, verticais afinam. Sapatos com gazeia alta, também engrossam mas encurtam as pernas. Sapatos bicolores, escuros ou clássicos, diminuem as pernas.
Sapatos esportes - são de salto alto, mocas sim, saltos mais grossos, pespontado, com fivelas, correntes e tiras sobre o pé, são usados em compras, trabalho, passeio informal durante o dia, viagem informal, cinema, campo, etc.
Sapatos passeio fino - Verniz, pelica, camurça fina, cromo, crocodilo, cobra e NASA. São mais clássicos e indicados para passeio em geral. Jantares em restaurantes, jantar informal, passeio durante o dia e a noite, cinema, teatros, desfiles, coquetel informal,  reuniões, chás, etc. Para as compras se gosta de estar chique e ir depois a um passeio especial, "usar meias".
Sapatos toalete - Gorgorão, cetim, do mesmo tecido do vestido, perlê prateado, dourado, e lezard dourado, ou prateado. É obrigatório meias. Usa-se com vestuário  habillé como: seda pura, gases, tecidos cintilantes, prateado ou dourado, vaporosos, enfim, tecidos para toalete. È próprio para casamentos, jantar formal, coquetel formal, recital de gala, teatro, formaturas, reuniões formal, etc. Usa-se somente após as 17:00 horas.

LEMBRETES
Sapatos de salto bem alto é condenado para as baixinhas.
Se usar sapatos com duas cores, combinem a bolsa com uma das cores.
Sapatos clássicos servem para qualquer tipo físico.
Sandálias de praia não permitem meias.
Sandálias passeio permitem meias próprias.

BOLSAS
Esporte - Sacolas, tiracola, ráfia, crochê, napa, contas foscas, de fibra, etc. É para serem usadas até às 16 horas e em passeios no campo, compras, viagens informais, praias, piscina, etc. Usa-se com vestido esporte ou trajes esportes, calças compridas, etc.
Passeio fino - Oval, redonda, quadrada, comprida, retangular, etc., de pelica, verniz, napa, cromo, tecido ráfia, crocodilo, cobre, etc. Para ser usada depois das 12 horas, em chá, desfile, teatro, festa, reuniões, cinema, casamento informal (pela manhã) com traje passeio fino.
TOALETES
        Em tamanho pequeno, redonda ou quadrada, retangular, oval, etc. Confeccionadas em ouro, pérolas, vidrilhos, pedrarias, strass, em tecidos do próprio vestido, crochê, e bordados, etc. Devem ser usadas depois das 17 horas, em festas ou reuniões formais como casamento, etc. Para o vestido bordado a "bolsa" acompanha o bordado do vestido, poderá ser lisa, se o vestido for trabalhado. As caixas de ouro ou tartaruga, para pó de arroz (minaudiéres) vai bem com trajes habillé ou meio habillé. Bolsas de tartaruga, também são permitidas, tanto para habillé como para passeio fino.

JOIAS
            Não se misturam pedras preciosas de cores variadas, ex: rubis com esmeraldas ou safiras; somente o brilhante por ser transparente, pode estar em companhia de pedras de cor. Também não se misturam joias verdadeiras com joias fantasias., porque sem valorizar  as últimas, se depreciam as primeiras. A noite, usam-se pulseiras sobre as luvas, não é muito bonito mas é certo. Os anéis sobre as luvas devem ser deixados para os príncipes da igreja para serem beijados. A mulher jamais usará. Quando se usa brincos grandes caídos sobre o pescoço, não se usa o colar, eles não dariam bem. "Não se usa broche" com vestido estampado. "Não se usa broche" de estilo antigo com vestido de linha moderna.
Broches - Medalhas, moedas de ouro, prata, cobre, madeira e material fosco são "broches esportivos".
- Ouro trabalhado com pedras de brilho, platina com brilhantes, pérolas com platinas são broches broches habillé. Usando o broche mais alto dará a ilusão de mais altura.
ANÉIS - Ouro puro, prata, cobre, aliança de ouro, tartaruga e madeira. Aliança de ouro com pedras foscas é para o dia. (Anéis esportes).
- Chuveiros de platina com brilhantes, alianças de brilhante, solitário, etc. O solitário poderá ser usado sempre (Anéis habillé).
Brincos - são os de fantasia, pedras foscas, ouro pesado e prata, são esportes.
- Com pedras de brilho, ouro com pedras de brilho e strass, pérolas brilhantes, etc., são (brincos habillé). Os de pérolas não sendo pingentes poderá ser usado durante o dia. Quando usar óculos com pedras evitar brincos.
Pulseiras - As esportes obedecem as regras dos anéis. Num braço pode-se usar de uma até quatro pulseiras, ou em cada braço uma pulseira.
Pulseira habillé - pérolas, platinas com brilhantes pedras de brilho , ouro com brilhante.

COLAR
        Tantos os "esportes" como os "habillé" obedecem as regras dos anéis e broches. Colar de pérola de um só fio é esporte, de mais fios é habillé. Não usar colar de pérola com brinco de ouro, ou vice-versa.
JOIAS ESPORTES
        Ouro pesado, prata, cobre, pedras foscas, pérolas de um fio, etc...
JOIAS HABILLÉ
        Pedras de brilho, pérolas montadas em platina, brilhante com platina, relógio de brilhantes com tampa, etc...

LUVAS
        Formandas, debutantes, cerimônia de casamento, conferência, teatro, cinema, podem estar de luvas calçadas. Só na hora de cumprimentar retiram as luvas, primeiro à direita em seguida a esquerda.
- Debutantes e formandas, podem dançar com luvas calçadas.
- Missas e comunhões são assistidas sem luvas.
- Não se entra em casa de ninguém com mãos enluvadas.
- Mãos enluvadas para enterro é distinto.
- Não compre nunca luvas de nylon, rendas transparentes.
- Vestidos e costumes de manga 3/4, a luva deve estar na manga. Com mangas compridas, luvas curtas.
- Só mulheres altas, poderão usar luvas compridas.
- O ideal em luvas é o 3/4.
- Existe a luva helanca, que é para todas as ocasiões.
- A luva bege, branca, gelo, é sempre correto. 
- Exceção para o complemento prata ou ouro.

PELES
Peles esportes - Onça, leopardo, carneiro chinês, bezerro, jaguar, macaco, foca, lontra, astrakan, coelho, prestam-se para casacos e golas, chapéu, bolsas, punhos, para viagens em geral, esporte de inverno e casamento pela manhã. Mulheres baixas não deverão usar peles altas.
Peles passeio - Usa-se para viagens internacionais, casamentos, jantares, recepções, missas. Vison selvagem, pedigree, marta, etc. São peles passeio fino.
Peles toaletes - Prestam-se para tudo acima. Usa-se para recitais de gala, casamentos à tarde, jantares formais, boates, etc. São: chinchila, vison, vison prateado, azul topázio, renard, arminho branco, etc...

FLORES -
Flores Esportes  - Margarida, Miguet, Violetas, Camélias, Flores do Campo, Cravo, etc...
 Toaletes - Rosa em botão ou aberta, orquídea, camélia de tecido brilhante, etc. Não colocar o cabo virado para o pescoço.

MEIAS
Meias escuras - afinam as pernas.
Meias claras - engrossam as pernas.
Meias sem costura - engrossam as pernas.
Meias com costuras - afinam as pernas.
        As meias devem assemelhar-se a cor das pernas, escolha à luz solar.
        Meias são indispensáveis, quando se usa chapéu e luva.
        Quando usar "meias-calças" procure esticá-las desde o pé e não apenas a parte de cima. Ficam mal colocadas. Evite meias avermelhadas com vestido escuro. As meias coloridas, devem combinar com o sapato e ter harmonia com o vestido. Meias trabalhadas ou rendadas deve ser usada com sapatos fechados. Para sandálias, meias sem reforço na ponta do pé e no calcanhar.

 CHAPÉUS
        Podem ser esportes ou habillé. Seus feitos variam de acordo com a moda e sua confecção, deve atender ao tipo físico do rosto e estatura. Abas largas só para mulheres altas. Tocado no alto aumenta a estatura, mas deve haver proporção. Chapéus enfeitados com flores, de palha são para o verão e a primavera. Chapéus de véu, tecidos habillé e fitas, é indicado para viagens internacionais, casamentos pela manhã, missas de formaturas e jóquei. Usa-se o mesmo estilo para casamentos formais, missas à tarde, formatura, mas em tecido "habillé".
Não usar chapéu em jantares, mas permanece com ele em recepções após um casamento.

ÓCULOS
        É difícil os óculos embelezar um mulher, se tiver que usá-los, escolher com discrição e bom gosto. Escolha de acordo com o formato do rosto. Se os cabelos forem grisalhos o cinza vai bem, para as louras óculos marrom e suas variações.

ECHARPES
Esportes - pequenas, estampadas, lisas, no pescoço ou na bolsa.
Habillé - longas de tecido do vestido, na mesma cor ou contrastante. Podem ser: simples, com franjas de prata, ouro ou seda, ou bordadas.

CINTOS
        Qualquer material, tecido, verniz, couro de todos os tipos bordado fosco, etc., para cintos "esportes". Cintos com pérola, pedras brilhantes, vidrilhos, etc., de tecidos, habillé, etc., bordados em ouro e fios prateados são para cintos "habillé". 
        Mulher cheínha é preferível não usar cinto. Mulher de corpo curto não deve usar cintos. Cintos largos engrossam a cintura e encurtam o corpo, estreito e escuro afina a cintura.

ESTOLAS
        Não usar estolas de pelo com vestidos transparentes ou estampados. Estolas de pelo é para vestido habillé. Mocinhas deverão usar peles no pescoço, punhos e golas, não usar casacos ou estola.

PERFUMES
        Não exagere nos perfumes, use discretamente o seu perfume preferido. Escolha-o cuidadosamente, experimente diversos até encontrar o que agrada não somente a você, mas também ao seu noivo, marido ou namorado. É uma vez feita a escolha, fique nele. Não mude sempre, pois assim o perfume, para os que lhe são caros, acabará marcando a sua presença e lembrando-a na ausência. O perfume deve marcar a personalidade da mulher. Se ela é suave, delicada, o perfume seja extrato ou colônia, terá que ser suave. Se tem personalidade forte, também assim será o perfume.

Exemplos de perfumes:
Para mulheres: Caron, Carven, Chanel, Cherany, Christian Dior, Dioríssimo, Magie Lancôme, Pierre Cardin, etc.
Para homens: Arpeje, Topase, Cabocha, Replique, Badit, Marcel Rochas, Misouke.