segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Dicas de Etiquêtas: Trajes femininos

Encontrei na Internet, gostei da maioria das dicas, daí então resolvi compartilhar com as amigas que conectam, seguem  e curtem nosso Blog da Colunista.

        Seguir a moda não é o mais importante. Em matéria de vestir-se bem, o principal é estar sempre bem vestida de acordo consigo mesma.

        Evitar disparates que destoam de sua personalidade, sem artificialismo, escolhendo as roupas adequadas de acordo com o seu tipo físico.

        Não é com muito dinheiro que se faz uma elegante, a solução é simples, basta um pouco de charme e bom senso e a sua maneira de ser, estará solucionando o problema. Os pequenos truques devem ser aplicados, como decotes em "V", listas verticais para emagrecer, etc.

        Para que seu tipo seja aproveitado, as cores devem harmonizar com o tom de sua pele, dos olhos e de seus cabelos. Outro ponto é a simplicidade de suas roupas, quanto mais discreto e simples, mais elegante você estará. Se você não pode ou não quer gastar muito, tenha sempre roupas básicas; azul, marrom, vermelho e cinza, etc., que combinam com os acessórios básicos, permitindo uma boa variação com o pouco que você possui. Um vestido clássico de cor neutra, um talleur, uma saia lisa, que varia com diferentes blusas, um vestido passeio, uma flor, encharpe ou joia pode transformá-los em mais ou menos habillé, dependendo somente de sua imaginação.

        Não queira parecer o que você não é. Se você é esportiva não queira ser sofisticada ou vice-versa.

- Pela manhã os trajes são sempre o mais simples possível, o sapato de salto mais baixo, a bolsa é esportiva. Cabe também nessas horas para uma compra a saia e blusa que é uma solução econômica de fácil adaptação.
- Para Missa ou almoço, ou mesmo casamento, o esporte fino é o ideal. Vestidos em cortes simples e esportivos, saia e blusa, chemisier, costumes sem grandes detalhes, saias compridas em algodão mas, tudo em bom tecido. Os sapatos e bolsa será também em esporte fino.
- A tarde ou a noite o traje mais requintado, que fica entre o esporte fino e o habillé, ou então ser permitido os brilhos e os tecidos transparentes para as que frequentam reuniões sociais, tudo o que há de melhor e mais fino e mais rico. A norma continua sendo a mesma, nada que esteja fora dos hábitos e da moda.
        Para o "chá das cinco", o talleur e o chemisier ainda é o mais fino. Um clipe de brilhante ou uma flor de pedra preciosa completa o traje. A bolsa e sapato devem ser de cromo ou camurça.
        Para viagem o terninho é o preferido. Para o campo a calça comprida, blusões, etc... Os shorts, os maiôs, as saias, saídas, biquínis, as bolsas grandes de palha, chapéus, sandálias, lenços, são preferidos para a praia. Se você é cheínha, não use biquíni e sim um maiô escuro.

A MODA DE ACORDO COM O TIPO FÍSICO
Triangular - deve desviar a atenção dos quadris e chamar a atenção para o busto. Evitar decotes em "V", saias claras, cavas pronunciadas, etc. É permitido todos os detalhes horizontais para o busto e verticais para o quadril.
Triangular invertido - deve chamar a atenção para os quadris e desviá-los do busto. Evitar golas grandes, babados na manga, decotes quadrados, mangas bufantes, lenços, colares junto ao pescoço. A blusa mais escura, a saia mais clara, decotes em "V", mangas japonesas, cavas pronunciadas, saias em pregas, bolsos, etc...
Longilínio - este tipo é privilegiado, altura cima de 1,65m. Tudo é permitido: usar duas cores, túnicas em tons diferentes, cintos largos, mangas bufantes, saia de babados, casacos e capas ajustados na cintura e listas horizontais se for magra.
Mignon - evitar estilo vamp, penteados altíssimos, listras horizontais, vestidos curtos demais, duas cores, saltos altos demais, saias amplas, bolsas grandes, saias de babados e golas grandes. Usar golinhas fechadas, vestidos tubinhos, todos os motivos verticais, estilo império, estampados miúdos, cintura alta, bolero e saia evasé.
Gorda e Baixa - usar decote barco, cintura marcada, saia evasé, vestido aberto na frente, duas peças, todos os detalhes verticais, saia reta com casaquinho solto, vestido  tubinho, cores escuras e manga 3/4.
Igual ou assimétrico - usar listras verticais, mangas japonesas, cavas americana, decote em "V", vestido estilo princesa, ridingote, cintos finos jamais repetir detalhes e mangas trabalhadas.
Cores claras engordam e escura emagrece, tecidos foscos e pesados com caimento não engordam, tecidos brilhantes engordam.


ADAPTAR A MAQUILAGEM AO VESTUÁRIO
Cores quentes - amarelo, coral e vermelho. Maquilagem vibrante.
Cores frias - azul, verde e violeta. Maquilagem fria.
Cores neutra - branco, marrom, bege, preto, cinza, etc. Maquilagem neutra.
Morena - cores alegres, vermelho, coral, branco, verde, amarelo, verde-amarelado, azul, azul-claro, etc.
Ruivas - rosa, verde, lilás, roxo batata, azulão, etc.
Louras - rosa em todos os tons, bordeux, roxo, verde, marrom, verde escuro, etc.
Grisalhas - cor pastel, verde claro, azul claro, lilás, etc. Usar cores claras próximo ao rosto. Colares, lenços, etc.
Para todas as mulheres: azul em todos os seus tons.

ACESSÓRIOS
        Podem levantar ou soterrar a toalete. As roupas poderão ser simples mas os acessórios terão que ser de boa qualidade.     
        Planejar a roupa e os acessórios é obrigação de toda mulher elegante. Combinar lenços, echarpes, colares, pulseiras, brincos, flores, etc., tudo de acordo com o seu tipo físico.
        Usar uma cinta de acordo com o físico, um soltem do tamanho do busto. Calcinhas, soltem, anágua, devem ser da mesma cor. As camisolas, pijamas, etc. , da melhor qualidade. É preferível pouco, mas de boa qualidade.

SAPATOS
        É necessário um complemento preto para qualquer ocasião, um marrom para o dia. Não é necessário a bolsa combinando com o sapato, neste caso está incluído os esportes, esportes finos, abale, mas devemos estar de acordo com a moda e o nosso gosto pessoal.
REGRAS GERAL PARA SAPATOS
         "Sapatos" com enfeites horizontais no peito do pé, engrossam as pernas, verticais afinam. Sapatos com gazeia alta, também engrossam mas encurtam as pernas. Sapatos bicolores, escuros ou clássicos, diminuem as pernas.
Sapatos esportes - são de salto alto, mocas sim, saltos mais grossos, pespontado, com fivelas, correntes e tiras sobre o pé, são usados em compras, trabalho, passeio informal durante o dia, viagem informal, cinema, campo, etc.
Sapatos passeio fino - Verniz, pelica, camurça fina, cromo, crocodilo, cobra e NASA. São mais clássicos e indicados para passeio em geral. Jantares em restaurantes, jantar informal, passeio durante o dia e a noite, cinema, teatros, desfiles, coquetel informal,  reuniões, chás, etc. Para as compras se gosta de estar chique e ir depois a um passeio especial, "usar meias".
Sapatos toalete - Gorgorão, cetim, do mesmo tecido do vestido, perlê prateado, dourado, e lezard dourado, ou prateado. É obrigatório meias. Usa-se com vestuário  habillé como: seda pura, gases, tecidos cintilantes, prateado ou dourado, vaporosos, enfim, tecidos para toalete. È próprio para casamentos, jantar formal, coquetel formal, recital de gala, teatro, formaturas, reuniões formal, etc. Usa-se somente após as 17:00 horas.

LEMBRETES
Sapatos de salto bem alto é condenado para as baixinhas.
Se usar sapatos com duas cores, combinem a bolsa com uma das cores.
Sapatos clássicos servem para qualquer tipo físico.
Sandálias de praia não permitem meias.
Sandálias passeio permitem meias próprias.

BOLSAS
Esporte - Sacolas, tiracola, ráfia, crochê, napa, contas foscas, de fibra, etc. É para serem usadas até às 16 horas e em passeios no campo, compras, viagens informais, praias, piscina, etc. Usa-se com vestido esporte ou trajes esportes, calças compridas, etc.
Passeio fino - Oval, redonda, quadrada, comprida, retangular, etc., de pelica, verniz, napa, cromo, tecido ráfia, crocodilo, cobre, etc. Para ser usada depois das 12 horas, em chá, desfile, teatro, festa, reuniões, cinema, casamento informal (pela manhã) com traje passeio fino.
TOALETES
        Em tamanho pequeno, redonda ou quadrada, retangular, oval, etc. Confeccionadas em ouro, pérolas, vidrilhos, pedrarias, strass, em tecidos do próprio vestido, crochê, e bordados, etc. Devem ser usadas depois das 17 horas, em festas ou reuniões formais como casamento, etc. Para o vestido bordado a "bolsa" acompanha o bordado do vestido, poderá ser lisa, se o vestido for trabalhado. As caixas de ouro ou tartaruga, para pó de arroz (minaudiéres) vai bem com trajes habillé ou meio habillé. Bolsas de tartaruga, também são permitidas, tanto para habillé como para passeio fino.

JOIAS
            Não se misturam pedras preciosas de cores variadas, ex: rubis com esmeraldas ou safiras; somente o brilhante por ser transparente, pode estar em companhia de pedras de cor. Também não se misturam joias verdadeiras com joias fantasias., porque sem valorizar  as últimas, se depreciam as primeiras. A noite, usam-se pulseiras sobre as luvas, não é muito bonito mas é certo. Os anéis sobre as luvas devem ser deixados para os príncipes da igreja para serem beijados. A mulher jamais usará. Quando se usa brincos grandes caídos sobre o pescoço, não se usa o colar, eles não dariam bem. "Não se usa broche" com vestido estampado. "Não se usa broche" de estilo antigo com vestido de linha moderna.
Broches - Medalhas, moedas de ouro, prata, cobre, madeira e material fosco são "broches esportivos".
- Ouro trabalhado com pedras de brilho, platina com brilhantes, pérolas com platinas são broches broches habillé. Usando o broche mais alto dará a ilusão de mais altura.
ANÉIS - Ouro puro, prata, cobre, aliança de ouro, tartaruga e madeira. Aliança de ouro com pedras foscas é para o dia. (Anéis esportes).
- Chuveiros de platina com brilhantes, alianças de brilhante, solitário, etc. O solitário poderá ser usado sempre (Anéis habillé).
Brincos - são os de fantasia, pedras foscas, ouro pesado e prata, são esportes.
- Com pedras de brilho, ouro com pedras de brilho e strass, pérolas brilhantes, etc., são (brincos habillé). Os de pérolas não sendo pingentes poderá ser usado durante o dia. Quando usar óculos com pedras evitar brincos.
Pulseiras - As esportes obedecem as regras dos anéis. Num braço pode-se usar de uma até quatro pulseiras, ou em cada braço uma pulseira.
Pulseira habillé - pérolas, platinas com brilhantes pedras de brilho , ouro com brilhante.

COLAR
        Tantos os "esportes" como os "habillé" obedecem as regras dos anéis e broches. Colar de pérola de um só fio é esporte, de mais fios é habillé. Não usar colar de pérola com brinco de ouro, ou vice-versa.
JOIAS ESPORTES
        Ouro pesado, prata, cobre, pedras foscas, pérolas de um fio, etc...
JOIAS HABILLÉ
        Pedras de brilho, pérolas montadas em platina, brilhante com platina, relógio de brilhantes com tampa, etc...

LUVAS
        Formandas, debutantes, cerimônia de casamento, conferência, teatro, cinema, podem estar de luvas calçadas. Só na hora de cumprimentar retiram as luvas, primeiro à direita em seguida a esquerda.
- Debutantes e formandas, podem dançar com luvas calçadas.
- Missas e comunhões são assistidas sem luvas.
- Não se entra em casa de ninguém com mãos enluvadas.
- Mãos enluvadas para enterro é distinto.
- Não compre nunca luvas de nylon, rendas transparentes.
- Vestidos e costumes de manga 3/4, a luva deve estar na manga. Com mangas compridas, luvas curtas.
- Só mulheres altas, poderão usar luvas compridas.
- O ideal em luvas é o 3/4.
- Existe a luva helanca, que é para todas as ocasiões.
- A luva bege, branca, gelo, é sempre correto. 
- Exceção para o complemento prata ou ouro.

PELES
Peles esportes - Onça, leopardo, carneiro chinês, bezerro, jaguar, macaco, foca, lontra, astrakan, coelho, prestam-se para casacos e golas, chapéu, bolsas, punhos, para viagens em geral, esporte de inverno e casamento pela manhã. Mulheres baixas não deverão usar peles altas.
Peles passeio - Usa-se para viagens internacionais, casamentos, jantares, recepções, missas. Vison selvagem, pedigree, marta, etc. São peles passeio fino.
Peles toaletes - Prestam-se para tudo acima. Usa-se para recitais de gala, casamentos à tarde, jantares formais, boates, etc. São: chinchila, vison, vison prateado, azul topázio, renard, arminho branco, etc...

FLORES -
Flores Esportes  - Margarida, Miguet, Violetas, Camélias, Flores do Campo, Cravo, etc...
 Toaletes - Rosa em botão ou aberta, orquídea, camélia de tecido brilhante, etc. Não colocar o cabo virado para o pescoço.

MEIAS
Meias escuras - afinam as pernas.
Meias claras - engrossam as pernas.
Meias sem costura - engrossam as pernas.
Meias com costuras - afinam as pernas.
        As meias devem assemelhar-se a cor das pernas, escolha à luz solar.
        Meias são indispensáveis, quando se usa chapéu e luva.
        Quando usar "meias-calças" procure esticá-las desde o pé e não apenas a parte de cima. Ficam mal colocadas. Evite meias avermelhadas com vestido escuro. As meias coloridas, devem combinar com o sapato e ter harmonia com o vestido. Meias trabalhadas ou rendadas deve ser usada com sapatos fechados. Para sandálias, meias sem reforço na ponta do pé e no calcanhar.

 CHAPÉUS
        Podem ser esportes ou habillé. Seus feitos variam de acordo com a moda e sua confecção, deve atender ao tipo físico do rosto e estatura. Abas largas só para mulheres altas. Tocado no alto aumenta a estatura, mas deve haver proporção. Chapéus enfeitados com flores, de palha são para o verão e a primavera. Chapéus de véu, tecidos habillé e fitas, é indicado para viagens internacionais, casamentos pela manhã, missas de formaturas e jóquei. Usa-se o mesmo estilo para casamentos formais, missas à tarde, formatura, mas em tecido "habillé".
Não usar chapéu em jantares, mas permanece com ele em recepções após um casamento.

ÓCULOS
        É difícil os óculos embelezar um mulher, se tiver que usá-los, escolher com discrição e bom gosto. Escolha de acordo com o formato do rosto. Se os cabelos forem grisalhos o cinza vai bem, para as louras óculos marrom e suas variações.

ECHARPES
Esportes - pequenas, estampadas, lisas, no pescoço ou na bolsa.
Habillé - longas de tecido do vestido, na mesma cor ou contrastante. Podem ser: simples, com franjas de prata, ouro ou seda, ou bordadas.

CINTOS
        Qualquer material, tecido, verniz, couro de todos os tipos bordado fosco, etc., para cintos "esportes". Cintos com pérola, pedras brilhantes, vidrilhos, etc., de tecidos, habillé, etc., bordados em ouro e fios prateados são para cintos "habillé". 
        Mulher cheínha é preferível não usar cinto. Mulher de corpo curto não deve usar cintos. Cintos largos engrossam a cintura e encurtam o corpo, estreito e escuro afina a cintura.

ESTOLAS
        Não usar estolas de pelo com vestidos transparentes ou estampados. Estolas de pelo é para vestido habillé. Mocinhas deverão usar peles no pescoço, punhos e golas, não usar casacos ou estola.

PERFUMES
        Não exagere nos perfumes, use discretamente o seu perfume preferido. Escolha-o cuidadosamente, experimente diversos até encontrar o que agrada não somente a você, mas também ao seu noivo, marido ou namorado. É uma vez feita a escolha, fique nele. Não mude sempre, pois assim o perfume, para os que lhe são caros, acabará marcando a sua presença e lembrando-a na ausência. O perfume deve marcar a personalidade da mulher. Se ela é suave, delicada, o perfume seja extrato ou colônia, terá que ser suave. Se tem personalidade forte, também assim será o perfume.

Exemplos de perfumes:
Para mulheres: Caron, Carven, Chanel, Cherany, Christian Dior, Dioríssimo, Magie Lancôme, Pierre Cardin, etc.
Para homens: Arpeje, Topase, Cabocha, Replique, Badit, Marcel Rochas, Misouke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!