sábado, 10 de novembro de 2012

Preconceito Racial – O que é isso?




"O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a segregação, a discriminação e o ódio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Historicamente, uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas.

Enquanto todos os seres humanos pertencem à mesma espécie, Homo sapiens, as raças se distinguem umas das outras por características como cor e textura do cabelo, cor da pele, cor e formato dos olhos, o tamanho de partes/membros do corpo e os órgãos faciais. Embora os cientistas tenham chegado à conclusão de que essas diferenças entre os povos são superficiais e que a humanidade tem mais características em comum do que diferentes, a própria humanidade continua a ver os outros de acordo com características que são percebidas externamente.

De fato, os seres humanos são aparentemente diferentes; o problema surge quando os sintomas da doença tornam-se evidentes: a intolerância, a separação e o ódio. De uma forma positiva, alguém pode aceitar as diferenças dos povos em toda a face da terra e maravilhar-se com a singularidade dos indivíduos que vivem em uma parte diferente do mundo ou na sua vizinhança. O preconceito racial perverte essa singularidade das raças e enxerga essas diferenças como algo que separa os indivíduos uns dos outros, com um grupo sendo inferior ao outro".

Diga não ao preconceito pois perante Deus todos somos iguais ! 

Finalista Projeto Estudantil


Vem ai mais um MEGA Desfile do Espaço Mulher . Dia 23 de Novembro (Sexta-Feira) as 20:30 No Clube Canto Verde .Com Muita gente Bonita e Muita Musica Boa Com Os Melhores Dj´s da Região : LeandroDj Muriaé e Dj Jean Luiz 


Conforme prometido as três primeiras colocadas irão ser presenteadas com mimos oferecidos pela JOAN JOIAS, BOTICÁRIO E FRUTO PROIBIDO  em parceria com o site Muriaé na Web, conseguidos por esta colunista.

"Mulheres que Inovam"


Campanha incentivará mulheres à qualificação em profissões "masculinas" SPM-PR e MDS lançam "Mulheres que Inovam" na segunda, 12/11, no Palácio do Planalto; parceria com a Globo, comercial da campanha é protagonizado por uma das "maridas" de "Fina Estampa"

Mulheres em trabalho masculino
      
Brasília, 9 – Para incentivar o público feminino a buscar cursos de capacitação e qualificação profissional em setores tradicionalmente masculinos e que estão crescendo, como construção civil, indústria e informática, o governo federal vai lançar a ação Mulheres que Inovam – Campanha de Qualificação pelo Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria, nesta segunda-feira (12) em cerimônia no Palácio do Planalto.

Ministra Tereza Campello

As ministras do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, participam da solenidade. Durante o evento será lançado comercial para TV voltado às mulheres que buscam qualificação profissional e novas oportunidades de trabalho.

A atriz global Tânia Tôko

O comercial, produzido em parceria pela Globo, é protagonizado pela atriz Tania Toko, que viveu uma das "maridas" da novela "Fina Estampa", e será veiculado pela Globo e por emissoras que aderirem à campanha.

“Queremos romper com velhos preconceitos, como a de que trabalho feminino é leve e complementar ao masculino, ou ainda ligado aos afazeres domésticos”, assinala a ministra Eleonora Menicucci, da SPM. Acrescenta que, ao se capacitarem para operação de máquinas e desenvolverem suas competências técnicas, as mulheres ampliam as suas possibilidades profissionais e de novos empregos, além da melhoria salarial. De acordo com Eleonora Menicucci, a SPM atua para inserir as mulheres no mercado de trabalho formal e para superar as desigualdades sociais existentes no mundo do trabalho.

A ministra  Eleonora Menicucci

Cerimônia - Além de ministras, ministros, representantes do setor empresarial e parlamentares, a cerimônia do lançamento da campanha contará com a presença de mulheres que concluíram cursos do Pronatec em Aparecida de Goiânia-GO e Juazeiro do Norte em algumas dessas áreas não tradicionais.

O Pronatec Brasil Sem Miséria coordena a oferta de vagas de qualificação profissional para população em situação de extrema pobreza. São cursos de formação inicial e continuada voltados à inserção no mercado de trabalho. Atualmente, as mulheres representam cerca de 70% de seus alunos. No primeiro ano do Plano Brasil Sem Miséria, completado em junho passado, o programa ofereceu vagas em cerca de 190 cursos em 877 municípios de todo o país. Auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial de baixa tensão, recepcionista e costureiro estão entre os cursos mais procurados pelo público do Pronatec. Até agora já foram feitas mais de 230 mil matrículas, em todo o país.
Enviado por Vera Tabach para divulgação

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Recordar é viver : Providência e não coincidência


Minha mana e eu, estivemos grávidas na mesma época. Ambas na terceira gravidez. Nasceu Ludmila Braga Gusman, na noite do dia 25 de janeiro com diferença de 13 horas de Aline Braga Poiares na manhã do dia 26 de janeiro de 1978

 Aline macaense e Ludmila muriaeense 

E para completar o mistério de Deus ambas tiveram filhos no mesmo ano com diferença de dias.

Ludmila com Miguel filho de Aline e Aline com Letícia filha de Ludmila



2012- macaense Miguel neto de Telma e muriaeense Letícia neta de Tânia 

Trate seis desconfortos do dia a dia com remédios naturais

Azia, enjoo, tosse e até afta podem desaparecer com receitas simples. Achei aqui, nem sempre é preciso apelar para a farmácia na hora de resolver um problema.
Azia
Receita: Comer gengibre
Por que funciona: estudos mostram que o gingerol e shogoal presentes no gengibre são eficazes no controle de náuseas.  Riscos: contra indicado para pessoas com hipersensibilidade ao gengibre ou seus componentes. Dormencia na língua e olhos inchados após comer a raiz são sinais de alergia.

Cólica Menstrual
Receita: suco de abacaxi com couve
Por que funciona: a bromelina do abacaxi atua como antiinflamatória e os nutrientes cálcio e magnésio da couve são relaxantes musculares. Riscos: pessoas hipersensíveis ao abacaxi não devem tomar. Insônia

Insônia
Receita: Suco de maracujá adoçado com mel de laranjeira
Por que funciona: o maracujá é famoso por suas propriedades calmantes, sendo indicado para combater insônia, agitação, irritação e ansiedade. O mel de flor de laranjeira também tem propriedades calmantes.  Riscos: Pessoas diabéticas não podem consumir o mel, assim como menores de 1 ano de idade pelos riscos de botulismo.

Intestino preso
Receita: Aumente o consumo de fibras. Inclua a semente de linhaça em sucos ou frutas.
Por que funciona: as fibras aumentam o volume do bolo fecal facilitando sua eliminação. Riscos: pessoas que aumentam o consumo de fibras também precisam beber mais líquidos, senão há o risco da prisão de ventre piorar.

Afta
Receita: Fazer bochechos com água e própolis ou aplicar o spray diretamente sobre a afta  Por que funciona: o própolis tem função analgésica, cicatrizante e antiinflamatória  
Riscos: não existem contra indicações ao uso do própolis 

Tosse
Receita: Mel de eucalipto com gotas de própolis
Por que funciona: o mel ajuda na expectoração e diminui a irritação da garganta. O própolis é anti-inflamatório. Riscos: Pessoas diabéticas não podem consumir o mel, assim como menores de 1 ano de idade. 

O que rola na Sociarte da semana

Confira mais de perto o que rola na Coluna Social Sociarte  do jornal impresso semanal "A Notìcia" desta semana de novembro. Os jornais  já se encontram nas bancas da cidade mineira de Muriaé. A partir de então, essas notícias sociais passaram a ser destaque na mídia brasileira!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Nutrição no verão

Colaboração da nutricionista Mônica Thompson Goulart

Com a chegada do verão, fatores como a idade, peso, atividade física desenvolvida, assim como  a temperatura ambiente também influenciam nas nossas necessidades nutricionais. Estudos comprovam que a temperatura ambiente ideal para o ser humano, situa-se entre 18 a 22ºC. Durante o inverno, nosso organismo faz um esforço maior para se manter entre 36ºC, gastando mais calorias e fazendo com que a nossa necessidade de ingestão seja maior.

Contudo, com a proximidade do verão,  acontece o contrário, sobem as temperaturas e a nossa necessidade de energia diminui, isto podemos notar através da diminuição do apetite. Temos em nosso país, climas temperados e especificamente em Muriaé um clima mais alto durante as estações de primavera e verão.

É chegada a hora de consumir mais frutas antioxidantes, hortaliças, menos gordura, menos sal e mais água.
Para que a nossa dieta vá além de suas qualidades nutricionais estrita, vamos dar preferência aos alimentos da época, que além de demandarem menor quantidade de produtos químicos, não vão comprometer a nossa renda familiar.


Neste sentido, nossa Muriaé se beneficia com as feirinhas semanais e os hortufrutis, onde podemos observar a variedade de hortaliças cultivadas no município.


As hortaliças além de possuírem mais água, também nos fornecem sais minerais perdidos durante a transpiração.

Escolha a salada de sua preferência e consuma á vontade!

Confira as dicas para deixar a sua salada mais turbinada:

1-    Vinagre – além de ter baixo valor calorico, possui substancias antioxidantes, combate a hipertensão e a má digestão. Estudos comprovam que a ingestão de 4 colheres de chá por dia regulam os níveis de insulina no sangue.
2-    Azeite – Várias pesquisas comprovam os benefícios antioxidantes do azeite, além de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). O azeite extra virgem é o melhor  por que é a primeira prensagem da azeitona a frio e vai ter a acidez de no máximo 1%.
3-    Hortelã – Além de ser excelente para os combater os males do estomago, possui refrescância que combina muito bem com tomate, abobrinha e iogurte.
4-    Açafrão – Confere cor e sabor ás saladas, principalmente aos vinagretes.
5-    Salsinha – Pesquisa feita pela (UFJF) comprovou os benefícios diuréticos da salsinha, além de conter vitamina A que combate a inflamação e vitamin C que é um antioxidante.

Teatro: A Bruxinha que era Boa


O Teatro Gregório de Mattos Guerra, à Rua Arthur Bernardes, 50 - Centro - Muriaé - MG (prédio da Biblioteca Municipal), abre sua portas nesse 09 de novembro, 18h30, para a apresentação da peça teatral "A BRUXINHA QUE ERA BOA"
A peça que é uma adaptação da obra literária de MARIA CLARA MACHADO.encerra o ano letivo da Oficina Infanto juvenil sob a direção do ator  ELIELSON RODRIGUES. 

Maria Joaquina vira repórter no Domingo Legal neste domingo



Neste domingo, 11 às 11h, Larissa Manoela, a Maria Joaquina de Carrossel será repórter no Domingo Legal. A atriz mirim entrevistou  os amiguinhos da novela em meio a uma festa super divertida.

Ivete Sangalo fala sobre verdades e mentiras no Programa Eliana deste domingo


      Crédito: Artur Igrecias/SBT

        Neste domingo, 11, às 15h, vai rolar a festa no Programa Eliana. A apresentadora recebe no palco a cantora Ivete Sangalo, que vai agitar a galera com seus sucessos "Acelera aê", "Sorte Grande", "Na base do beijo", "Arerê", "No brilho desse olhar" e "Dançando". Ivete também  participa do quadro “ Manchetes”, onde ela comenta  sobre a veracidade das matérias publicadas sobre ela, dá  conselhos e  responde perguntas do público.

"A depressão durou 3 anos", confessa Buchecha no De Frente Com Gabi deste domingo


 Crédito: Carol Soares/SBT 

       Neste domingo, 11 de novembro, o "De Frente Com Gabi" recebe o cantor e compositor Claucirlei Jovêncio, mais conhecido pelo público como Buchecha. Nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Buchecha foi camelô, vendedor de picolé e servente de pedreiro antes de ingressar na carreira musical com o amigo Claudinho. Hoje em carreira solo, ele está lançando seu primeiro DVD e vem ao programa para falar sobre sua carreira e sua história. 

Confira as melhores frases da entrevista:
Fiquei em depressão mesmo, sem querer ver nem os familiares. Dentro de mim essa depressão durou 3 anos, mas tinha que continuar a trabalhar. (sobre a morte de Claudinho)
Foi inusitado (sobre a noite da morte de Claudinho), porque foi a primeira vez que não voltamos juntos na mesma van.
Me arrependo de não ter dado um último abraço no meu amigo no dia em que ele partiu. (sobre Claudinho)
A dupla só teve início por causa dele, que increveu a gente num festival de RAP contra a minha vontade. (sobre Claudinho)
Hoje estou casado com meus fãs.
Aos 12 anos precisei abdicar do colégio para trabalhar vendendo picolé.
Nunca usei droga nenhuma.
Não sou religioso, mas gosto de ler a Bíblia.
Meus maiores ídolos continuam sendo Michael Jackson e Lulu Santos.
Eu uso chapéu porque meus cabelos caíram.

Encontro Nacional da ABIME BRASIL


Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica (ABIME BRASIL), realizará de 19 a 22 de novembro em Bonito, um Encontro Nacional para solidificar a classe de profissionais que se especializaram no setor.

O Encontro faz parte de um processo que atinge todo o Brasil dividindo a entidade em Capítulos Estaduais, sendo que no Capítulo MS, a cidade escolhida foi Bonito.



O II Encontro Nacional da ABIME BRASIL contará com a presença da Presidente Nacional da ABIME-BRASIL, a jornalista Vera Tabach.

Os mais relevantes sites de notícias do Brasil, além de jornalistas de Rádio e TV estarão presentes formando um exército de mais de 50 jornalistas que farão a divulgação dos atrativos do município.
Na programação estão previstas visitas técnicas e coletivas de imprensa nos principais atrativos turísticos de Bonito, tais como: - Gruta do Lago Azul, Praia da Figueira, Parque dasCachoeiras, Passeio de Bote e Balneário Municipal de Bonito

Apoio: Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Rally Auto Locadora de Veículos, Churrascaria Bezerro de Ouro, Rodosul, Empresa de Transporte Andorinha, Praia da Figueira, Parque das Cachoeiras e Hotel Fazenda Cachoeira e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Hotéis Parceiros: Marruá Hotel; Zagaia Eco Resort; Hotel Águas de Bonito e Hotel Pirá Miúna; Hotel Bonsai.

A coordenação do evento esta a cargo do jornalista Edinho Neves, vice-presidente da ABIME BRASIL e Presidente da ABIME- MS.com

Muriaé estará sendo representada por mim, (Tânia Gusman), colunista social da coluna SOCIARTE do jornal "A NOTÍCIA", colunista do site www.muriaenaweb.com.br e blogueira do Blog da Colunista, além dos blogs do Lions Clube Helen Keller e Rotary Club Muriaé Norte.

Muito honrada com  a convite da presidente nacional Vera Tabach , por ter agraciado o site Muriaé na Web como um dos relevantes sites de notícias do Brasil. Obrigada!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

20 anos da Escola "Lápis de Cor"


Comemorando seus 20 anos a "Escola Lápis de Cor" de Educação Infantil, inovou pela forma como convidou os pequeninos muriaeenses a fazerem parte de sua história.  Colocou nas principais ruas de movimento da cidade de Muriaé para entregar a publicidade de que suas matrículas estão abertas  um figurante muito conhecido culturalmente.


"Charlie Chaplin (nasceu em Londres, 16 de abril de 1889 e faleceu em 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong."





A Escola que defende um slogan muito sugestivo: "Colorindo e Construindo o Saber" está com suas matrículas abertas com inscrições para o bolsão 2013 para alunos que irão cursar o 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

O bolsão acontece no dia 10 de novembro as 9 h da manhã, oferecendo  60% para o 1º lugar, 50% para o 2º lugar e  40% para o 3º lugar.





Confira quem foi clicado pelas ruas da cidade com o figurante fazendo publicidade para a "Escola Lápis de Cor" no site Muriaé na Web.

Neymar grava participação na novela Carrossel


Pedro Villas (Fábio Villa Verde), Jurandir (Carlinhos Aguiar), Alícia (Fernanda Concon), Jorge (Léo Belmonte), Adriano (Konstantino Atanassopulos), Daniel (Thomaz Costa), Neymar Jr. e Jaime (Nicholas Torres) - Crédito: Lourival Ribeiro/SBT


Na tarde de ontem, 6 de novembro, o craque do Santos, Neymar Jr., gravou participação especial na novela Carrossel. A filmagem foi realizada no estádio da Vila Belmiro, em Santos.

Neymar surge na trama de Iris Abravanel para dar um treinamento especial para as crianças do time de futebol da Escola Mundial, que estão se preparando para um Campeonato Escolar. O atacante santista ensina as crianças a cobrar pênaltis, fazer dribles, entre outras técnicas. Essa cena complementa a cena gravada há duas semanas, também no estádio do Santos, onde foi realizada uma partida entre o elenco de Carrossel e o time de futebol Meninos da Vila.

Nos bastidores, o jogador chegou cedo para a gravação. Enquanto fazia a maquiagem, passava as cenas e não desgrudava do celular. Os atores de Carrossel ficaram empolgados ao verem o craque. O jogador pediu para tirar fotos com as crianças e também distribui autógrafos para elas.
A participação especial do jogador Neymar está prevista para ir ao ar em 2013, na novela Carrossel, no SBT.

Conexão Repórter investiga maus tratos contra idosos

No Conexão Repórter desta quinta-feira, 08 de novembro, uma investigação profunda sobre a violência contra idosos no Brasil. Roberto Cabrini revela a situação alarmante de ataques contra milhares de idosos, que convivem com o descaso e o abandono da sociedade e da própria família. Histórias onde a violência física chega a limites extremos, como a de dona Julia Ana, que morreu em 2009 por desnutrição severa. Imagens dela registradas às vésperas da morte mostram até onde a situação pode chegar. A acusada de assassinato é a própria filha que, localizada, tenta explicar a Cabrini como foi capaz de permitir que a própria mãe se transformasse em um corpo esquelético, 30 quilos mais magra.

        E ainda: a história de dona Zeza, uma idosa de 75 anos que passa o dia inteiro esquecida e trancada dentro de um quarto porque foi abandonada pela própria filha.


        Nesta quinta-feira, no Conexão Repórter, logo após "A Praça é Nossa", no SBT.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ronaldo Werneck lança livro de poemas em Muriaé


   
No dia 08 de novembro, a partir de 18 horas, o poeta mineiro Ronaldo Werneck lança na Biblioteca Municipal de Muriaé, – Rua Artur Bernardes nª 50 – seu mais novo livro de poemas: cataminas pomba & outros rios
  
 Informações: 3729-1245 / 3729-1212 
____________________________________________________________________

Poeta e cronista, membro do Pen Clube do Brasil, Ronaldo Werneck é mineiro de Cataguases,
 para onde retornou no final do século passado, após mais de 30 anos no Rio de Janeiro.
Vários livros publicados, entre eles Minerar, O Branco, Kiryrí Rendáua Toribóca Opé,
Há Controvérsias 1 e 2.

Comer peixe é bom para a nossa saúde em geral


Peixes gordurosos, como salmão, truta ou cavala, são benéficos à saúde. Comer duas porções de peixes gordurosos por semana pode ajudar a evitar um acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com uma nova pesquisa. Isso inclui salmão, truta ou cavala. As informações são do Daily Mail.

Uma equipe de pesquisadores analisou os benefícios de peixes oleosos, que são ricos em ácidos graxos e ômega 3. Ao todo, foram examinados 38 estudos envolvendo cerca de 800 mil pessoas em 15 países.


Os participarem que comeram duas a quatro porções de peixes oleosos por semana diminuíram em 6% o risco de AVC em comparação com os que consumiram uma porção ou menos durante o mesmo período. Ainda assim, vale lembrar que suplementos de óleo de peixe não apresentaram o mesmo efeito.

"Por meio de pesquisas anteriores, nós sabemos que comer peixe é bom para a nossa saúde em geral. Agora, essa pesquisa mostra que também pode ajudar a nos proteger contra o AVC”, disse Peter Coleman, vice-diretor de pesquisa da Stroke Association. No entanto, ele alerta que mais estudos são necessários para comprovar os resultados. “As pessoas que comem muito peixe geralmente tem uma dieta mais saudável, o que poderia explicar os resultados. Por isso, é necessário uma pesquisa mais específica no caso”.  
Por RIUS.com.br - Rosa Araújo 


O salmão é um peixe de carne alaranjada, que vive em águas frias do Canadá, Reino Unido, Noruega e Chile, assim como a truta. Sua carne tem maior teor de gordura que outros peixes como o linguado e a pescada, por exemplo; entretanto, é rica em ácidos graxos ômega-3, um protetor do coração. Embora a cultura do salmão tenha se espalhado pelo mundo inteiro, os japoneses são os seus maiores apreciadores, servindo-o cru na forma de sashimi, sushi, entre outras iguarias. Clique aqui e encontre muitas receitinhas  para vc preparar este peixe.

Salmão assado na manteiga

Bom apetite!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lançamento da coleção de Stephanie Stein.



Dia 8, quinta-feira, nas elegantes dependências da S.Stein Joalheiros , do Mogi Shopping , de Mogi das Cruzes, Grande São Paulo, ocorre coquetel de lançamento da coleção de Stephanie Stein. São peças banhadas a ouro, zirconias e pedras naturais, sob inspiração indígena , desenhadas pela jovem artista Stephanie. Quem já viu a criação, ficou encantada com a beleza e o bom gosto da nova coleção.
Serviço:
S.Stein Joalheiros do Mogi Shopping
Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães,1001
Mogi das Cruzes - Grande São Paulo
Dia: 8/11/12  Horário: 19 às 22h00
Crédito da colunista Vera Martins de São Paulo