sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Trate seis desconfortos do dia a dia com remédios naturais

Azia, enjoo, tosse e até afta podem desaparecer com receitas simples. Achei aqui, nem sempre é preciso apelar para a farmácia na hora de resolver um problema.
Azia
Receita: Comer gengibre
Por que funciona: estudos mostram que o gingerol e shogoal presentes no gengibre são eficazes no controle de náuseas.  Riscos: contra indicado para pessoas com hipersensibilidade ao gengibre ou seus componentes. Dormencia na língua e olhos inchados após comer a raiz são sinais de alergia.

Cólica Menstrual
Receita: suco de abacaxi com couve
Por que funciona: a bromelina do abacaxi atua como antiinflamatória e os nutrientes cálcio e magnésio da couve são relaxantes musculares. Riscos: pessoas hipersensíveis ao abacaxi não devem tomar. Insônia

Insônia
Receita: Suco de maracujá adoçado com mel de laranjeira
Por que funciona: o maracujá é famoso por suas propriedades calmantes, sendo indicado para combater insônia, agitação, irritação e ansiedade. O mel de flor de laranjeira também tem propriedades calmantes.  Riscos: Pessoas diabéticas não podem consumir o mel, assim como menores de 1 ano de idade pelos riscos de botulismo.

Intestino preso
Receita: Aumente o consumo de fibras. Inclua a semente de linhaça em sucos ou frutas.
Por que funciona: as fibras aumentam o volume do bolo fecal facilitando sua eliminação. Riscos: pessoas que aumentam o consumo de fibras também precisam beber mais líquidos, senão há o risco da prisão de ventre piorar.

Afta
Receita: Fazer bochechos com água e própolis ou aplicar o spray diretamente sobre a afta  Por que funciona: o própolis tem função analgésica, cicatrizante e antiinflamatória  
Riscos: não existem contra indicações ao uso do própolis 

Tosse
Receita: Mel de eucalipto com gotas de própolis
Por que funciona: o mel ajuda na expectoração e diminui a irritação da garganta. O própolis é anti-inflamatório. Riscos: Pessoas diabéticas não podem consumir o mel, assim como menores de 1 ano de idade. 

Um comentário:

  1. Tania gostei das dicas,afinal,tem outras,e, caso não tenha,seria bom uma coluna especial com essas dicas.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!