sexta-feira, 29 de junho de 2018

Bandeira da Espanha - Trabalho de Pesquisa


A Bandeira da Espanha, conhecida por ROJIGUALDA (rojigualda) é formada por três faixas horizontais, vermelha, amarela e vermelha, sendo que a amarela tem o dobro da largura de cada uma das vermelhas. 
Não existe um significado oficial para as cores. No entanto, diz-se que vermelho, cor predominante na bandeira da Espanha, representa a conquista, a valentia e a alegria. Já o amarelo simboliza o ouro (riquezas da Espanha). 
A origem da atual bandeira espanhola remonta à insígnia naval do Reino da Espanha de 1785. Para diferenciar-se de outras bandeiras de cor branca usadas pelos distintos reinos comandados pelos Bourbon naquela época, Carlos III decidiu adotar as cores atuais para diferenciar melhor a Espanha destas outras nações.

Durante  os séculos XVIII, XIX e XX, o esquema de cores permanece intacto. No brasão da bandeira moderna, cada um dos quatro quadrantes representa um dos quatro reinos que foram reunidos para formar a primeira verdadeira Espanha no século XV. A flor-de-lis colocada no centro dos brasões representa a casa real reinante dos Bourbons, enquanto as duas colunas do lado do escudo, acompanhado pelo lema “Plus Ultra” lembram as descobertas e conquistas espanholas na América



De acordo com o site http://www.dsconto.com/0-bandeira-espanha/:



“O Leão vermelho representa o Reino de Leão. A história conta que mediante ardorosa luta contra a Invasão muçulmana, em 718, a partir da reconquista cristã nas Astúrias, o reino das Astúrias se tornou reino de Leão. O Castelo amarelo representa a Castela. No século X os reis cristãos combateram as fortalezas para dominar as terras conquistadas por muçulmanos. Assim, emergia o reino de Castela. O desenho do castelo passou a representar o emblema de sua bandeira. As barras verticais vermelhas e amarelas representam os emblemas da Catalúnia e Aragão. Durante a luta entre catalãos e muçulmanos, por volta do século VIII o Conde Barcelona foi mortalmente ferido. Ao socorrer o conde, o Rei da França pintou com seu sangue quatro linhas vermelhas no escudo do catalão. As correntes de ouro representam a Navarra. Os exércitos acima citados se uniram para enfrentar os muçulmanos. Uma das conquistas cristãs foi a retirada de correntes das igrejas, colocadas por muçulmanos. Estas correntes passaram a ser símbolo de poder para estes povos. A flor de granada representa a cidade de Granada. Vencida a guerra contra os muçulmanos, a Espanha muçulmana ficou reduzida ao território de Granada. O casamento de Isabel, herdeira do trono de Castela, e Fernando, herdeiro do trono de Aragão, possibilitou uma união entre estes povos, então houve a união dos símbolos. Ambos, no século XV conquistaram Granada, finalizando o império muçulmano na Espanha. As colunas distribuídas à direita e à esquerda do Brasão representam a Europa e a África. Com as navegações de Cristóvão Colombo e a conquista do novo mundo, se vislumbravam outras possibilidades para além do mediterrâneo. As três flores de lis são o emblema de Bourbon, e surgiram no brasão quando Felipe V herdou o reino da Espanha”.

Por sua vez, segundo o wikipedia: “O brasão de armas de Espanha é uma composição de outros seis brasões:
• O primeiro quarto, de Castela: uma torre de três torreões a dourado, aclarado a azul, com contorno negro;
• O segundo quarto, de Leão: de fundo cor de prata, com um leão (por vezes a púrpura) de coroa dourada, linguado e unhado;
• O terceiro quarto, de Aragão: a dourado, com quatro listas vermelhas;
• O quarto quarto, de Navarra: fundo vermelho, com correntes interligadas a dourado dispostas em cruz, a partir do centro, onde consta uma esmeralda;
• Na base, de Granada: de fundo de prata, uma romã (granada, em espanhol), com duas folhas a verde.
• Sobre tudo e ao centro, um escudo pequeno de azul com três flores de lis de ouro, bordadas de gules, representando osBourbon.
É acompanhado por duas colunas de prata, base e capitel a ouro, sobre ondas de azul e prata, superadas pela coroa imperial à direita e pela coroa real à esquerda, ambas em ouro e, rodeadas por uma fita vermelha com letras a ouro, à direita “Plus” e à esquerda “Ultra”. As duas colunas representam os Pilares de Hércules, que são os promontórios (Gibraltar e Ceuta) dos dois lados do extremo oeste do estreito de Gibraltar. No topo, a Coroa Real de Aragão fechada, que é um círculo em ouro, cravado de pedras preciosas, e é forrada a vermelho”.

CREDITOS: Publicado por fabiolinslessa
Apaixonado por viagens, geografia, história, idiomas, cinema, música, literatura e outras manifestações culturais, Fábio Lins nasceu e vive em Maceió/AL (Brasil), é casado e tem dois filhos. É Professor universitário (UFAL e Cesmac) e advogado, atuando como Procurador de Estado (desde 2000). Realizou cursos em Salamanca e Barcelona (Espanha), Munique (Alemanha) e Londres (Inglaterra). É Mestre e Doutor em Direito, sendo autor de diversos livros. Idealizador do blog "culturaeviagem" (desde 2013), e dos projetos "Viagem Cultural" (desde 2012) e "Saber-Fazer Cursos Personalizados" (desde 2016), faz parte do escritório Lins, Duarte & Gazzaneo Advocacia & Consultoria (desde 2017). Já visitou mais de 35 países, especialmente no continente europeu. Tem 41 anos, tendo dedicado muitas horas de sua vida para conhecer pessoas, lugares, livros, músicas e filmes.

Trabalho de Pesquisa : Miguel de Cervantes

O curso de Espanhol que tenho como professor meu neto João Lúcio Gusman é muito interessante e diversificado. Para a próxima aula mais uma pequisa . Desta vez sobre Miguel de Cervantes.  Fico motivada!

Miguel de Cervantes Saavedra foi um importante poeta, dramaturgo e novelista espanhol. Nasceu em 29 de setembro de 1547 (data suposta) na cidade espanhola de Alcalá de Henares. Cervantes morreu na cidade de Madri, em 22 de abril de 1616. 



Considerado um dos maiores escritores da literatura espanhola, destacou-se pela novela, mundialmente conhecida, Dom Quixote de La Mancha.

Principais momentos da vida de Cervantes (biografia resumida):
-              No ano de 1566 foi morar em Madri junto com a família.
-              Em 1569 foi morar na cidade de Roma, após ter ferido um homem num incidente em Madri.
-              Em 1571 participou na Batalha de Lepanto (contra os turcos). Foi ferido durante um combate e ficou com a mão esquerda inutilizada.
-              Entre 1575 e 1580 ficou num cativeiro em Argel (Argélia), após ter sido capturado por piratas.
-              No ano de 1581 foi morar na cidade de Lisboa, onde escreveu peças de teatro.
-              Em 1583 casou-se com Catalina de Palacios Salazar.
-              Em 1587 foi nomeado comissário real da Armada espanhola.
-              Em 1593 publicou o romance La casa de los celos.
-              Em 1597 foi preso na cidade de Sevilha
-              Em 1605 publicou a primeira parte de Dom Quixote.
-              Em 1613 entrou para a Ordem terceira de São Francisco.
-              Em 1615 publicou a segunda parte de Dom Quixote.
Principais obras de Cervantes:
-              Dom Quixote de La Mancha
-              Oito comédias e oito entremezes nunca antes representados
-              A Numancia
-              O trato de Argel
-              Os trabalhos de Persiles e Sigismunda
-              O cerco de Numancia (peça de teatro)
-              O ciumento de Extremadura


quinta-feira, 28 de junho de 2018

Comidas tipicas da Espanha: conheça os pratos e as receitas

Meu professor de Espanhol passou como dever de casa, uma pesquisa interessante para esta colunista, sua aluna de língua espanhola. Fiquei muito interessada em procurar saber. Foi então que pesquisei  na internet algumas receitas típicas da Espanha! Daí divido com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista.

1) TAPAS: Se você acha que se pedir una tapa na Espanha você corre um sério risco de ficar com o rosto vermelho, está enganado! Una tapa nada mais é que uma pequena porção de comida, normalmente servida em restaurantes, para que o cliente vá saboreando enquanto espera pela comida, ou seja, um aperitivo. Las tapas são muito variadas, podendo ser tanto simples combinações de pão com outros ingredientes, como receitas mais elaboradas com frutos do mar e iguarias.


Receita de una tapa espanhola:
Tostada de membrillo y queso - Torrada de marmelo e queijo
8 rebanadas de pan -  8 fatias de pão
8 lonchas de membrillo - 8 fatias de marmelo
100 grs. de queso rallado - 100g de queijo ralado
Sal - sal, Aceite de oliva -azeite de oliva , Orégano- orégano
Untar la rebanada de pan con el membrillo. Echar por encima el queso rallado, un poquito de aceite, sal y orégano. ( Passe o marmelo na fatia de pão, coloque o queijo ralado por cima, um pouco de azeite, sal e orégano.)
  

2)PAELLAS ESPANHOLAS


Coloque o azeite na paella e leve ao fogo. Refoque os pimentões, o alho e a cebola picada. Com o fogo alto, acrescente a lula, o vôngole, o camarão rosa médio, o lagostim e o mexilhão. Espere a água que se formou evaporar e deixe os ingredientes fritarem (sem torrar). 

Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.

INGREDIENTES:
600g de camarão médio descascado e limpo; 100g de camarão grande inteiro, para decorar
1 kg de lula, 2 xícaras de arroz parboilizado. 4 xícaras e água, 1 xícara de ervilhas frescas, 2 tomates picados sem pele, 2 cebola picadas, 6 dentes de alho picados, ½ pimentão vermelho em tiras,  ½ pimentão amarelo em tiras, açafrão a gosto, azeite de oliva a gosto, sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Para decoração, refogue com azeite o camarão grande com um pouco de alho picado e sal. Reserve. Também reserve para a decoração algumas tiras dos pimentões coloridos.
Numa paelleira ou numa frigideira grande refogue com azeite a cebola e o alho. Acrescente os pimentões, o tomate e a lula. Refogue.
Junte as ervilhas frescas, o arroz e o açafrão. Refogue um pouco mais e adicione a água e o sal a gosto.
Após 10 minutos de cozimento, acrescente os camarões médios. Deixe cozinhar até secar a água (mas o arroz deve estar levemente úmido).
Decore com os camarões grandes e as tiras de pimentões coloridos.

  Modo de preparo
Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho em azeite a gosto. Junte a linguiça, a picanha suína, as coxinhas da asa e a rã e refogue até dourarem. Adicione o arroz, refogue e vá adicionando o caldo aos poucos, enquanto mexe e à medida que for secando, até ficar al den te. Junte os demais ingredientes e cozinhe até o arroz ficar no ponto. Sirva decorada com lagosta, lagostins e camarões grelhados e acompanhada de molho de pimenta.


3)Gazpacho, um prato que se come frio

Leve e refrescante, o gazpacho é o refúgio dos espanhóis nos dias quentes de verão. Trata-se de uma sopa batida, e servida fria, feita à base de tomate e pão, acrescidos de pimentão, alho, pepino e, claro, muito azeite de oliva, item indispensável às receitas mediterrâneas. “O nome gazpacho, de origem árabe, significa ‘pão encharcado’”

6 tomates maduros

1/2 pepino pequeno
1 pedaço de pimentão verde
1 dente de alho
Miolo de 2 pães franceses “de ontem”
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre
1/2 litro de água, Sal
Modo de fazer
Corte o tomate em quatro pedaços e despreze a parte branca central. Descasque o pepino e corte-o em cubos. Pique também o pimentão e descarte as sementes e a parte branca. Junte esses ingredientes em uma vasilha, acrescente o vinagre, o cominho, a pimenta, o alho, o azeite e o vinho. Ajuste o sal e, por último, junte o pão amanhecido fatiado. Despeje a água até cobrir todos os ingredientes. Leve à geladeira para descansar durante uma noite. No dia seguinte, retire da geladeira, escoe o caldo e reserve-o. Bata is ingredientes no liquidificador, acerte os temperos e acrescente aos poucos o caldo – . Pode-se passar o caldo na peneira, mas ficará menos encorpado e não tão saboroso.


4) TORTILHAS



 Ingredientes:
- 3 Patatas Medianas - 5 Huevos - 1 Cebolla - Sal - Aceite de Oliva



5)PAN ESPAÑOL
Pão Elaborado com a tradição de muitos anos, com fermento natural – massa mãe. Os pães gourmet do Delícias de España tem aquele aroma de recém-saído do forno e uma casquinha crocante de abrir o apetite. É o ingrediente especial com o qual preparamos os deliciosos montadinhos espanhóis e pode ser degustado como acompanhamento de qualquer prato.
Pan elaborado como hace miles de años con fermento natural (masa madre). Un pan con aroma a recién hecho y una corteza crujiente. Resulta idóneo para preparar los deliciosos montaditos españoles o como acompañamiento de cualquier comida.


Pan con jamón (pão com presunto)

Dentre as inúmeras receitas típicas da Espanha que pesquisei estas são as cinco que gostaria de saborear.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Vai acontecer Arraiá do Papagaio


Aconteceu :Festividade no pátio da Matriz São Paulo

Fogueira , música ao vivo , lanche comunitário com comidas típicas oferecidas pelos paroquianos marcaram as festividades em homenagem a São João neste domingo na Matriz São Paulo da cidade mineira de Muriaé.


 Momentos agradáveis de confraternização e de muita alegria



Fotos da colaboradora Maria Célia , a quem agradecemos!