sexta-feira, 23 de outubro de 2015

DESTAQUES de 24 de outubro


Minha mana Telma Braga Poiares e minha filha Larissa Braga Gusman nasceram no mesmo dia 24 de outubro. Larissa sobrinha veio como presente aos 28 anos de sua tia Telma. As duas são bênçãos nas nossas vidas!



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dica saudável: Hidratante pra Ressaca

Rendimento 10 copos
Tempo de preparo 5 min

Ingredientes
1,5 litro de água de coco;
500 g de melancia em pedaços;
500 g de abacaxi em pedaços;
Gelo;
Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo
1 Bata o abacaxi e a melancia ao liquidificador por 1 minuto. Passe na peneira para coar.
2 Acrescente a água de coco e o gelo e bata por mais 1 minuto.
3 Adoce a gosto.

4 Se desejar, use as raspas da casca da melancia para decorar.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dica de Organização 2

Sabe a regra do “sujou, lavou”? Muitas vezes você acaba não dando conta de segui-la e quando vê, tem uma pilha de louças sujas te esperando dentro da pia. Cozinhar é bom, mas às vezes limpar tudo o que sujou não é tão agradável assim, principalmente se está tudo desorganizado. Para manter a sua pia sempre limpa e os itens de cozinha sempre brilhantes e sem aquele aspecto engordurado, é preciso saber como lavar a louça corretamente seguindo algumas regras básicas de higiene e começando por etapas, para que a tarefa seja mais rápida e prática.

Organize-se
  • A pilha de pratos e panelas está grande e você não sabe o que fazer primeiro? A melhor maneira de começar a lavar a louça sem ficar perdida, é organizar toda a louça primeiro.
  • Limpe os pratos eliminando qualquer tipo de resíduo de comida, em seguida organize os itens sobre a pia. Copos de um lado, pratos empilhados de outro, talheres em um canto e panelas separadas para serem lavadas por último. Agora sim, é possível começar a lavar a louça tranquilamente.
Primeiro os copos
  • A primeira regra para lavar a louça é começar pelos copos, pois além de serem muito delicados, é preciso mantê-los sempre limpos e brilhantes. Algumas louças ficam com a gordura dos alimentos que algumas vezes nem a esponja é capaz de retirar, por isso os copos devem ser lavados primeiro, para que a gordura não passe para o vidro deixando engordurado e com um cheiro ruim.

  • Para lavar os copos, a esponja deve ser usada do lado macio (amarelo) para não deixar o vidro riscado e com aspecto fosco. Despeje um pouco de detergente e lave bem os copos tanto na parte interna, como externa e o bocal, que deve ser muito bem esfregado.
Agora os talheres
  • Agora chegou a vez dos garfos, facas e colheres de todos os tipos e tamanhos. Assim como os copos, os talheres devem ser lavados em seguida, pois apresentam uma quantidade mínima de gordura.
  • Ainda com o lado mais macio da esponja de lavar louças, lave os talheres de forma que fiquem bem limpos e brilhantes. Para que a limpeza seja muito bem feita, é necessário esfregar não só a parte onde colocamos a boca, como também o cabo dos talheres.
  • Uma dica para manter os talheres mais limpos e sem o aspecto engordurado é deixá-los de molho poucos minutos em um recipiente com água quente e detergente antes de esfregá-los, assim os resíduos ficam mais fáceis de serem removidos.
Chegou a vez dos pratos
  • A louça está sendo eliminada aos poucos e agora chegou a vez da pilha de pratos. A técnica da água quente nos utensílios também serve para ajudar a retirar as sujeiras de comida endurecidas no prato. Despeje um pouco de água quente sobre cada um e com a esponja do lado macio, esfregue bem tanto na parte superior, como na inferior e nas bordas dos pratos. Lave e enxágue bem os pratos para eliminar todas as sujeiras e o detergente.
Se tiver potes plásticos…

  • Dependendo dos alimentos que ficaram armazenados dentro do recipiente plástico, é preciso lavá-los bem para retirar o aspecto engordurado. A dica para manter os potes plásticos bem limpos e livre de gorduras, é a mesma dos pratos: sempre despejando água um pouco mais morna – para não danificar o produto – nos recipientes e colocar alguns pingos de detergente para que a gordura e os resíduos sejam eliminados completamente.
  • Assim como os copos, os produtos com materiais plásticos devem ser lavados sempre com a esponja do lado macio (amarelo) para que não fiquem riscados e muito menos com aspecto opaco.
Panelas, frigideiras e formas por último
  • Com a maioria dos itens já lavados e secando, é preciso dar conta das panelas, frigideiras e formas. Pode parecer complicado e demorado, mas é muito prático quando esses utensílios são lavados da forma correta.
  • Mas por que esses itens devem ser lavados por último? As panelas, frigideiras, formas entre outros utensílios que são preparadas as comidas, apresentam uma grande quantidade de gordura e quando lavados em primeiro lugar, deixam a esponja engordurada, o que pode deixar os outros itens de louças com o aspecto ainda mais sujo e na maioria das vezes com cheiro ruim.
  • Para retirar toda a gordura e as sujeiras dos alimentos, é necessário despejar água quente e algumas gotas de detergente dentro dos recipientes e aguardar alguns minutos para que os resíduos de comida e gordura soltem do fundo dos utensílios.
  • Em seguida, retire a água e para não riscar e deixar com o aspecto fosco, lave sempre os itens com a esponja do lado macio. Esfregue bem tanto na parte interna, como externa, até que fiquem limpas. Se necessário, para garantir que fiquem muito bem lavadas, enxágue e repita o procedimento mais uma vez. É preciso arear principalmente as panelas com buchas de aço para manter sempre o brilho e evitar que fiquem manchadas.
Dicas para manter a pia mais limpa
  • Com a louça limpa, é preciso dar uma organizada na pia. Limpe bem dentro da pia, nas laterais e em cima com um produto desengordurante para retirar os resíduos deixados pela louça suja. Em seguida, passe um pano úmido para retirar os excessos do produto e depois outro seco para finalizar deixando a pia mais brilhante. É necessário ter esponjas para lavar a louça e outra somente para limpar a pia depois.
  • As louças devem ser guardadas nos seus devidos lugares dentro dos armários de cozinha para evitar que a pia fique bagunçada e que a louça limpa fique manchada. É bom garantir que os produtos estejam secos passando uma toalha de pano nos itens lavados antes de guardar.
Xô, germes e bactérias!
  • As esponjas são fortes aliadas de armazenamento de germes e bactérias, por isso é preciso ficar atenta e tomar alguns cuidados necessários para que a louça não fique contaminada. Para eliminar os germes e bactérias, assim que utilizar as esponjas depois de lavar a louça, mergulhe sempre o item em uma solução de água e água sanitária e deixe por alguns minutos. Retire o excesso da mistura com água corrente e torça a esponja. Guarde sempre em local seco e arejado e evite deixar em cima do sabão em pedra, do pano ou dentro da pia.
  • PESQUISA FEITA NA INTERNET

Vai acontecer: 4ª Audição Musical da "Oficina Musical Dó Re Mi"


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ORGANIZAR PRA VIVER MELHOR - Dica de organização 1

Uma das formas mais simples de se ter uma vida organizada é justamente ter menos coisas.  Com um destino correto, consequentemente teremos mais espaço para organizar e guardar somente o que realmente utiliza. 


- Estante de livros: Pode ter certeza que neste local há dezenas de livros que você já leu e não vai voltar a ler. Então estude a possibilidade de doá-los para alguma biblioteca pública e libere espaço.

- Revistas e jornais antigos: Se está guardando estes itens porque há alguma matéria interessante, recorte o que lhe interessa e monte um clipping. Um clipping é "uma seleção de notícias de jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, que resultam num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona." Agora se não há nada que a estimule a guardar tais itens, está na hora de descartá-los.

- Dispositivos antigos como fitas de vídeos, fitas cassetes, disquetes de computador, etc: Se você já não possui o aparelho que efetue a leitura destes dispositivos, para quê vai guardá-los? Por exemplo, se você não tem um computador com o compartimento para leitura de disquetes, para quê está guardando uma série de diquetes? Agora, para itens como as fitas de vídeo, que há como convertê-las para CD, faça isto o quanto antes e armazene-os em local adequado.

- Fotos: Coloque em porta retratos somente as que são realmente especiais para você. Para as outras, coloque num álbum.

- Roupas: Vá até o nosso Check list: Quando devo me desfazer das roupas? E tenha mais espaço no seu closet.

- Tralhas: Pare e avalie se todos aqueles objetos que estão naquela prateleira empoeirada fazem algum sentido para você. Veja a quantidade de bugigangas que estão ali. Reavalie a doação ou descarte com urgência.

- Tapetes, almofadas e roupas de cama: Se tem qualquer item rasgado, manchado ou excessivamente gasto, avalie a possilidade de reutilização, doação ou descarte. Pense primeiramente na reutilização, pois aquela colcha linda que por algum motivo está manchada e não há solução, você pode fazer capas de almofadas com o restante do tecido que está intacto.

- Livro de receitas: Você também pode fazer um clipping com suas receitas favoritas e economizar espaço ao invés de guardar todos os livros daquela coleção de receitas que nunca sequer usou.

- Despensa: Principalmente quem mora sozinho, a despensa pode estar cheia de itens que estão vencidos. Se o produto não tiver vencido e você não faz nem ideia de quando irá utilizá-lo, doe.

- Eletrodomésticos quebrados: Mande para o conserto, doe ou descarte.
- Panelas velhas: Panelas sem cabo e tampas sem pegadores, concerte-as ou descarte-as.

- Brinquedos: Se estiverem quebrados, descarte-os. Se seu filho não o utiliza mais, doe-o.
- Equipamentos e ginástica: Se você comprou qualquer equipamento para fazer exercícios em casa e nunca o utilizou, revenda ou doe-o.

- Objetos decorativos: Se estiverem em mau estado e cheio de poeira, pode ter certeza de que ele não está cumprindo a tarefa de decorar sua casa!

- Papelada: Leia o artigo: "Organizando a papelada" e "Organize suas contas".

- Cartões e mensagens de felicitações: Só guarde o que é realmente especial para você.

- Equipamentos velhos: telefones, computadores, celulares, etc, verifique como você pode descartá-lo de forma ecologicamente correta no seu município. Vá até associações de reciclagem de materiais.

- Para quem ama artesanato: Agrupe os itens em caixas, pastas, etc.

- Cadernos antigos e xerox: Se não tem mais utilidade, descarte-o.

- Embalagens de cosméticos, produtos de limpeza, perfumes, etc: Se os vasilhames estão vazios ou o produtos já expirou, descarte-os.