sábado, 6 de outubro de 2018

Agradecer é Preciso:participação da professora Valéria Ramos

O site de coluna social Muriaé na Web em apoio a Campanha Setembro Amarelo,  e sensibilizado com a beleza que uma árvore Ipê Amarelo  irradiava e encantava a praça principal da cidade mineira de Muriaé, aproveitou para sugerir um sorteio das fotos que nos fossem enviadas. Embora só 21 pessoas, através de sua sensibilidade, tenham atendido nossa solicitação,  deu para admirarmos a grandeza do Criador através dos registros e refletirmos sobre a importância da VIDA que envolve a "Campanha contra o Suicídio".


Agrademos a participação de todos os que nos enviaram a foto, através da foto enviada pela professora da Escola Espaço e Arte, Tia Valéria Ramos, que sabiamente com seus alunos conseguiu expressar a grandeza de um acontecimento.

 Número sorteado-  o nº 18
 




  O brinde: A foto sorteada recebeu uma miniatura do perfume francês L'Air du Temps - Nina Ricci ofertado pela colunista social do site Muriaé na Web.


Muito obrigada pela participação!



Relexão: Sejamos mais práticos: em vez de tirar satisfação, tiremos a pessoa de nossa vida

Faço minhas as palavras do prof Marcel Camargo - "Antigamente, eu tirava satisfação. Hoje, eu tiro a pessoa da minha vida e sigo em paz."

Uma ou outra hora, iremos nos deparar com alguma fofoca que fizeram a nosso respeito, ou com alguma maldade que armaram contra nós. Nem todo mundo gostará da gente e existirão pessoas que, além de não gostar, tentarão nos colocar em maus lençóis.


Pessoas que invejam são perigosas, porque, em vez de se motivarem a conseguir aquilo que estão invejando, querem tirar do outro o que ele possui. Invejosos não se lançam para alcançar conquistas, mas são motivados pelo ódio, pela raiva, por conta de uma autoestima em frangalhos. Sentem-se inferiores e incapazes de sair do lugar, por isso ficam estagnados, tentando derrubar o outro.

Quando chega aos nossos ouvidos alguma mentira plantada por alguém a nosso respeito, nossa primeira reação é querer tirar satisfação com a pessoa, pois a raiva nos domina de imediato. A gente leva um tempão para firmar nossos valores, para conquistar o que temos, ou seja, dói saber que tem alguém querendo destruir aquilo. Dói ainda mais quando se trata de alguém próximo.

No entanto, tentar argumentar com pessoas desse nível é inútil, uma vez que elas usam de dissimulações e de maldade, ou seja, jamais conseguiremos chegar ao nível delas, tampouco merecemos prestar esse tipo de papel. Pessoas maldosas são desprovidas de escrúpulos, baseiam-se em mentiras para viver, coisa que foge completamente aos nossos princípios. Discutir com essa gente servirá apenas para tirar a nossa paz desmerecidamente.


Sejamos mais práticos: em vez de tirar satisfação, tiremos a pessoa de nossa vida. Dessa maneira, estaremos nos preservando, poupando nossa saúde física e mental, sem comprometer o bom andamento de nossa jornada, sem ter que parar o que é importante para perder tempo com gente boba.



MARCEL CAMARGO (   ) - VISITE O MEU
Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Destaque de hoje : Tia Chica

Nesta data de 05 de outubro queremos render homenagem a querida Tia Chica que hoje completa abençoados 83 anos, cheia de alegria!
Maria Francisca Rosmaninho, irmã caçula de minha mãe (Maria Dulce Goulart Cerqueira Braga) estava com 14 anos quando eu nasci e durante minha infância, lembro-me dela ter aderido as nossas brincadeiras de criança lá no Cristal (sítio de minha avó materna Arinda).
De todas as tias, Yolanda, Didinha, Maria José, Maria Tereza, era Tia Chica a mais risonha e auto-astral. Lembro-me de sua voz estridente em alto volume e firme e sobretudo de suas contagiantes gargalhadas! Filha do segundo matrimônio de minha avó Arinda com Vovô Dino- Geraldino Rosmaninho


Quando se casou com´querido e saudoso Mário Caldeira, residiu em Niterói quase frente a  praia. Já adolescente(14 anos)eu e minha mana Telma, tivemos a oportunidade de passar alguns dias de nossas férias, a seu convite,  com eles, desfrutando da areia e das ondas do mar da Praia de Icaraí. Pelo incentivo dela, foi que me tornei pedagoga e me formei em mais outros cursos superiores que muito me orgulho.



 Tia Chica, tem uma família linda! É mãe de três filhas (Beatriz, Adriana e Ana Cristina) e vovó muito amada. Apesar de estarmos longe fisicamente as boas lembranças, estão registradas em nossa mente e coração! E num ato de eterna gratidão por ela ter feito parte da minha história de vida é que hoje, na data  em que completa 83 anos, com imenso carinho dedico esta singela e carinhosa homenagem! 

Obrigada pelo seu exemplo de tia!
FELICIDADES!

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Destaques de hoje: Família de Professoras

As amadas filhas da professora Marilda Andrade, são motivo de orgulho para ela e seus familiares.



 Todas três muriaeenses são professoras que amam a profissão seguindo a carreira profissional materna . Viviane, Érika e Juliany, estudaram e se formaram em magistério no Colégio Santa Marcelina da cidade mineira de Muriaé. Viviane é Pedagoga(Inspetor Escolar) na empresa Prefeitura de Muriaé;  Érika  seguiu a área de saúde, estudou enfermagem na UFJF, e como professora, lecionou na Faculdade Suprema, Faculdade de Viçosa e UFJF , onde leciona. Juliany reside na cidade de Juiz de Fora.  O dom de serem competentes mestras e educadoras está no sangue anexado ao exemplo da matriarca Marilda Andrade. Parabéns!

Professora Viviane Andrade

Professora Érika Andrade

Professora Juliany Andrade

Ao quarteto de profissionais do magistério, os nossos aplausos com a nossa consideração respeitosa desejando um FELIZ DIA DO MESTRE!

terça-feira, 2 de outubro de 2018







"Que orgulho para nós! Pena que o reconhecimento dos grandes dessa nossa Muriaé só vem de fora. Pena e, ao mesmo tempo, que bom! Sinal de que por aqui nascem pessoas brilhantes! Parabéns, Dr. Claudio! Muito sucesso sempre... Dr Claudio Ambrosio @caca_ambrosio" 
Ludmila Gusman

A Luta contra o Câncer de Mama



O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. 



Os principais fatores de risco para o câncer de mama são:

  • Histórico familiar

Os critérios para identificar o risco genético que uma mulher tem de sofrer um câncer de mama são:
- Dois ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama
- Um parente de primeiro grau e dois ou mais parentes de segundo ou terceiro grau com a doença
- Dois parentes de primeiro grau com câncer de mama, sendo que um teve a doença antes de 45 anos
- Um parente de primeiro grau com câncer de mama bilateral
- Um parente de primeiro grau com câncer de mama e um ou mais parentes com câncer de ovário
- Um parente de segundo ou terceiro grau com câncer de mama e dois ou mais com câncer de ovário
- Três ou mais parentes de segundo ou terceiro grau com câncer de mama
- E dois parentes de segundo ou terceiro grau com câncer de mama e um ou mais com câncer de ovário.

  • Idade

As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas de câncer de mama. Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge com a chegada dessa idade. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente.

  • Menstruação precoce

A relação entre menstruação e câncer de mama está no fato de que é no início desse período que o corpo da mulher passa a produzir quantidades maiores do hormônio estrógeno. Esse hormônio em quantidades alteradas facilita a proliferação desordenada de células mamárias, resultando em um tumor. Quanto mais intensa e duradoura é a ação do hormônio nas células mamárias, maior é a probabilidade de um tumor. Se a primeira menstruação ocorre por volta dos 9 ou 10 anos de idade, é porque os ovários intensificaram a produção do hormônio cedo e, assim, o organismo ficará exposto ao estrógeno por mais tempo no decorrer da vida.

  • Menopausa tardia

A lógica nesse caso é a mesma do caso acima - enquanto a menstruação não cessa, os ovários continuam a produzir o estrógeno, deixando as glândulas mamárias mais expostas ao crescimento celular desordenado.

  • Reposição hormonal

Muitas mulheres procuram a reposição hormonal para diminuir os sintomas da menopausa. Mas essa reposição - principalmente de esteroides, como estrógeno e progesterona - pode aumentar as chances de câncer de mama. Na menopausa, os tecidos ficam ainda mais sensíveis à ação do estrógeno, já que os níveis desse hormônio estão baixos devido à ausência de sua produção pelo ovário. Como alternativa à reposição hormonal, é indicada a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada.
  • Colesterol AltoColesterol alto

O colesterol é a gordura que serve de matéria prima para a fabricação do estrógeno. Dessa forma, mulheres que altos níveis de colesterol tendem a produzir esse hormônio em maior quantidade, aumentando o risco de câncer de mama.

  • Obesidade

O excesso de peso é um fator de risco para o câncer de mama principalmente após a menopausa. Isso porque a partir dessa idade o tecido gorduroso passa a atuar como uma nova fábrica de hormônios. Sob a ação de enzimas, a gordura armazenada nas mamas, por exemplo, é convertida em estrógeno. O alerta é mais sério para aquelas que apresentam um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30. A redução de apenas 5% do peso já cortaria quase pela metade os riscos de desenvolver alguns dos principais tipos de câncer de mama. A constatação é de pesquisadores do Centro de Prevenção Fred Hutchinson (EUA), com base na avaliação de dados de 439 mulheres acima do peso entre 50 e 75 anos de idade.

  • Ausência de gravidez

Mulheres que nunca tiveram filhos têm mais chances de ter câncer de mama devido a ausência de amamentação. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios, como o estrógeno, em sua corrente sanguínea.

  • Lesões de risco

Já ter apresentado algum tipo de alteração na mama não relacionada ao câncer de mama também pode aumentar as chances do surgimento de tumores. Dessa forma, pequenos cistos ou calcificações encontrados na mama, ainda que benignos, devem ser acompanhados com atenção.

  • Tumor de mama anterior

Pacientes que já tiveram câncer de mama têm mais chances de apresentar outro tumor - nesse caso, o câncer de mama é chamado de câncer recidivo, ou um câncer de mama que sofreu uma recidiva.