sábado, 21 de fevereiro de 2015

Agradecer é preciso: Coluna Social "SOCIARTE"do Jornal "A Notícia"





Reflexão de hoje: As abóboras

Essa historinha pode num primeiro momento nos parecer muito boba e quase ilógica. Mas se pararmos para prestar atenção na nossa vida e na convivência entre as pessoas em geral, perceberemos que a atitude do personagem principal é muito mais comum do que imaginamos. Sem dúvida, vivemos uma realidade cheia de problemas, mas o mais importante é: Qual é a nossa atitude diante deles?



As abóboras

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e as colocava no lugar. MAL reiniciava a sua viagem, lá vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo. Então ele começou a ficar desanimado e pensou:

- Jamais vou conseguir terminar minha viagem. É impossível dirigir nesta estrada de terra e ainda conservar as abóboras arrumadas!

Quando estava assim pensando, passou a sua frente outra carroça cheia de abóboras também e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás, as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no solavanco seguinte. Foi quando ele compreendeu que se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.



LIÇÃO DE VIDA:
Para tudo nesta vida, existe jeito. Basta ter boa vontade e jamais desistir, mesmo quando a situação parecer complicada. Assim acontece também conosco, quando paramos demais para olhar os problemas e não deixamos que Jesus dê a direção correta, perdemos muito tempo e  nos distanciamos da Graça de Deus. 


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA A LEI ALCYR PIRES VERMELHO.

OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA A LEI ALCYR PIRES VERMELHO.

A Fundarte, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Esporte, em parceria com o Movimento Pró Cultura realizarão, no Teatro Zaccaria Marques, uma oficina que será ministrada pelo Presidente do Grupo Pró Cultura, professor Ângelo Carrizo que apresentará dicas de contextualização das propostas, organização documental e montagem final do projeto e ofertará aos participantes acompanhamento técnico até a postagem final da proposta.


Assim, a parte da oficina que tratará de elaboração de projetos não terá participação de membros da COMICE,  para que não exista conhecimento prévio dos mesmos, dessa forma, garantindo a igualdade de julgamento.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dicas: soluções baratas e eficazes para limpeza de casa II

Manter a mobília, os tapetes e as roupas livres de manchas não é uma tarefa fácil para a dona de casa, principalmente quando se tem crianças no lar. Para tirar as temidas marcas de suco de uva, vinho ou sangue, muitos recorrem às dicas antigas e usam produtos que nem sempre são os mais adequados.

Alguns truques ou “primeiros socorros” para evitar que as manchas sejam pigmentadas nas fibras dos tecidos ou carpetes e não saiam nunca mais do local. Confira:

1- Café no sofá: Muitas pessoas recorrem ao primeiro produto que encontram na frente para retirar a mancha e quase sempre utilizam limpa carpetes ou até mesmo álcool em gel, que podem danificar o tecido. O ideal é aplicar no sofá uma pedra de gelo em cima da mancha até ela clarear;

2- Mancha de sangue: A dica é derramar água oxigenada no local e não vinagre, como muitas pessoas fazem. Deixe agir por 15 minutos e passe um pano seco;

3- Chicletes no tapete: A goma pode ser retirada com o uso de um secador de cabelo, na temperatura máxima, sobre o chiclete. Com a outra mão, retire o chiclete com um filme plástico. Os resíduos podem ser retirados com uma escovinha de cerdas macias, detergente e pano seco;

4- Urina de cachorro e gato: Existe um produto solidificador no mercado, que pode ser aplicado sobre a urina. Cinco minutos após a utilização, passe o aspirador sobre a área;Produto solidificador ajuda a eliminar a urina de cães do tapete

5- Vinho na roupa: Assim que o líquido for derramado na roupa, coloque em cima da mancha sal e suco de limão. Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, esfregue e lave normalmente. É sempre bom ler atentamente a etiqueta da peça para verificar contra indicações. Fora de casa, se não for possível seguir as recomendações acima, coloque gelo sobre o tecido para evitar que o vinho seja absorvido. Quando chegar em casa, siga um dos procedimentos citados para remover definitivamente a mancha;

6- Manteiga em cadeiras: Elimine os resíduos de gordura com talco e se a mancha não for removida, utilize um pano umedecido com água e sabão. Lave as cadeiras e impermeabilize para evitar acidentes futuros;

7– Marcas de sapato no carpete: Essa situação acontece em carpetes com mais de cinco anos que nunca foram lavados profissionalmente para tirar a poluição do dia-a-dia, ácaros e bactérias. O ideal é contratar uma empresa especializada para executar uma limpeza profunda e acabar com todo o pó e os germes no carpete. Este processo é recomendado a cada seis meses para quem sofre de alergia e uma vez por ano para quem não tem problemas alérgicos.
É importante aspirar semanalmente e evitar o uso de produtos domésticos que acumulam resíduos e podem manchar o carpete;


8- Manchas em peças de couro: Cadeiras, sofás, jaquetas e pufes precisam de cuidados redobrados, pois muitas pessoas limpam o couro com água, vinagre e condicionador de cabelo, o que pode danificar o tecido e contribui para formar rachaduras. O ideal é fazer a limpeza profunda e hidratar com uma empresa especializada que trabalhe com produtos específicos para couro, pois isso trará a cor de volta sem rachaduras. Outro ponto importante é usar um hidratante corporal para manter a hidratação do couro a cada 6 meses.

Dicas: soluções baratas e eficazes para limpeza de casa I

Uma opção para deixar a casa brilhando é usar limão. A fruta pode ser usada para retirar ferrugem de talheres e peças de alumínio, além de ser um ótimo lustrador de móveis, quando misturado com óleo de cozinha.

O vinagre, por exemplo, é ótimo para limpar tapetes, carpetes e remover o mofo dos azulejos. Quando usado na limpeza de janelas, deixa os vidros limpos, sem gorduras ou manchas.

O ideal é usar vinagre branco ou de maçã que, de quebra, ainda conferem um cheirinho agradável. Aliás, se este for o objetivo, recomenda-se colocar uma ou mais bacias de vinagre no ambiente. O resultado poderá ser sentido em pouco tempo.

Durante uma obra recente, a arquiteta Monique Granja viveu momentos de tensão ao descobrir que o piso de mármore chinês da cliente estava com uma mancha causada por um caixa de papelão. A solução veio de uma receita caseira, que evitou a troca da peça:

“Usei água oxigenada 40 volumes sobre a mancha que, aos poucos, desapareceu sem deixar rastros – conta a arquiteta, que ainda dá outra dica: – Costumo usar álcool para tirar manchas de caneta em tecidos, pois ele remove a tinta com facilidade. Mas há quem use leite também”, completa.

Outra solução barata e eficaz, o sal tem mil e uma utilidades, inclusive o de retirar manchas de gordura e vinho tinto do tapete. No primeiro caso, deve-se usar sal e álcool (na proporção de uma colher de chá de sal para quatro de álcool) e esfregar bastante para, em seguida, enxaguar com água. No segundo, o primeiro passo é secar o vinho derramado e pulverizar a área com sal, que deve descansar por 15 minutos. Por fim, é preciso limpar toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.

Mas, se o problema não for a decoração, e sim os insetos que teimam em fazer parte dela, a receita certa é a de álcool com cravo-da-índia. O ideal é que a mistura fique pelo menos três dias em descanso para que o álcool absorva o perfume da especiaria. Para usá-la, use um borrifador.

AHH!! Veja como o milagroso BICARBONATO pode ajudar
Ele é conhecido como ingrediente que deixa o bolo mais fofinho. Mas o bicarbonato de sódio também pode ser um forte aliado na faxina. Serve para limpar o fogão, tirar odores da geladeiras e comida do fundo da panela. São 19 utilidades que este pó branco milagroso tem.
1 – Remoção de odores da geladeira ou freezer: utilize uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para meio litro de água morna. Utilizando um pano, limpe as paredes e prateleiras. Em geladeiras sem frost-free, espere o degelo para fazer a limpeza. Depois, passe outro pano para secar. O mesmo processo pode ser feito com embalagens de plástico.

2 – Limpador de uso geral: Este preparado caseiro pode substituir a maioria dos limpadores comerciais 
1 colher de sopa de bórax
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão
1 colher de sopa de detergente lava-louças
2 xícaras de água quente
Misture e guarde em uma bisnaga ou frasco pulverizador 
Cuidado: não deixe de usar luvas de borracha quando trabalhar com esta mistura.

3 – Limpeza de potes, panelas e utensílios de cozinha: Limpe graxa e alimentos incrustados em assadeiras umedecendo-as com água quente e borrifando bicarbonato de sódio. Deixe descansar por uma hora e esfregue com uma esponja. Para soltar alimentos assados ou ressecados de panelas, ferva água e bicarbonato de sódio em fogo baixo nas panelas. Quando o alimento se soltar, deixe a panela esfriar e limpe-a.

4 – Remoção de manchas de panela antiaderente: Ferva 1 xícara de água, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de alvejante na panela por vários minutos. Lave a panela como de costume.

5 – Remoção de manchas de queimado: Cubra as manchas em assadeiras de biscoitos com bicarbonato de sódio ou com água quente e deixe por 10 minutos. Em seguida, limpe a assadeira com bicarbonato de sódio e uma esponja dupla face.

6 – Limpeza de utensílios de aço inox: Eles podem ser limpos com bicarbonato dissolvido em água ou borrifado diretamente em uma esponja ou pano de limpeza. Basta esfregar a superfície. Depois enxágue-a e esfregue-a suavemente com camurça para secar.

7 – Limpeza de pisos: Limpe pisos cerâmicos com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão com a solução e depois enxágue o piso. Remova marcas pretas de salto de sapato sobre pisos de linóleo ou vinil com uma esponja dupla face umedecida e mergulhada em bicarbonato de sódio.

8 – Limpeza de forno: Para uma limpeza completa, deixe 1 xícara de amoníaco em um forno frio e fechado durante a noite para soltar a sujeira. Pela manhã, limpe o amoníaco. Depois, limpe as superfícies com bicarbonato de sódio.

9 – Manchas de café e chá: Para limpar chaleiras e filtros de cafeteiras, encha com água, adicione 2 ou 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ferva por um período de 10 a 15 minutos. Depois que o utensílio esfriar, esfregue e enxágue-o completamente. Mergulhe uma esponja umedecida em bicarbonato de sódio e esfregue as manchas de café e chá das xícaras. Manchas difíceis podem requerer também um pouco de sal.

Para remover manchas de ferrugem em chaleiras, encha a chaleira de água e adicione 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio e suco de meio limão. Ferva a solução em fogo baixo por 15 minutos e depois enxágue a chaleira.

10 – Removedor de gordura: Use esta solução caseira para eliminar depósitos de gordura de fornos, painéis traseiros de pias ou superfícies esmaltadas polidas.

1/4 de xícara de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de vinagre branco
1 xícara de amoníaco
3,5 litros de água quente.

Cuidado: sempre use luvas de borracha e trabalhe em uma área bem ventilada.

11 – Prevenção e eliminação de entupimentos: Para evitar entupimentos, despeje periodicamente 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo de sua pia, seguido de água quente. O bicarbonato de sódio e o vinagre formarão uma espuma que limpará o dreno e ajudará a evitar entupimentos. Use 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, seguido de 1 xícara de vinagre. Quando a espuma diminuir, enxágue o dreno com água quente.

12 – Refrigeradores e freezers: Uma caixa aberta de bicarbonato de sódio no refrigerador absorve odores por até três meses. O mesmo é válido para freezers.

13 – Esfregue a tábua de carne de madeira com bicarbonato de sódio para remover odores. Reduza o odor de latas de lixo borrifando bicarbonato cada vez que adicionar lixo. Lave e desodorize periodicamente as latas de lixo com uma solução de 1 xícara de bicarbonato de sódio para cada 3,5 litros de água.

14 – Carpetes: para retirar o mau cheiro de carpetes e tapetes, basta pulverizar bicarbonato e aspirar em seguida.

15 – Retirar mofo: utilize solução de água e bicarbonato para limpar superfícies mofadas. Quanto mais frágil for a superfície, utilize menos bicarbonato na mistura.

16 – Lavar roupa: adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o sabão em pó na hora de lavar roupas brancas. O produto ajuda a tirar as manchas.

17 – Latas de lixo: para retirar a sujeira de latas de lixo, basta deixar a solução de água com bicarbonato por alguns minutos.

18 – Limpeza de esponjas e panos de limpeza: deixe panos de limpeza e esponjas mergulhados em solução de água com bicarbonato de sódio durante a noite.

19 – Outros truques práticos: Borrife bicarbonato de sódio em uma esponja umedecida e esfregue frutas e vegetais para remover sujeira, cera ou resíduos de pesticida. Enxágue a comida muito bem.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Agradecer é preciso: Thaís e Marco Aurélio


Um agradecimento especial aos noivos pela oportunidade de ter sido lembrada para poder participar do momento mágico da vida deles quando reforçarão o amor que os une com um sim perante a Deus e aos homens!


O convite personalizado e individual é super original, feito de papel reciclado com sementes que picado, plantado e regado com carinho, germinarão flores. "Quem planta amor colhe felicidade"

Confira a explicação:

Magnífico!!!

Reflexão: Mulheres invisíveis


Mulheres invisíveis não porque não fazem diferença por onde trabalham. Mas, porque mesmo com tanto esforço e dedicação, são subestimadas em seu ofício e ganham menos que os homens pelo mesmo trabalho desenvolvido. Elas querem equiparação salarial, apenas.

Mulheres invisíveis porque oram por suas famílias e casas diariamente para que Deus acompanhe e guarde seus filhos. Não fazem questão de mostrar isso ao mundo, mas sim, ajoelham-se no silêncio dos seus quartos e choram por dias melhores no seio familiar.

Mulheres invisíveis porque acreditam no futuro melhor e labutam por ele, sem cessar. Abrem mão de seus planos para sonharem com o outro, seja ele o marido, o namorado ou o companheiro de longa data. São flexíveis e amáveis. Não querem aplausos, querem respeito.

Mulheres invisíveis porque estão por detrás das cortinas, limpando o chão, cuidando de detalhes e torcendo pela apresentação. Sorriem com os pequenos acertos, relevam os grandes erros. Elas não se importam com grandes realizações, sonham com elas, de fato. Mas, preferem momentos simples e alegres.

Mulheres invisíveis que acordam às 5h para garantir o sustento da família e chegam em casa às 22h, tendo tempo de brincar com as crianças, fazer o almoço do dia seguinte, organizar as contas e ouvir o esposo. São heroínas diárias, mas só querem consideração e ajuda mútua.


E como Elba Ramalho já compôs lindamente:
Pra descrever uma mulher
Não é do jeito que quiser
Primeiro tem que ser sensível
Senão, é impossível
Quem vê por fora, não vai ver
Por dentro o que ela é
É um risco tentar resumir
Mulher… (…)

Ah, nossas mulheres invisíveis. Nossas inspirações de vida. Nossas referências de luta.

Sendo mulher, saiba exatamente o seu valor e não abra mão dele. 

Mulheres e Manchas – Ilustração de Cibele Gomes


domingo, 15 de fevereiro de 2015

Destaque : Cléverson Soares

O muriaeense ator  de sucesso Cléverson Machado Soares na concentração do sambódromo _RJ preparando para as gravações , com colegas.


Torço por você! Sucessos meu querido!