sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Saudação às àrvores,grandes símbolos da natureza


O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.


ACHEI AQUI. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.



Velhas Árvores

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem:

Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!

Olavo Bilac, in "Poesias" 21 Setembro- Dia da Árvore


Curiosidades: 

- Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente.
Árvore símbolo da região Norte – castanheira; 
Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba; 
Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo; 
Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil; 
Árvore símbolo da região Sul – araucária.

Bodas de estanho ou zinco: Fernando e Milene

Nosso destaque de hoje vai para o casal Fernando Vecchi e Milene Pereira que no dia 20 de setembro de 2008 disseram segundo eles o SIM mais feliz da vida. Celebrar o amor nunca é demais!


Neste glorioso 2018, o casal completa 10 anos de vida em comum com seu amor  abençoado por dois frutos.  .  O nome “bodas de estanho ou zinco” foi dado para simbolizar a maturidade do relacionamento, que se mostra consistente, mas com possibilidade de adaptação.  O aniversário de 10 anos de casamento, bodas de estanho ou zinco é uma ótima oportunidade para celebrar todas as coisas boas do relacionamento

Parabéns e muitas bênçãos!

DESTAQUE: Demonstração de carinho aos nossos Mestres

Num ato de gratidão aos nossos queridos professores , o site de coluna social Muriaé na Web, deseja neste mês de outubro prestar HOMENAGEM aos mestres da cidade mineira de Muriaé.  Desejamos parabenizar aquele ser que mesmo no anonimato dedica-se de corpo e alma em prol da educação, respeitosamente, aproveitando o dia a ele dedicado.

11- Alunos Miguel e Bernardo  com a professora Simone Ventura

Os gêmeos Miguel e Bernardo, filhos de Fernanda e Júlio cursam o nível 2 no Colégio Santa Marcelina e são encantados com o carinho que professora Simone Ventura tem por eles!  E, com muito amor respeito, prestam homenagem à querida professora , numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. A professora Simone Ventura é formada em Pedagogia pela FAFISM. Ela conquista como professora, todos seus alunos do Colégio Santa Marcelina.

10- Aluno José com sua professora preferida  Simone Longhi

José Soares Neto, no segundo ano do Ensino Fundamental, foi aluno da professora Simone Longhi , uma profissional  que se destaca!.  E, com afeto e respeito, presta homenagem a esta  profissional  que para ele é inesquecível  numa demonstração de reconhecimento e valorização, pelo seu profissionalismo e dedicação, a carreira escolhida. A professora homenageada é formada em Pedagogia e continua muito amada pelos seus  atuais alunos. 

09- Alunos com o professor Luiz Henrique Dias

Turma da Academia Santo Antônio , com afeto e respeito, presta homenagem ao professor  Luiz Henrique Dias numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. O jovem professor de 28 anos, é formado em Educação Física pela FAMINAS,  atua como Educador Físico pela prefeitura Municipal em várias turmas. Fez curso também,  na instituição de ensino CBF - Confederação Brasileira de Futebol . Trabalha também, como treinador físico na Soccer Academy( Desenvolvimento Físico e Técnico). Todos seus alunos de ginástica do Bairro Santo Antonio, rende-lhe com carinho e gratidão esta homenagem pelo Dia do Professor.
  


08- Aluno Matheus Barguini  com a professora Cristiane Martins

Matheus Barguini, tem cinco aninhos e é aluno do Segundo Periodo da Escola Estadual Dr Antônio Canêdo, e com afeto e respeito, presta homenagem à professora CristianeMartins, numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. A professora Cristiane Martins é formada em Pedagogia pela FAFISM e muito amada pelos seus alunos. Ela atua em dois turnos. Leciona pela manhã no quinto ano e a tarde para a turminha do Matheus que forma este ano.



07 - Aluna Júlia Gusman com a professora Layrha Santos
Júlia Gusman é aluna do Maternal III da Escola São Paulo, e com afeto e respeito, presta homenagem à professora Layrha Santos, numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. A professora Layrha Santos é formada em Pedagogia e muito amada pelos seus alunos do Maternal.


06 - Aluna Letícia Gusman com a professora Thalita Medeiros


Letícia Gusman é aluna do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola São Paulo, e com afeto e respeito, presta homenagem à professora Thalita Medeiros, numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. A professora Thalita Medeiros é formada em Pedagogia e muito amada pelos seus alunos da Escola São Paulo.

05 -Aluna Júlia Trambaioli com a professora Cintia Cruz

Júlia Trambaioli é aluna do Curso Técnico de Secretariado Escolar na EE Professor Gonçalves Couto,. e com afeto e respeito, presta homenagem à professora deste curso técnico, numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. A professora  Cíntia Cruz  é formada em Secretariado Executivo pela UFV . Ela atua como secretária do PREMEN.


04 -Aluna Maria Clara Rodrigues com a professora Ivânia Noronha

Maria Clara Rodriguês  cursa o ensino fundamental, com afeto e respeito, presta homenagem à professora de sua série numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. A jovem professora Ivânia Noronha atua como professora na escola Pinguinho de Gente.
  

03- Aluno Renato Zibordi com a professora Marina Vilela

 Renato Zibordi , cursa Inglês e com afeto e respeito, presta homenagem a sua professora do curso de Inglês numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. A jovem professora , Marina Vilela , curso superior, e além de coordenadora pedagógica da Wizard é professora de Inglês do Deca- (Escola Estadual Desembargador Canêdo).


02 - Aluno João Lúcio Gusman com a professora Esperanza Dutra

João Lúcio Gusman cursa o terceiro ano do ensino médio na Escola São Paulo e, com afeto e respeito, presta homenagem à professora de Espanhol numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. A professora Esperanza Dutra, nascida em Sevilha (Espanha), cursou Letras e leciona Espanhol na Escola São Paulo, no CCAA e no Ômega Pré-Vestibular.


01- Aluna Yara Abreu com o Professor Deyvison Oliveira 

Yara Abreu cursa o terceiro ano do segundo grau na Escola São Paulo e, com afeto e respeito, presta homenagem ao professor de Literatura numa demonstração de reconhecimento e valorização pelo seu profissionalismo e dedicação a carreira escolhida. O jovem professor Deyvison Oliveira, cursou Letras e leciona Literatura, Redação, Português e Artes na Escola São Paulo e na EE Maximino Benassati.


Na oportunidade, o aluno demonstra através da foto enviada, o carinho e a imensa gratidão que ele(a)  tem por seu querido(a) professor(a) .  Valendo até 14 de outubro, quando Muriaé na Web realizará um sorteio de um brinde especial, que o aluno(a) receberá e oferecerá ao seu professor(a). Os registros serão numerados pela ordem de chegada.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Vai acontecer : IV Congresso Nacional ABRAMECOM



MUITO FELIZ com este convite!  Esta Colunista Social sempre lembrada para participar de congressos importantes de jornalismo neste Brasilzão de meu Deus com pessoas de renome social.





   Muriaé na Web em destaque fora da Terrinha, com oportunidade de levar o nome da cidade mineira para as bandas de lá. MARAVILHAAA!!!


Associação Brasileira de ColunistasSociais e de Mídia Eletrônica 
     CONFIRA CLICANDO AQUI   

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Quem foi: Rosângela Costa

A professora  Rosângela aposentou-se  e atualmente encontra-se realizando sonhos que muitas das vezes sua profissão não a permitia realizar. Agora está se esbaldando neste mundão de meu Deus.



Neste ano de 2018, além de conhecer alguns estados brasileiros tem tido a oportunidade de conhecer alguns continentes estrangeiros. Já esteve num caprichado tour pelo continente europeu onde conheceu  mais de 20 países em 17 dias. Na América do Sul, esteve no Peru pra conhecer Machu Pitcchu e algumas cidades daquela redondeza. Para completar, chegou da Disney onde ficou encantada com tudo que presenciou e curtiu.









Isso mesmo amiga, o que se leva da vida é a vida que se leva! 
Que você continue sendo esta pessoa carismática que com esse sorrisão encanta quem te conhece!

terça-feira, 18 de setembro de 2018

RECEITAS DE AMACIANTES CASEIRO





Quarenta sete de Pablo Gusman

Meu primogênito completou 47 anos. Quando ele nasceu eu estava apenas com 22 anos, lá pelos idos de 1971. Foi ele quem me fez aprender a ser mãe e foi o primeiro a me chamar de mamãe! Uma bênção poder comemorar mais um ano de sua vida rodeado de amigos e familiares.





O primeiro pedaço de bolo fui eu quem ganhou!




 A esposa Amaline e as filhas Camille, Celine e Cecília proporcionaram ao aniversariante muita alegria reunindo familiares e alguns de seus colegas e amigos. Foi uma churrascada perfeita regada a muito chopp, preparada pela famosa equipe de churrasco, "Boi nos Aires", do ES. A comemoração foi no condomínio de onde reside,( Vila Velha-ES), com direito a muita alegria, vídeo de recordações, bolo, doces, mais...e mais... As crianças se esbaldaram na piscina!















A comemoração teve início ao meio dia de sábado(31), rolando a noitinha e durou até o dia seguinte com mais churrasco.. No domingo(1), os churrasqueiros foram Pablo e seu irmão Tofinho  .  Sensacional!!!





Confira quem mais esteve no sábado(31) e domingo(01),  levando seu abraço ao aniversariante do dia 02 de setembro:








Parabéns!