sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CONVITE: Crème de la Crème


O meu muito obrigada ao colunista social Gerson Lopes pela lembrança de me enviar o convite para seu badalado evento que acontecerá em abril na bela cidade de Nova Andradina no Mato Grosso do Sul.

Sucessos querido amigo Gerson Lopes!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Esfirraria a Beira Lago

INFORME PUBLICITÁRIO




Lá pelas bandas do sul de minas bem a beira lago tem uma aconchegante "Esfirraria" que atende com muita simpatia sua freguesia! Além de servir quentinha uma deliciosa esfirra a seu gosto é também sorveteria.

                    

E, por ser bem próximo ao Edifício do Lago dos Encantos , onde estávamos hospedados, marcamos presença por lá várias vezes. Viramos fregueses vips e nos esbaldamos nos deliciosos picolés "Quatro Estações" com o calor que estava  em Boa Esperança . Uma delícia!


Thaciane a agradável atendente , muito simpática e conversada nos cativou com seu sorriso encantador . Repleta de energia positiva e cheia de esperança , a menina-moça, que já é senhora, trabalha pra seu sustento junto com seu esposo Fábio.

A ela agradecemos os sorrisos, os papos  e o carinho com que os visitantes de Boa Esperança- sul de minas, foram tratados na "Esfirraria". OBRIGADA!

Que tal, você que está aí bem pertinho, fazer uma visitinha à lanchonete ? E enquanto degusta uma saborosa esfirra curtir apreciáveis momentos ???


Vai Acontecer: Carnaval na Casa da Menina


Destaque de hoje: Pedro Bernardes de Oliveira

 Honrado com o título de cidadania honorária de Belo Horizonte, que irá receber  em 18 de março, por indicação do Vereador Juliano Lopes, o Desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, CONVIDA colegas, amigos e familiares para com ele participarem da alegria  que mais este título lhe proporciona .


O mineiro Dr Pedro Bernardes de Oliveira, chegou ao mundo em São Gotardo nos idos de 1959 . Fruto do amor do casal José Bernardes Filho e Adelina Maria de Oliveira, desde 19 de outubro só deu alegria aos pais. Como bom filho que sempre foi, quis presentear seus pais com a glória de suas vitórias a orgulhá-los.  Trilhando o caminho do bem e do belo com muito esforço e persistência conquistou o título de Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito Milton Campos - Belo Horizonte/MG continuando os estudos, realizou a Pós-Graduação latu sensu - Direito Civil - PUC Minas. Atualmente, desde 18/03/2005,ocupa com brilhantismo o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Durante o seu ingresso na magistratura em 1988, conquistou um vasto  e invejável currículo: Juiz de Direito na Comarca de Rio Paranaíba/MG; Juiz de Direito na 1ª Vara de Pará de Minas/MG; Juiz de Direito na 2ª Vara Cível de Ponte Nova/MG; Juiz de Direito na 7ª Vara de Família e 6ª Vara Cível de Belo Horizonte/MG; Juiz Eleitoral - Belo Horizonte - 1999/00; Juiz de Direito da 3ª Turma Recursal Cível do Juizado Especial Cível de Belo Horizonte/MG; Juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais. no Magistério, como brilhante professor lecionou  Direito Processual Civil - Faculdade de Direito de Sabará;  Direito Civil e Direito Processual Civil - Faculdade de Direito - Unicentro Newton Paiva; Direito Civil e de Família - Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais- 1998; no Curso de Extensão - Perícias - IEC /PUC Minas - 1998;  Direito e Legislação - Escola Municipal Dr. Adiron Gonçalves Boaventura - Rio Paranaíba/MG - 1989/90; além de  atuar como Representante do Corpo Discente - Membro do Conselho Superior - Faculdade de Direito Milton Campos - 1984/85. Com larga experiência também atuou como contabilista, Advogado e Perito em avaliações antes de se ingressar na magistratura. 


O nosso "Destaque  de Hoje", Dr Pedro Bernardes de Oliveira, sendo merecedor das condecorações já recebidas: Colar do Mérito da Corte de Contas - Ministro José Maria de Alkmim - 2013; Medalha Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena - 2013; Cidadão Benemérito de São Gotardo - 2012; Colar do Mérito Judiciário - Tribunal de Justiça de Minas Gerais - 2005; Medalha Desembargador Hélio Costa - Comarca de São Gotardo/MG - 2005; Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek - Concedida pelo Governador do Estado de Minas Gerais em 2008, está prestes a receber mais um título enobrecedor "Título de cidadania Honorária de Belo Horizonte"

Daqui do interior, da cidade mineira de Muriaé, atendendo a solicitação da amiga advogada Luciana Archete, prestamos-lhe nossos respeitosos apreços com aplausos por mais esta conquista merecedora. Parabéns!


Vai acontecer: Palestra sobre Piracema



"Por ocasião do fechamento do período da Piracema (28/02), o Cmt do 5º Grupamento de Policia Militar de Meio Ambiente, solicitou que comunica-se aos senhores(as) jornalistas que faremos nesta sexta feira 28 às 19h, no auditório do IFET, uma palestra alusiva ao tema, para os alunos daquela Instituição, no bairro da Barra, sendo eles do curso Técnico em Meio Ambiente e Orientação Comunitária. 

Contamos com a presença da imprensa para fecharmos mais um ano em defesa do Meio Ambiente. 
Respeitosamentte, 

Cb Madriaga"


Curiosidades:
Piracema é o movimento dos cardumes de peixe que nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução. A palavra vem do tupi e significa algo como "saída de peixes", como os índios descreviam esse fenômeno que ocorre com milhares de espécies no mundo inteiro. Na maior parte do Brasil, a piracema coincide com o período das chuvas de verão.  Nesta época os peixes viram presas fáceis. Daí a necessidade da polícia militar do meio ambiente entrar em ação proibindo a pesca profissional nesta época do ano para que o cardume possa procriar sem extinção. Em 2013 teve início em novembro com previsão para liberar em final de fevereiro de 2014.

A duração da viagem varia bastante. Peixes como as piavas não vencem mais do que 3 quilômetros por dia, mas há registros de curimbatás que chegaram a rasgar 43 quilômetros de rio em apenas 24 horas. Para todos, porém, a jornada é cheia de perigos. 


Além de superar cachoeiras, predadores e outros obstáculos naturais, esses animais precisam também vencer a pesca predatória.


Dança nupcial
Na hora do acasalamento, a iniciativa é das fêmeas:
Durante o trajeto da piracema, os peixes "namoram" até quatro horas antes de iniciarem o processo de fecundação. Esse período de paquera entre machos e fêmeas parece um verdadeiro balé aquático. Nadando no meio do rio, os machos são tocados por duas fêmeas, que vêm pelas laterais. Os peixes se roçam, nadam em círculos e emitem um ruído estridente, enquanto lançam óvulos e sêmen no fundo do rio.

Na hora da fecundação, a fêmea lança todo o seu conjunto de óvulos no fundo do rio. O número varia bastante: a piava desova em média 160 mil óvulos, enquanto para a fêmea de dourado o total pode ultrapassar 1,5 milhão. O próximo passo é dado pelos machos, que despejam sucessivos jatos de sêmen sobre os óvulos, dando origem a ovos fertilizados.  Após a fecundação, os peixes iniciam o caminho de volta. Os ovos são hidratados pela água, aumentam três vezes de tamanho e são carregados pela correnteza. A maioria não resiste e se torna alimento de peixes carnívoros. Só os que alcançam as águas calmas de várzeas e lagoas marginais é que conseguem sobreviver - menos de 1% do total