sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Medalha Milagrosa:seu simbolismo




Foi na segunda aparição a 27 de novembro de 1830, em Paris, na França; que Nossa Senhora apareceu a uma das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, à humilde noviça Santa Catarina Labouré. Ela descreve comolhe foi revelada a Medalha da Imaculada Conceição:          
            A Virgem apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o à Deus, num gesto de súplica. 
Enquanto A contemplava, Catarina ouviu uma voz que lhe disse:
 "Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais delgados correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.“

 A ORAÇÃO:
Enquanto Maria estava rodeada duma luz brilhante, de repente, o globo desapareceu e suas mãos se estendem suavemente, derramando sobre o globo brilhantes raios de luz. Formou-se assim um quadro oval, rodeado pelas palavras em letras de ouro: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".  Virou-se então o quadro, aparecendo, no reverso, um " M" encimado por uma cruz e, embaixo, os corações de Jesus e de Maria. E a Santíssima Virgem lhe pede:  

         A PROMESSA:   
’'Manda cunhar uma Medalha por este modelo; as pessoas que a trouxerem indulgenciada, receberão grandes graças, mormente se a trouxerem ao pescoço; hão de ser abundantes as graças para as pessoas que a trouxerem com confiança. “ E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo s espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la: " A Medalha Milagrosa".


       Simbolismo da Medalha Milagrosa 

A serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente.
A mulher que esmaga a cabeça da serpente, que é o demônio já estava predita na Bíblia, no livro do Gênesis: "Porei inimizade entre ti e a mulher... Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, morder-lhe o calcanhar". Deus declara iniciada a luta entre o bem e o mal. Essa luta é vencida por Jesus Cristo, o "novo Adão", juntamente com Maria, a co-redentora, a "nova Eva". É em Maria que se cumpre essa sentença de Deus: a mulher finalmente esmaga a cabeça da serpente, para que não mais a morte pudesse escravizar os homens.
Os raios: Simbolizam as graças que Nossa Senhora derrama sobre os seus devotos. A Santa Igreja, por isso, a chama Tesoureira de Deus.
As 12 estrelas: Simbolizam as 12 tribos de Israel.
Maria Santíssima também é saudada como "Estrela do Mar" na oração Ave, Maris Stella.
O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus. Foi Maria quem o formou em seu ventre. Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração, que simboliza o seu infinito e ilimitado Amor.
O coração transpassado por uma espada: É o Imaculado Coração de Maria, inseparável ao de Jesus: mesmo nas horas difíceis de Sua Paixão e Morte na Cruz, Ela estava lá, compartilhando da Sua dor, sendo a nossa co-redentora.
O M: Significa Maria. Esse M sustenta o travessão e a Cruz, que representam o calvário. Essa simbologia indica a íntima ligação de Maria e Jesus na história da salvação.
O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário. Para a doutrina católica, a Santa Missa é a repetição do sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida do cristã

            Ato de Contrição- Meu bom Jesus que por mim morrestes na cruz, tende piedade de mim, perdoai os meus pecados e dai-me a graça de nunca mais pecar.

         1º Dia - 1º Aparição - Contemplamos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça guiada por seu Anjo da Guarda é apresentada a Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação.

            Súplica a Nossa Senhora - Ó Imaculada, Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe ao contemplar-nos de braços derramando graças sobre os que vos pedem cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor durante esta Novena as nossas prementes necessidades...( um instante de silêncio ). Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso nome e bem de nossas almas e para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém – Rezar 03 Ave-Marias.

            Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

         Oração Final - Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e de espírito a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

            2º Dia - Lágrimas de Maria - Contemplemos Maria, chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de seu Filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos no fruto de suas lágrimas.

            3º Dia - Proteção de Maria - Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: " Eu mesma estarei convosco, não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.

            4º Dia - 2º Aparição - Estando Catarina Labouré em oração a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal; nesta aparição vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!

            5º Dia - As Mãos de Maria - Contemplemos, hoje, Maria, desprendendo de suas mãos raios luminosos. "Estes raios, disse ela, são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que me pedem e aos que trazem com fé minha medalha".
Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada no-las alcançará.

            6º Dia - 3º Aparição - Contemplemos Maria, aparecendo à Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, e mandando cunhar uma medalha, prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor, muitas graças. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e como escudo, ela nos protegerá nos perigos.

            7º Dia - Súplica - Ó Virgem Milagrosa, Rainha excelsa, Imaculada Senhora, sede meu refúgio nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.

            8º Dia - Súplica - Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrazem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.

            9º Dia - Súplica - Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.

        
200 dias de indulgência

Celeste tesoureira de todas as graças, Mãe de Deus e minha Mãe, Filha Primogênita do Eterno Pai, cuja Onipotência está em tuas mãos, tem piedade de minha alma e concede-me a graça que te suplico com todo fervor. Ave-Maria...

Misericordiosa distribuidora das graças divinas, Maria Santíssima, tu que és Mãe do Verbo Encarnado, tu que foste coroada com sua imensa sabedoria, considera a minha dor e concede-me a graça de que tanto necessito. Ave-Maria...

Misericordiosa distribuidora das graças divinas, Imaculada esposa do Espírito Santo Eterno, Maria Santíssima, tu que recebeste um coração participando das misérias humanas e consolando todos os que sofrem, tem compaixão da minha alma e dá-me a graça que espero, com toda confiança, da tua imensa bondade. Ave-Maria...

Sim, minha Mãe, Tesoureira de todas as graças, Refúgio dos pobres pecadores, Consoladora dos aflitos, Esperança dos desesperados, Auxílio poderoso dos cristãos, eu deposito em ti toda minha confiança e creio firmemente que obterás de Jesus a graça que desejo com toda esperança para o bem de minha alma. Salve Rainha...

Oh! Maria concebida sem pecado, rogai ao Pai para (pede-se a graça).
Oh! Maria concebida sem pecado, rogai a Jesus para (pede-se a graça).
Oh! Maria concebida sem pecado, rogai ao Espírito Santo para (pede-se a graça).

Maioridade: Parabéns pra Luiza neste 27 de novembro de 2015




Mensagem da avó materna Telma para sua neta primeira Luiza:

PARA MINHA NETA LUIZA
Eu preciso expressar o que me vai na alma...eu preciso gritar bem alto para o mundo inteiro ouvir...eu preciso falar o que me sufoca. ..É uma Doce Amargura...ou melhor é uma Doçura. ..meu amor por você Luiza
Tenho guardado na memória as mais belas recordações da minha menininha loira...que todas as tardes subia a escada do Castelo do infantil para o Ensino Médio . ..para ver a vovó (eu) e a gente se abraçava e se enchia de carinho...e com uma vozinha doce ela Luiza...perguntava vó tem dinheiro pra comprar pirulito (push pop)E eu respondia...O Senhor é o meu Pastor e nada me falta ... e la ia tao feliz com o dinheirinho na mão .pra cantina da escola.Muitas vezes com a querida tia Adriana...
E ela me acariciava e dizia Vovó fofinha...
E ela queria estar sempre comigo...desenhando...cantando...dançando. Ah! Minha Lulu Ninguém te amou e te ama como eu...
(SOMENTE ELA TE AMOU..TE AMA..AMA MAIS..E ZELA POR NÓS..ELA SOMENTE ELA)
Quantas lembranças.! ..Quantas alegrias!
Vc e eu assistindo um filme...(desenho)Quando o filme terminou vc disse assim pra mim...TADINHA dele... ELE NÃO TEM VOVÓ. ..
Ah minha neta foi a mais linda declaração de amor...
E vc brincava de boneca...e você brincava de vovó. ..Vo me dá os meus netinhos (eram os bonecos)Rsrsrsrs
E vc tomava banho de espuma e chamava vem vovó. ..Já tinha jogado todo meu shampoo na banheira......
Muito amada..mt mt mt e você sabe disso
Vovó eu quero ir pra sua casa...aí eu respondia...ah sim ,quer ir para sua casa ...Não vovó pra Sua..Como resistir?
LU de quem vc mais gosta? Rsrs da" vovó loila"
Ai foi ficando mocinha minha menina...e as músicas de Sandy e Junior fazendo parte de nossas vidas...
E minha companheira na dança do ventre ..Ela sempre muito ela...
Oo tempo passou...vc cresceu...e vc minha netinha é o meu orgulho de superação meu exemplo de Amor...
Quantos sorrisos entre lágrimas. pensa que eu nao percebia?..Dizendo pra mim assim :Tá tudo bem vovó ...
Pode deixar...
Hoje quero dizer para você minha neta as mais belas palavras de Amor...
Dizer que Amar você É e será o meu viver.e que vc seja para mim tudo o que diz naquela música que vc há 3 anos me dedicou e que eu amo e só penso em você " Eu sou o brilho dos seus olhos."
Lu ,como peço a Deus que o brilho dos meus olhos possam brilhar mais e mais...Porquê é só de amor que este coração de vovó vive...
Te amo...minha amargura...sinto meu coração doer de Amor...doe por não encontrar palavras para expressar tanto Amor
minha Doce Luiza.
Feliz aniversário O Minha netinha !!Que a luz de Deus ilumine sua jornada!!!Deus seja Louvado! LUIZA...Meu Troféu! !!Minha neta Preferida! Minha doce amargura! Minha doçura! !! De sua vovó 

Telma Braga Poiares"



Destaque de hoje: Aline Câmara

Nosso destaque de hoje vai para a jornalista Aline Melo Câmara que neste 2015 recebe com louvar seu diploma de Letras, sua segunda graduação!


Para ela os nossos aplausos! Cumprimentando-a parabenizamos também todos os demais formandos com votos de sucessos!

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Apresentação do Coral Cantare

A Escola Municipal de Música Leonel Vargas tem o prazer de convidar para a apresentação de encerramento do CORAL CANTARE, na próxima segunda-feira, dia 30.




quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Projeto Massacuca ensina Saco Sensorial

O Massacuca é o projeto de duas mães que acreditam na riqueza de um brincar simples, feito com afeto e objetos do dia a dia. Mas também capaz de oferecer um imenso aprendizado e conectar adultos e crianças .

Graziella Iacocca e Renata Maria compartilham descobertas registrando atividades de um modo livre, sem resultados planejados. Dentre outras idéias e criatividades interessantes, explicam como fazer um saco sensorial de gel sem bagunça nenhuma! E para deixar mais divertido, colocaram dentro do saco um punhado de estrelinhas metálicas compradas na papelaria e algumas bolinhas de gel, dessas feitas para usar em vasos. Ficou uma delícia de apertar! Use sacos plásticos bem grossos, para evitar que rasguem durante a brincadeira.




Veja o passo a passo e use a imaginação para criar seu saco sensorial.





Dicas importantes:
Use sacos plásticos bem grossos, para evitar que rasguem durante a brincadeira.
Os sacos também podem ser lacrados com fita dupla face ou com fita adesiva transparente grossa.
Faça sacos sensoriais temáticos pintando o gel de diferentes corantes.
Na hora da compra, preste atenção se o gel tem um perfume forte demais. Para os pequenos é melhor procurar uma opção sem perfume.
Lantejoulas, estrelinhas, purpurina, botões, isopor e bichinhos de plástico são bem vindos para rechear o saco. Só preste atenção em pontas duras ou afiadas pois podem furar o plástico.


  • Muito divertido também fica um sacão sensorial, usando pequenos sacos com diferentes cores e objetos dentro. FICA A DICA!

Reflexão: CALMA, VAI PASSAR!!!


Olhe, não fique assim não, vai passar. Eu sei que dói. É horrível. Eu
sei que parece que você não vai agüentar, mas aguenta. Sei que parece
que vai explodir, mas não explode. Sei que dá vontade de abrir um
zíper nas costas e sair do corpo porque dentro da gente, nesse
momento, não é um bom lugar para se estar. (Fernando Pessoa escreveu,
num momento parecido, “hoje não há mendigo que eu não inveje só por
não ser eu”). Dor é assim mesmo, arde, depois passa. Que bom. Aliás, a
vida é assim: arde, depois passa. Que pena. A gente acha que não vai
agüentar, mas agüenta: as dores da vida. Pense assim: agora tá
insuportável, agora você queria abrir o zíper, sair do corpo, encarnar
numa samambaia, virar um paralelepípedo ou qualquer coisa inanimada,
anestesiada, silenciosa. Mas agora já passou. Agora já é dez segundos
depois da frase passada. Sua dor já é dez segundos menor do que duas
linhas atrás.
Você acha que não, porque esperar a dor passar é como olhar um
transatlântico no horizonte estando na praia. Ele parece parado, mas
aí você desvia o olho, toma um picolé, lê uma revista, dá um pulo no
mar e quando vai ver o barco já tá lá longe. A sua dor agora, essa
fogueira na sua barriga, essa sensação de que pegaram sua traquéia e
seu estômago e torceram como uma toalha molhada, isso tudo – é difícil
de acreditar, eu sei – vai virar só uma memória, um pequeno ponto
negro diluído num imenso mar de memórias. Levante-se daí, vá tomar um
picolé, ler uma revista, dar um pulo no mar. Quando você for ver,
passou. (…)
Agora não dá mesmo pra ser feliz. É impossível. Mas quem disse que a
gente deve ser feliz sempre? Isso é bobagem. Como cantou Vinícius: “É
melhor viver do que ser feliz”. Porque pra viver de verdade a gente
tem que quebrar a cara. Tem que tentar e não conseguir. Achar que vai
dar e ver que não deu. Querer muito e não alcançar. Ter e perder.
Tem que ter coragem de olhar no fundo dos olhos de alguém que a gente
ama e dizer uma coisa terrível, mas que tem que ser dita. Tem que ter
coragem de olhar no fundo dos olhos de alguém que a gente ama e ouvir
uma coisa terrível, que tem que ser ouvida. A vida é incontornável. A
gente perde, leva porrada, é passado pra trás, cai. Dói, ai, eu sei
como dói. Mas passa.
Tá vendo a felicidade ali na frente? Não, você não tá vendo, porque
tem uma montanha de dor na frente. Continue andando. Você vai subir,
vai sentir frio lá em cima, cansaço. Vai querer desistir, mas não vai
desistir, porque você é forte e porque depois do topo a montanha
começa a diminuir e o unico jeito de deixá-la pra trás é continuar
andando. Você vai ser feliz..


"Juro que tô falando a verdade. Eu não minto… vai passar"

Dica: O Pote da Calma

ACHEI interessante pra fazer pras minhas netas pequeninas, daí divido com as amigas(os) conectados no Blog da Colunista para juntos descobrirmos os resultados com nossas pequenas maravilhas.

O pote da calma (ou calming jar, em inglês), é usado para acalmar crianças pequenas após uma briga ou choro. Inspirado no Método Montessori, o objetivo é distrair e tranquilizar os pequenos com a tinta e glitter colorido se movendo dentro do recipiente. Assim, eles aprendem a respirar fundo e se acalmar. Além de proporcionar um momento para que se expressem e tentem explicar os motivos da tristeza, raiva ou frustração. 
E até aceitem os conselhos!



É possível fazer uma série de potes com cores e efeitos variados.


. Não deixa de ser uma excelente ideia de gift de Natal para as educadoras e amiguinhos do colégio.

Veja o passo a passo e alguns potes para se inspirar

Você vai precisar de:- 
  • Um pote de vidro com tampa; 
  • - Uma ou duas  colheres de sopa de cola glitter;
  • - Três ou quatro colheres de chá de purpurina;
  • - Uma gota de corante alimentar; 
  • Água Quente

Como fazer:

A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para agitar o seu conteúdo.


Despeje no vidro a água quente e a cola glitter. Mexa bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote. O tom  azul é o mais calmante

Convite: Formatura PROERD


Convidamos os nobres colegas para participarem da formatura do PROERD - Segundo Semestre, que será realizada no dia 26/11/2015, às 19 horas no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina.

Nossos agradecimentos pela lembrança do convite para este importante acontecimento com votos de muito sucesso!

" 1ª Mostra Cultural" da Casa da Menina


Malhar é preciso : TÔ NESSA!


Muito bom fazer parte de uma turma de amigos do bairro onde resido( Santo Antônio) que se preocupa com a saúde e privilegiada com a oportunidade de ter pessoas capacitadas para nos incentivar a malhar. Nesta quarta-feira, nossa querida professora Simone nos proporcionou momentos de alegria com a aeróbica do professor Júnior. Foi um sucesso! A turma ficou imensamente estimulada e agradecida.









 Após quase uma hora de muita malhação acompanhando os rítmos das músicas, um big lanchinho de confraternização como prêmio!!!