sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Dicas: Lista de Atividades para entreter crianças de 2 a 6 anos


Pesquisando na net ACHEI AQUI estas dicas de atividades que vão interessar e entreter nossas crianças entre as idades de 2 a 6 anos. Pensei nas minhas maravilhas de número 6 e 7: Letícia(6anos) e Júlia(3 anos), que atualmente estão nesta faixa etária. Daí resolvi compartilhar com os papais e vovós conectados no Blog da Colunista.



Minhas sete maravilhas já estão mais crescidinhas!

1.  Contemplar a natureza: passear nos parques da cidade e arredores, visitar uma fazenda, cultivar plantas em casa, observar o céu estrelado…

2. Caçar tesouros (pedras, folhas, flores, insetos) durante um passeio. Muito divertida esta atividade.

3. Regar as plantas do jardim. Minhas netinhas amam e se divertem aguando as plantinhas dos  vasos de minha varanda.. 

4. Ajudar nas tarefas domésticas.

5. Aprender a preparar refeições simples, como uma café da manhã ou uma salada.

6. Ouvir e memorizar parlendas e quadrinhas.

7. Memorizar belas poesias com estas técnicas.

8. Ouvir muitas histórias em voz alta!

9. Interagir verbalmente durante a leitura em voz alta, fazendo descrições, estabelecendo relações entre a história e experiências vivenciadas pela criança, etc.

10. Recontar uma história, escrever uma carta a um personagem, descrever cenas de um livro… Confira estas 24 atividades quecomplementam a leitura em voz alta.


12. Organizar a estante de livros e separar as leituras do mês.O hábito da leitura exercita a criatividade e a imaginação da criança. Além disso, estimula o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, fortalece a memória e a concentração. Ler para seu filho também reforça os vínculos, afinal, é uma atividade prazerosa que pode ser realizada em família.

13. Ouvir músicas folclóricas, cantigas de roda e canções tradicionais.

14. Ouvir música clássica durante o café da manhã, na hora do lanche ou enquanto fazem algum artesanato, pintura ou colagem.




18. Curtir o chão! Crianças precisam de espaço para se mover e explorar os ambientes.

19. Tirar do baú brincadeiras antigas para trabalhar coordenação motora, equilíbrio, atenção, foco e habilidades sociais.

20. Treinar a coordenação motora grossa com seis exercícios de deslocamento sobre linhas retas e curvas.

21. Brincar nas barras e preparar os pequenos músculos das mãos para a escrita.

22. Gastar a energia acumulada com estas 8 atividades ao ar livre.

23. Desenvolver a consciência corporal com 12 atividades divertidas.

24. Brincar com outras crianças em um bom parquinho.

25. Trabalhar o equilíbrio e a concentração com estes 3 desafios com fita crepe.

26. Praticar atividades físicas de impacto e fortalecer os ossos.

27. Pular amarelinha.

28. Brincar de bolinha de gude.

29. Confeccionar seus próprios brinquedos.

30. Fazer um corrupio.

31. Brincar com materiais e brinquedos simples  como areia, tinta e utensílios domésticos.

32. Turbinar a brincadeira com blocos de montar.

33. Montar quebra-cabeças e tangrams.

34. Fazer sua própria massinha.

35. Exercitar as mãos brincando de carrinho de mão, bicho-preguiça, elástico, estourando plástico bolha…

36. Fazer ginástica com os dedos.

37. Aprender a usar a tesoura e desenvolver coordenação motora fina, percepção visual e força nas mãos.

38. Treinar o traçado usando lápis jumbo.

39. Tirar os botões da caixa de costura da vovó e usá-los para trabalhar o raciocínio lógico, habilidades matemáticas e a coordenação motora fina.

40. Pintar com os dedos, com cotonetes, com esponja ou com pincéis em cartolinas enormes, folhas de jornal ou caixas de papelão.

41. Brincar com as palavras no mercado. Essa atividade ajuda a criança a identificar os sons iniciais das palavras.

42. Aprender a contar sílabas de maneira divertida.

43. Desenvolver a escuta ativa, a concentração e o vocabulário com audiolivros.

44. Treinar a habilidade de discriminação auditiva e intensidade sonora.

45. Exercitar a atenção e o sequenciamento dos sons.

46. Refinar as habilidades de escuta com esta atividade.

47. Aprender o alfabeto com estes livros belíssimos.

48. Treinar a discriminação visual com um jogo simples e educativo.

49. Praticar estas oito atividades para exercitar a discriminação visual e evitar a troca de letras durante a escrita e a leitura.

50. Desacelerar um pouco e trabalhar o equilíbrio com estas brincadeiras.

51. Trabalhar as funções executivas (foco, autocontrole, atenção, memória).

52. Treinar o recolhimento consciente e vigilante com a lição do silêncio.

53. Exercitar a calma e o auto-controle com atividades de vida prática.

54. Fazer biscoitos ou um bolo e levar para a vovó e o vovô ou para os velhinhos em um asilo.

55. Separar roupas e brinquedos e levar para crianças que deles precisem.

56. Confeccionar cartões artesanais e dar para parentes e amigos em datas festivas, como Natal, Páscoa, Ano Novo, aniversário…

Quem esteve prestigiando a Sexagenária Marilene Gusman na comemoração de seus 61 anos

Antigos e novos amigos estiveram prestigiando a aniversariante na comemoração de sua data natalícia no Restaurante Serra do Sol. Foi uma noite repleta de alegria e muito assunto para se colocar em dia. Enquanto chegavam os convidados  muitos registros eternizaram os momentos. A aposentada do BB, Marilene tem muitas amizades e estava muito feliz com a presença de seus convidados. Amigos de longas datas e amigos que ela faz em suas viagens. Recentemente chegou do Leste Europeu, e os turistas mineiros, estiveram também levando seu abraço a aniversariante.

 . Seu filho Marcelo, médico infectologista, que atua em Vitória, com sua esposa e filhos veio abraçá-la e parabenizá- la, proporcionando-lhe imensa felicidade!







As amigas do Lions Clube, as colegas de juventude , alguns familiares,  mais...e mais, fizeram da noite uma verdadeira festança. Ela fez questão de registrar fotos com todos. Confira  meus cliques:








































  Parabéns Marilene por conquistar o carinho e amizade da sociedade muriaeense!

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Curiosidade: Síndrome de Wanderlust, a obsessão por viajar

Sou fã desta escritora, ela é muito envolvente! Luiza Fletcher,  fez-me refletir e chegar a conclusão de que realmente sofro da Síndrome de Wanderlust...hahaha! ACHEI AQUI


"Desde o início dos tempos, os homens sempre foram exploradores e buscam novas terras para viver e trabalhar. Graças a esse anseio natural de descoberta, fomos capazes de encontrar lugares encantadores e contribuir para o desenvolvimento de nossa espécie. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a criar raízes e estabelecerem suas vidas em algum lugar fixo. No entanto, essa obsessão por viajar e explorar o mundo ainda permanece viva em muitas pessoas, e tem até mesmo um nome especial: Síndrome de wanderlust."

As pessoas que vivem com a síndrome de wanderlust possuem uma “necessidade” fora do comum de conhecer novos lugares e descobrir outras culturas.


Fábrica de Cristal no Sul do Brasil

"A síndrome de wanderlust vai muito além de apenas o desejo e planejamento de viagens de férias, vai muito além da expectativa pelo dia da viagem e da angústia de voltar para casa, é uma necessidade real de viajar e descobrir o mundo."



Falando por mim, o interessante é que o que mais me importa é a viagem em si. Muitas das vezes, nem quero saber pra onde vou, com quem vou , qual a programação, quantas vezes já fui lá,  quero mesmo é ir. Quero mesmo é enriquecer o meu espírito, pelo prazer de conhecer novos lugares, descobrir mais sobre o mundo e também sobre nós mesmos, nossos gostos, sonhos, limites e desejos. Cada viagem é um sonho! Mesmo voltando onde já estive, ela é única, diferente e com novidades.  Viajando aprendo a me abrir para o novo que surge e a sair de minha zona de conforto. O mais importante é a oportunidade que eu tenho de conhecer diferentes pessoas, fazer novas amizades, modos de vida e tradições, além de  poder aumentar  meu conhecimento sobre o mundo e a vida. Magnífico!
 


Dizem que o que influencia esta síndrome é o papel da genética. Lembro-me neste instante quando minha mãe dizia para meu pai nos idos que passei a entender:" você parece ter sangue de cigano nas veias". Verdade, papai devia ter o gene viajante que passou pra mim.  Naquela época difícil, achava fácil mudar de casa, comprar terras, vender terras, trocar móveis,  fazer barganhas. Quem sabe isto tem a ver com este meu gosto por viagem e desejo de passear. O "marajó",  de meu saudoso Lúcio, (que nos acompanhou por 16 anos)que  nos diga se pudesse falar...Assim que as férias de julho e dezembro chegavam cortávamos estradas brasileiras rumo ao nordeste, sudeste e sul brasileiro. Com ele, sentia-me segura, nem queria saber onde estava, queria mesmo era  ir . Pelas bandas do sul, o marajó nos levou à  Assunção- Paraguai com direito a uma paradinha, e cantor exclusivo  no Lago de Ypacaraí , muito conhecido pela música com seu nome.  Passeamos muito!


Bruges-Belgica

Gostei de saber de que o gene viajante faz com que as pessoas que o possuem “aceitem melhor mudanças e aventura, e também sintam mais afinidade para assumir riscos em termos de novas ideias, comidas, relacionamentos, etc”. Outra curiosidade sobre essas pessoas é que elas tendem a ser mais independentes, criativas, e abertas a novas visões sobre a vida. Nem me preocupo em procurar cura...hahaha!

Se você tem um amor por viagem e quer saber se sofre da síndrome de wanderlust, confira abaixo alguns sinais que caracterizam essas pessoas:

Você sofre da síndrome de wanderlust?

  • Você não escolhe suas viagens baseado em luxo e conforto. Gosta de sair de sua zona de conforto.
  • Está sempre com seu passaporte e documentos prontos para caso alguma viagem “surpresa” apareça.
  • Explorar e conhecer novas culturas não é um desejo, mas uma necessidade básica, e você investe seu dinheiro nessas aventuras com prazer.
  • Mesmo que tenha acabado de chegar de uma aventura, já começa a se preparar para outra, pesquisa destinos e começa a poupar dinheiro.
  • O desejo de viajar também pode se relacionar às nossas experiências de infância, porque é nessa Capa Comportamento Síndrome de wanderlust, a obsessão por viajar

Viajar enriquece a pessoa, abre novas perspectivas e possibilita ter outros pontos de vista. Conhecer outras culturas, mergulhar nas tradições e viver em lugares diferentes nos ajuda a ampliar nossa visão e a alimentar – e ao mesmo tempo satisfazer – a curiosidade pelo desconhecido.

 E não é que com "Aquela sua Viagem" você pode!


“No meu caso, eu não viajo para ir a um determinado lugar, mas para ir. Viajo pelo prazer de viajar. "