terça-feira, 11 de setembro de 2018

Curiosidade sobre a Estátua Melancholy

Algumas esculturas adornam as margens do Lago Genebra. No meu ponto de vista a preferida é a Melancholy( MELANCOLIA) de Albert György, datada de 2012: forte e intensa! Inserida no contexto alegre do lago, sua postura melancólica se torna ainda mais potente, impactando fortemente naqueles que param um instante em frente a ela.  Passear às margens do Lac Léman, é um dos programas mais atrativos e gostosos de Genebra- Suiça.



O homem esculpido em metal em tamanho natural, (obra do artista romeno), sozinho, sentado num banco da praça, com a cabeça abaixada, ele tem um enorme buraco no lugar de seu peito, deixando-o assim, sem coração e sem espaço para o ar dos pulmões.
Mesmo sem aprofundamento acredita-se que o tipo de sofrimento daquele homem, segundo as manifestações dos internautas,  é o mesmo dos suicidas. Alguns relacionam a escultura como: solidão, à mudez e o vazio existencial. Para outros, ela mostra a ansiedade, inquietação e o medo provocados por injustiça social, má distribuição de riqueza, e ausência de princípios e valores. Expressão de desesperança profunda. 

O vazio da alma é ferida aberta

Na oportunidade, paramos para refletir sobre a importância do movimento  SETEMBRO AMARELO, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão de se empenhar contra o suicídio.  O lema desta campanha é “Falar é a melhor solução”  A falta de esperança e de visão do futuro , a culpa, a baixa autoestima e a visão negativa da vida, sejam verbalizadas, escrita ou até mesmo em desenhos apontam a necessidade de maior atenção.




Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo, por esta cor também representar a vida. O assunto que já foi um tabu muito maio r, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

"Conhecer um pouco mais sobre o tema, buscar ajuda, saber que frases como “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria dormir e nunca mais acordar” podem expressar ideias ou intenções suicidas. Um sinal de alerta que precisa ser compreendido como comunicação e que não deve ser ignorado."

Amarelo é a cor da vida, da luz, do sol. É mês de se unir a esta campanha de valorização. Tal como ocorre no Maio Rosa ou no Novembro Azul, busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. E, se quiser, busque o CVV. Nossa missão é Valorizar a Vida, contribuir para que as pessoas tenham uma vida plena e, assim, prevenir o suicídio.  PARTICIPE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!