terça-feira, 27 de junho de 2017

Dica de saúde: Vinagre de Maçã com Bicarbonato

O vinagre de maçã e o bicarbonato foram usados tradicionalmente de múltiplas maneiras para todo tipo de remédios de saúde e beleza. São dois produtos e alimentos eficazes, econômicos e fáceis de conseguir, pelo que todos deveríamos tê-los em casa.


Além de ser usado como produtos de limpeza em casa ou para lavar o cabelo naturalmente, neste artigo explicaremos como esta combinação é um remédio para a saúde para prevenir todo tipo de doenças e manter o peso ideal.

Por que combinamos o vinagre de maçã com bicarbonato?
Este remédio nos aporta todos os benefícios do vinagre de maçã e do bicarbonato de sódio, os quais citaremos em seguida. O bicarbonato de sódio e o vinagre têm pH opostos, isto é, alcalino e ácido, respectivamente, o que permite que possamos tomar esta bebida sem nos prejudicar. Desta maneira, obteremos todas as propriedades deste remédio sem acidificar mais nosso organismo, que já tem o pH alterado geralmente devido a má alimentação ou aos maus hábitos que provocam ainda mais acidez. Por outro lado, mesmo que muitas pessoas consumam bicarbonato de sódio para combater a acidez gástrica, isso não é bom em longo prazo, já que pode alterar o pH naturalmente ácido do estômago. Precisamos que o ácido clorídrico do estômago se mantenha equilibrado para que possa digerir bem os alimentos.

Propriedade do vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um excelente alimento medicinal, capaz de depurar nosso organismo e, ao mesmo tempo, revitalizá-lo, graças aos seus abundantes valores nutricionais. Contém vitaminas A e B, ácidos graxos essenciais, enzimas e múltiplos minerais, como o cálcio, fósforo, o potássio, o magnésio, o enxofre, o zinco, o ferro ou o silício, entre muitos outros,
Propriedades mais importantes
  • Nos ajuda a eliminar toxinas graças ao seu teor de enxofre e, além disso, atua diretamente sobre o fígado, ajudando-nos a metabolizar melhor as gorduras.
  • Previne infecções urinárias e cuida de nossos rins, já que nos ajuda a manter limpas as vias urinárias e a urina ácida.
  • Aumenta nosso metabolismo e elimina os excessos de gordura de nosso corpo, o que nos ajuda a emagrecer.
  • É um grande diurético, pelo que nos permite eliminar o excesso de líquidos de nosso organismo.
  • Previne a sequidão ocular graças ao seu teor em vitamina A.
  • Melhora os processos digestivos devido a que é rico em enzimas. Muito útil no caso de flatulências, acidez, desconforto etc.
  • Combate a prisão de ventre, melhorando o estado de nossa flora intestinal.
  • Desinflama as gengivas, melhorando o estado de nossa flora intestinal.
  • Elimina mucosidades em casos de resfriados e sinusites.
  • Reduz os níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico.
  • Alivia a tosse e a dor de garganta.
  • Previne as câimbras musculares graças ao seu teor em minerais.
  • Melhora o estado de nossa pele e cabelo graças ao seu teor em vitaminas e minerais.
  • Reduz o risco de sofrer todo tipo de cálculos, já sejam biliares, hepáticas e renais.
  • Combate a hiperacidez gástrica, a alivia imediatamente; além disso, trata e previne úlceras gástricas, as quais se produzem em meios muito ácidos.
  • Previne os cálculos renais de ácido úrico.
  • Alivia as infecções urinárias.
  • Melhora a saúde dentária e previne problemas como as cáries, a gengivite e o tártaro.


Como preparar?
A proporção ideal é a seguinte:
Um copo de água morna ou quente, já que a água fria pode ser prejudicial para o figado.
Uma colher de sopa de vinagre de maçã.
Uma pitada de bicarbonato de sócio.

Certifique se o vinagre de maçã é ecológico ou, ainda, se tem uma boa precedência e é de máxima qualidade, e para ser realmente efetivo terá que ser cru, isto é, não pasteurizado. Seguindo o método de elaboração que se fazia antigamente. Desta maneira, nos beneficiaremos de todas suas propriedades.

Como consumir?

Podemos beber de um a três copos por dia, mas é fundamental que façamos sempre com o estômago vazio, ao menos uma hora antes da refeição seguinte. Se quisermos fazer uma limpeza no organismo, podemos beber um copo uma hora antes de cada um das três refeições principais. Se, ao contrário, quisermos fazer uma manutenção, podemos beber um copo em jejum, ao menos uma hora antes do café da manhã. 

Créditos: "Água na Boca" com  cortesia das imagens de katalopolis.


Dicas para ainda usar o Bicarbonato 

1.Esfoliante natural
O bicarbonato de sódio tem propriedades que atuam como um esfoliante natural capaz de eliminar as células mortas que podem afetar a saúde da pele. A única coisa a fazer é misturar três partes de bicarbonato com uma parte de água e esfregar suavemente a pele com a mistura para eliminar as células mortas. Como resultado, você irá obter uma pele suave, fresca e mais clara.

2. Mãos de seda
A pele das mãos pode ser maltratada pelo contato que ela tem frequentemente com diferentes produtos químicos e outros agentes que contaminam o meio ambiente. Para suavizar a pele das suas mãos e eliminar as células mortas, você simplesmente deve preparar uma pasta com um pouco de bicarbonato e uma colher de mel, e esfregá-la suavemente nas mãos, incluindo as unhas.

3.Desodorante natural
O bicarbonato de sódio é um potente neutralizador que ajuda a combater os odores incômodos da transpiração. Para usá-lo, basta misturar meio copo de bicarbonato em uma banheira com água quente, e utilizar a mistura durante o banho.

4.Bicarbonato de sódio para combater a acne
A acne é um dos problemas que mais afetam a nossa beleza e a nossa autoestima. Para combatê-la, você deve fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de limão e aplicá-la diretamente na zona afetada. Este tratamento deve ser realizado à noite já que, a mistura pode causar manchas se a pele for exposta ao sol.

5.Eliminar os cravos
O bicarbonato de sódio é um produto muito eficaz para eliminar os cravos que costumam aparecer com frequência na zona T do rosto, já que a sua textura áspera ajuda a limpar profundamente os poros obstruídos. Para fazer isso, basta misturar uma colher de bicarbonato de sódio com um pouco de leite, e aplicar a mistura na zona afetada. Deixe agir durante 15 minutos e enxágue com água morna.

6.Eliminar o excesso de oleosidade do cabelo
Um cabelo oleoso costuma aparentar como se estivesse sujo o tempo todo. Além disso, ele é mais difícil de manusear e sua aparência é desagradável devido ao excesso de óleo. Para eliminar estes excessos de oleosidade do cabelo e do couro cabeludo, você pode utilizar as propriedades do bicarbonato de sódio, que ajudarão a limpar e manter o cabelo mais fresco. Para obter este resultado, basta misturar uma colher pequena de bicarbonato de sódio com seu xampu de sempre, e utilizá-lo normalmente, mas deixando agir durante alguns minutos adicionais. Enxágue com água fria e lembre-se de aplicá-lo frequentemente para que seja mais eficaz.

7.Cabelo limpo e brilhante
O bicarbonato de sódio e o vinagre são dois bons aliados para limpar o cabelo de forma natural e mantê-lo saudável ao longo do tempo. O bicarbonato ajuda a limpar profundamente o cabelo para eliminar o excesso de oleosidade e as impurezas. Já o vinagre, por outro lado, é ideal para restabelecer o manto ácido do cabelo, e além disso, também proporciona brilho, suavidade e facilidade para desembaraçar. 
Como prepará-lo?
Diluir uma colher pequena de bicarbonato de sódio em 5 colheres de água, e passar a mistura por todo o couro cabeludo. A seguir diluir uma colher de vinagre de maçã em um copo de água, e aplicar a mistura da raiz até as pontas do cabelo. Aplique este tratamento durante uma semana. Depois disso, descanse durante alguns dias e volte a utilizá-lo. Possivelmente, você irá notar algumas mudanças comuns do processo de desintoxicação do cabelo, já que este tratamento é ideal para restaurá-lo e eliminar todos os resíduos que podem afetar a sua beleza..

Está acontecendo na Escola Espaço e Arte


Está acontecendo uma bela Exposição Cultural na Escola Espaço Arte onde minhas duas netinhas estudam. Elas estão encantadas com os projetos estudados e que estão sendo apresentados.



Júlia, em réplica de Tarsila do Amaral e Letícia estudando Cândido Portinari. 

Para os trabalhos desenvolvidos pelas professoras da Escola os nossos aplausos!