sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Aplausos para todos os Músicos em seu Dia.

O Dia do Músico é comemorado em 22 de novembro em todo o Brasil, como uma forma de homenagear o trabalho que estes profissionais, ou amadores, estão realizando.


Esta data celebra os profissionais e artistas que criam, tocam e estudam as melodias e harmonias, que encantam a humanidade há milhares de anos

João Lúcio Gusman, estuda piano, tem talento e um sonho de tocar em concertos

.O Dia do Músico é comemorado no Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.


Origem do Dia do Músico (Dia de Santa Cecília)
Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano e era bastante devota de Jesus Cristo. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão. Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade. O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao catolicismo e sair da vida pagã.

Um pouco mais sobre SANTA CECÍLIA
“A Padroeira da Música Sacra”


Cecília nasceu de uma nobre família romana dos Metelos. Seus pais pertenciam á nobresa Cristã, eram generosos com os menos favorecidos da sociedade e em tudo procuravam viver o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A pequena Cecília, apesar do meio pagão em que vivia, era um testemunho para todos os que a conheciam. Uma menina de beleza angelical e de dons artísticos incomparáveis. Distinguia-se das demais crianças, por sua piedade e simplicidade aliadas a uma inteligência invejável. Tão profunda era sua convicção religiosa, tão sincera sua dedicação a causa de Jesus, por quem nem por um segundo teria hesitado em sacrificar sua vida, se as circunstâncias exigissem. Cecília dedicava-se a estudar as sagradas escrituras dia e noite, e foi justamente nos Santos Evangelhos que nossa jovem romana, encontrou sua vocação, decidiu consagrar sua vida ao Cristo. A vocação de Cecília não estava em conformidade com a vontade de seus pais, pois sem que ela soubesse ou desse o seu consentimento, prometeram-na em casamento a um jovem patrício romano, chamado Valeriano. O casamento do jovem casal foi marcado pelo luxo, pelos belos trajes, pela festa de vários dias e principalmente pela aparência triste e sombria da noiva que não conseguia esconder seu desgosto. Cecília estava abatida pois havia jejuado por três dias, os dias que antecederam as bodas foram de intensa oração e jejum absoluto. Na noite de núpcias e estando a sós com o noivo, disse-lhe Cecília com toda firmeza e delicadeza: “Valeriano, eu estou sob proteção de meu anjo da guarda, e que guarda minha virgindade”. E acrescentou: “Fiz voto de fidelidade a Jesus Cristo, e, a ele prometi guardar-me sempre pura.” Valeriano, a princípio, pareceu indignado com tal revelação da noiva, porém manifestou o desejo de conhecer o anjo guardião de Cecília e fez uma promessa de se tornar cristão se o seu desejo fosse alcançado. Cecília respondeu que para ver o anjo guardião, Valeriano deveria ser batizado. Cecília o encaminhou ao Papa Urbano que prontamente lhe conferiu o batismo depois de um tempo de preparação. Certo dia, Valeriano chegando em casa encontrou Cecília em oração, e qual não foi sua surpresa, quando de fato viu ao seu lado o anjo da guarda, e ficou maravilhado como ser celestial. 
O anjo uniu os noivos e cingiu-lhes, com duas coroas de rosas e lírios e exortou-lhes à perseverança. O irmão de Valeriano, chamado Tiburci, ao ouvir o relato do irmão e da cunhada, desejou ser batizado e tornou-se um cristão convicto e corajoso. O prefeito de Roma chamava-se Almáquio e era irmão de Valeriano e Tiburcio, ao saber de suas conversões citou-os perante o tribunal e exigiu que abandonassem o cristianismo. Os irmãos foram decapitados diante de Cecília e esta corajosamente enfrentou o cunhado e foi também condenada a vários métodos de tortura, porém sempre se mostrou irredutível em sua fé. Por fim Almáquio ordenou que fosse golpeada até a morte, três golpes não conseguiram separar o corpo da cabeça, e Cecília ficou ferida no chão por três dias. Todos os bens do casal foram distribuídos aos pobres e seu corpo foi sepultado no cemitério perto da via Apia. 



No ano de 1599, o túmulo de santa Cecília foi aberto por ordem do cardeal Sfrondati, e o corpo encontrava-se na mesma posição descrita pelo Papa Pascoal I, em 817. Os anjos de Deus, em coro cantaram as virtudes de Cecília e Valeriano, o jovem casal foi acolhido pelos céus ao som de harpas e citaras, como bem aventurados. Tocai Cecília, tocai; para nós as melodias celestiais que encantaram Valeriano e que elas possam nos encantar hoje e sempre. Amém!

Esta é mais uma pesquisa na internet da colunista

Curiosidade: Agora a cobra vai fumar

Agora a cobra vai fumar.

Parece que a primeira pessoa a usar essa expressão foi o saudoso Presidente Getúlio Vargas. Ao despertar da Segunda Guerra Mundial cogitava-se a possibilidade do Brasil ir à luta. O povo, no entanto, não acreditava e dizia ser mais fácil uma cobra fumar.


 Ao ser aprovada a possibilidade do Brasil participar na guerra, o que de fato ocorreu (em agosto de 1942, o governo do Brasil resolveu romper relações com os países do Eixo e declarar-lhes guerra). O então Presidente da República adotou como símbolo da FAB (Força Aérea Brasileira) uma cobra fumando e se passou a dizer, para situações que dificilmente iriam ocorrer, que agora a cobra vai fumar.

Getúlio Dorneles Vargas  nasceu na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de abril de 1882. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 1954. Foi presidente da república (1930 até 1945 e entre 1950 e 1954) e pôs em prática mudanças revolucionárias que fizeram do Brasil um dos principais países da América Latina.


Um pouco mais de Getúlio Vargas
"Quando jovem sentiu-se atraído pela carreira militar e se alistou aos dezesseis anos. Em seguida, mudou de opinião e se matriculou na Faculdade de Direito de Porto Alegre, onde viria a se formar em 1907. Em 1911, Getúlio Vargas se casou com Darcy Lima Sarmanho, com quem teve cinco filhos: Lutero, Getúlio, Alzira, Jandira e Manuel. Foi nesta época que Getúlio iniciou sua carreira política. Em 1909, foi eleito deputado estadual e reeleito em 1913. Entre 1922 e 1926 ocupou uma cadeira na câmara federal.Em 1926, o presidente Washington Luiz Pereira de Souza nomeou Getúlio ministro da Fazenda, cargo que deixou, em 1928, para tornar-se governador do Rio Grande do Sul. Concorreu, sem êxito, à presidência do Brasil em 1930, pelo Partido da Aliança Liberal, fundado por Getúlio. Mesmo tendo perdido para Julio Prestes, Vargas alcançou o poder no mesmo ano, depois de protagonizar um golpe de Estado com apóio do exército. Governou por decretos até 1934, ano em que foi eleito presidente constitucional pelo Congresso. Em 1937, proclamou o estado de exceção, proibiu todas as organizações políticas, dissolveu o Congresso e declarou o Estado Novo.Vargas propiciou a cessão de poder dos estados ao governo central, dos latifundiários às classes médias e baixas das cidades. Fez com que o governo entrasse no âmbito dos negócios, competindo com o capital privado, introduziu um novo código de trabalho, nacionalizou recursos e minérios e fomentou a modernização da indústria brasileira. A Petrobrás e a Companhia Vale do Rio Doce, por exemplo, foram criadas sob seu governo. Durante a II Guerra Mundial, a crescente cooperação comercial e diplomática com os Estados Unidos levou o Brasil a participar da contenda (1942) junto dos aliados. A negativa de Vargas de relaxar o autoritarismo do Estado Novo provocou um golpe militar que levou a sua queda. Cinco anos mais tarde, alcançou novamente a presidência, com o apoio do movimento sindical. Contudo, o exército opunha-se cada vez mais a sua administração. Getúlio Vargas cometeu suicídio com um tiro no coração, no palácio do Catete, naquela época, sede da presidência da república. "

Pesquisa cultural na Internet

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PETs queridos : Catuxa, Zeus e Guinle, cadê vocês?

 Cãezinhos amados pelos seus donos que estão a sua procura. 


Catuxa desapareceu no dia primeiro de outubro por volta das 116:30h, na rua Roldão Pimentel , nº56, Bairro São Francisco, próximo ao Colégio Estadual e Campo do Cruzeiro, e até agora nada! Caso venham descobrir o paradeiro da querida Catuxa, por favor  comunique com seus donos através  de um destes telefones: 8805-9971, ou 8881-0091 ou 3721 3466



Este é Zeus. Ele fugiu de casa ali pela região dos bairros José Cirilo, e Dornelas. Se alguém tiver alguma informação, por favor entre em contato com seu dono pelo telefone (32) 9131-0346


Vamos ajudar a encontrar o  querido Guinle, que infelizmente sumiu da casa de seus donos que fica nas imediações  da rua Edmundo Germano, daqui da cidade mineira de Muriaé-MG. Se por ventura alguém souber  e ou descobrir o paradeiro dele , o celular para contato é 88543021.


Dica culinária: Strogonoff de Filet Mignon.

A receita de hoje é simples e adorada na mesa dos brasileiros, o famoso Strogonoff de Filet Mignon. Esta receita faz sucesso por aqui porque é simples, gostosa, rende bem e é fácil fazer um acompanhamento, basta um arroz e uma batatinha, seja palha, seja corada ou salteada, para ter um refeição completa.


- 600 gramas de filet mignon - 1/3 de tubo de ketchup- 2 latas de creme de leite- 1 tomate - 3 dentes de alho- 1/2 cebola média- 2 caldos knorr de carne- 150 gramas de champignon- 2 colheres de sopa de óleo- ervas finas- pimenta do reino e sal a gosto. Rende 5 porções

Preparo
Este prato não tem segredos, o filet mignon por si, como sempre, faz boa parte do trabalho. Esta é uma carne muito tranquila de se trabalhar, com resultados espetaculares.

Corte o filet mignon em tirinhas não muito finas e não muito compridas ,tempere com sal e pimenta do reino. Esprema o alho e pique a cebola bem pequenininha. Pique o tomate com casca e tudo, grosseiramente. Se quiser, fatie também o champignon .
Essa carne vai render um belo strogonoff
Pegue uma panela grande, coloque o óleo para esquentar poucos segundos e adicione a cebola e o alho, deixando ficar douradinhos. Em seguida, acrescente a carne, deixando ela pegar uma corzinha. Pode ser que saia um líquido marrom da carne, não desperdice, vai dar um gosto bom no strogonoff. Mas não deixe muito tempo para não ficar dura.

Creme de leite e os outros ingredientes do strogonoff. Quase pronto!
Quando a carne estiver no ponto, já douradinha, diminua o fogo para quase mínimo e acrescente, na order, o creme de leite, o tomate, o champignon, os caldos de carne e as ervas finas. Agora misture bem. Quando estiver com um preparo mais uniforme, pode começar a acrescentar o Ketchup.

Acredito que a medida certa seja um pouquinho mais que 1/3 de um tubo de Ketchup, mas fica a seu gosto. Quando preparado com Ketchup, o strogonoff fica bem cremosinho, então na minha opinião este é o diferencial desta receita. Vá misturando o preparo com o Ketchup, corrigindo no sal. Quando achar que estiver com a cor rosada a seu agrado, apague o fogo e sirva imediatamente.

Reflexão: A Bagagem.


O peso de nossa bagagem depende da nossa maneira de avaliar a importância de cada coisa que guardamos nela...

Reflitam!!

Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão... 
A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, por pensar que são importantes.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então você pode escolher: ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem.
Você pode ficar a vida inteira esperando, ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala.
Mas, o que tirar? Você começa tirando tudo para fora... veja o que tem dentro: Amor, Amizade... nossa! Tem bastante, curioso, não pesa nada... 
Tem algo pesado... você faz força para tirar.... era a Raiva - como ela pesa!
Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a Incompreensão, Medo, Pessimismo... nesse momento, o Desânimo quase te puxa pra dentro da mala .... Mas você puxa-o para fora com toda a força, e no fundo da mala aparece um Sorriso, que estava sufocado no fundo da sua bagagem...
Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a Felicidade... Aí você coloca as mãos dentro da mala de novo tira pra fora um monte de Tristeza...
Agora, você vai ter que procurar a Paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante...
Procure então o resto: a Força, Esperança, Coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância e o Bom e Velho Humor. Tire a Preocupação também. Deixe de lado, depois você pensa o que fazer com ela...
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Mas, pense bem o que vai colocar dentro da mala de novo.

Agora é com você. E não se esqueça de fazer essa arrumação mais vezes, pois o caminho é MUITO, MUITO LONGO, e sua bagagem, poderá pesar novamente.


Queridos Amigos e Amigas conectados no Blog da Colunista




Guardamos tantas coisas em nossos corações que muitas vezes achamos que não vamos mais conseguir seguir adiante pelo seu imenso peso, mas devemos sempre fazer uma parada quando necessário e jogar fora tudo aquilo que pesa e nos entristece... As coisas que foram ruins vocês podem até guardar, mas se já foram transformadas em aprendizado, pois assim pesam bem menos e fortalece o aprendizado de nossa alma.

Um forte abraço!!