quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dica culinária: Strogonoff de Filet Mignon.

A receita de hoje é simples e adorada na mesa dos brasileiros, o famoso Strogonoff de Filet Mignon. Esta receita faz sucesso por aqui porque é simples, gostosa, rende bem e é fácil fazer um acompanhamento, basta um arroz e uma batatinha, seja palha, seja corada ou salteada, para ter um refeição completa.


- 600 gramas de filet mignon - 1/3 de tubo de ketchup- 2 latas de creme de leite- 1 tomate - 3 dentes de alho- 1/2 cebola média- 2 caldos knorr de carne- 150 gramas de champignon- 2 colheres de sopa de óleo- ervas finas- pimenta do reino e sal a gosto. Rende 5 porções

Preparo
Este prato não tem segredos, o filet mignon por si, como sempre, faz boa parte do trabalho. Esta é uma carne muito tranquila de se trabalhar, com resultados espetaculares.

Corte o filet mignon em tirinhas não muito finas e não muito compridas ,tempere com sal e pimenta do reino. Esprema o alho e pique a cebola bem pequenininha. Pique o tomate com casca e tudo, grosseiramente. Se quiser, fatie também o champignon .
Essa carne vai render um belo strogonoff
Pegue uma panela grande, coloque o óleo para esquentar poucos segundos e adicione a cebola e o alho, deixando ficar douradinhos. Em seguida, acrescente a carne, deixando ela pegar uma corzinha. Pode ser que saia um líquido marrom da carne, não desperdice, vai dar um gosto bom no strogonoff. Mas não deixe muito tempo para não ficar dura.

Creme de leite e os outros ingredientes do strogonoff. Quase pronto!
Quando a carne estiver no ponto, já douradinha, diminua o fogo para quase mínimo e acrescente, na order, o creme de leite, o tomate, o champignon, os caldos de carne e as ervas finas. Agora misture bem. Quando estiver com um preparo mais uniforme, pode começar a acrescentar o Ketchup.

Acredito que a medida certa seja um pouquinho mais que 1/3 de um tubo de Ketchup, mas fica a seu gosto. Quando preparado com Ketchup, o strogonoff fica bem cremosinho, então na minha opinião este é o diferencial desta receita. Vá misturando o preparo com o Ketchup, corrigindo no sal. Quando achar que estiver com a cor rosada a seu agrado, apague o fogo e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!