sábado, 13 de setembro de 2014

Professora Homenageada: Luciana Porto


Homenageando os professores pelo seu dia destacamos a dinâmica professora Luciana Porto. Ela que sonhou ser professora, a princípio trabalhou na área de saúde com o firme propósito de exercer a sublime missão do magistério.



Professora Luciana, formada pela Fafism desde 2002, nunca teve dúvidas de sua vocação. No momento certo,  que já faz cinco anos,  resolveu largar tudo e encarar as dificuldades desta divina profissão. Agiu acertadamente pois não se vê mais fazendo outra coisa na vida a não ser  ensinar . Sente prazer no que faz!



Ela atua como docente na Escola Municipal Professora Elza Rogério lecionando Inglês e no Cesec como atuante professora de Português . Muito criativa e determinada, motiva seus alunos com sua maneira confiante de se expressar. Seu poder de liderança a enobrece !


Para ela nossos aplausos  pelo grande dia que lhe pertence: Dia do Professor, parabenizando-a pela opção!


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Professora Homenageada: Maria Aparecida Tureta


Homenageando os professores pelo seu dia destacamos a estimadíssima professora Maria Aparecida Tureta. Formada em Letras e Filosofia pela Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras Santa Marcelina. Pós-Graduada em Literatura Portuguesa e Brasileira e em Fundamentos da Educação pela FAFISM. Foi docente por 40 anos de 1969 a 2009.


O Colégio Santa Marcelina, a Escola São Paulo, o Centro Educacional Muriaé, a E.E.Professor Orlando de Lima Faria e a E.E.Dr.Olavo Tostes tiveram o privilégio de ter esta dedicada e competente mestra em seu quadro docente. Com tanta dedicação com seus queridos alunos que a "Tureta" é lembrada com muito carinho por quem dela teve a graça dos ensinamentos.


Mesmo aposentada,  não se afastou de tudo da Educação. Ainda participa de Cursos de atualização e trabalhos na área de Português. Além disso , atualmente  está empenhada, juntamente com Ir.Célia Gorgen, dar continuidade ao trabalho de Ir.Iraídes, ao Clube das Mães, do Voluntariado Ir.Maria Ana Sala, onde muito se ensina, mas também,muito mais se aprende.

Para ela nossos aplausos pela bênção de ter se doado a educação por tanto tempo de sua vida com os parabéns pelo dia do professor.

Professora Homenageada: Marilia Dirceu


Homenageando os professores pelo seu dia destacamos a carismática Marília Dirceu. A professora é formada desde 1991 pela Escola Estadual Dr Olavo Tostes, cursando Pedagogia na Faculdade de Filosofia Santa Marcelina e pós graduando-se em Educação Empreendedora pela UFV (Viçosa)


Atua na Educação desde 1992 na Rede Municipal, dando sua contribuição dedicada a várias escolas da rede municipal como um raiozinho de sol no bairro Planalto, Maria Aleluia no Bairro Santa Terezinha, Escola Pequeno Polegar no Bairro Aeroporto, Escola Cândido Portinari e atualmente como regente na sala de aula de maternal distribuindo sua alegria despertandoa criatividade de seus queridos pequeninos de 3 aninhos, sob a direção de Andréa do Valle e Simone Carvalho.



A professora Marília realmente ama o que faz. A princípio escolheu a profissão por causa de seu pai que tinha verdadeira paixão pela classe e a incentivava cantando a música da "Professorinha". e sempre no Dia dos Professores, a emocionava carinhosamente com uma serenata especial sentindo-se feliz e orgulhoso de sua filha professora. Hoje a professora Marília relembra com saudades de seu querido pai e chega a conclusão que o sonho do pai dela para ela, realmente fazia parte do sonho de Deus para sua vida.




"É um grande prazer fazer o que amamos! Ser professora é uma das coisa que amo na vida.  LECIONAR podendo interagir no mundo encantado das crianças "




Para ela os nossos aplausos pelo abençoado dia  do professor!

Professora Homenageada: Tereza Cristina Torres de Paula.



Homenageando o professor pelo seu dia destacamos a criativa professora Tereza Cristina Torres de Paula.


A dedicada professora Tereza é formada em Artes pela UFJF e ama "fazer artes" com seus queridos alunos. Já por abençoados 20 anos trabalhando nesta área como docente e incentivadora da arte nas escolas,  sente-se honrada por ter descoberto vários talentos e orgulhosa do sucesso deles. Seus alunos artistas lhe proporcionam muita alegria e felicidade.



Ela não só dedica seu talentoso trabalho em várias escolas da cidade mineira de Muriaé mas também no Colégio Estadual José Bastos França que fica em Raposo.



Em Muriaé as escolas que tem o privilégio de terem as orientações profissionais e talentosas de Tereza, são:  E.M. Gilberto José Tanus Braz, E.M. Cândido Portinari, E.M. Stella Fidelis, CAIC e o Colégio Equipe.


Para ela os nossos aplausos pelo bonito trabalho que executa, parabenizando-a pelo dia do professor!

Professora Homenageada: Edwana Gonçalves Teixeira e Silva


Homenageando os professores pelo seu dia destacamos a mestra Edwana Gonçalves Teixeira e Silva

A  professora, que já se doou intensamente em prol da boa educação mineira na cidade de Muriaé,  não atua mais aqui. Seus familiares, no entanto, ainda estão em Muriaé. Ela foi servidora da Prefeitura Municipal de Muriaé por 20 anos, atuando no ensino fundamental (de 1º ao 5º ano, e de 6º ao 9º ano nas disciplinas de Ciências e Matemática). Esteve também diretora da Escola Municipal Professora Esmeralda Viana, onde desempenhou várias funções por muitos anos. Também trabalhou na Escola Municipal do bairro Santo Antônio.

A sua formação básica cultural se deve ao ensino fundamental no PREMEM, onde teve excelentes professores. Ao magistério realizado no Colégio Santa Marcelina e ao curso superior em  Ciências com habilitação plena em Fìsica, na FAFISM.

Hoje além de atuar como professora de Física, efetiva, da rede estadual no Rio de Janeiro, no Colégio Estadual Nilo Peçanha, em Campos dos Goytacazes, exerce o importante cargo de supervisão do PIBID de Física, a alunos graduandos nesta disciplina, numa parceria entre a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) . Especializando-se cada vez mais a muriaeense encontra-se  concluindo uma segunda graduação, agora em Pedagogia (pelo Instituto de Educação Superior Professor Aldo Muyllaert- ISEPAM).

  Professora Edwana "entende que o magistério mais do que um desafio, é uma vocação. "


Para ela os nossos aplausos parabenizando-a com honras pelo dia do professor!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Professora Homenageada: Michele Bizarro


Homenageando os professores pelo seu dia destacamos a simpática professora Michele Bizarro. Após formada  no científico pelo Colégio Santa Marcelina, e além de concluir o curso de Letras pela FAFISM em 2004 , fez o  normal superior (2007) com especialização em educação infantil .

Sempre muito apaixonada pelas crianças, iniciou sua vocação no Colégio Santa Marcelina dedicando-se primeiramente a turma do maternal (2 anos), mas trabalhou também com turminha de alunos de 4 anos,  e com crianças de 7, 8 e 9 anos na mesma escola. Adquirindo assim, enorme experiência com educação maternal e infantil.


A professora trabalhou também na  Escola Espaço Arte, por dois anos maravilhosos com a turminha de 4 anos. Além de sala de aula, a professora atuou como coordenadora do programa Brasil Alfabetizado, orientando professores alfabetizar jovens e adultos em Muriaé e em seus distritos  de Itamuri e Bom Jesus, possuindo também uma sala de reforço escolar para as series iniciais no Mar Center Shopping.


Neste 2014, como  mudou de cidade/estado, atualmente residindo em Guarapari-ES, passou a  dedicar todo seu tempo a sua familia.  Realmente sente falta da sala de aula, mas também sente-se realizada em poder passar esse tempo, como mãe e professora de sua filha num momento tão importante na vida dela, a alfabetização. E o mais importante: o que fez por seus alunos, agora está tendo a oportunidade de fazer por sua menina. Mas, porque ama sua profissão e sente-se orgulho dela, logo logo estará novamente no ramo, nem que seja como "amiga da escola" disse, "sou apaixonada pelo que faço"

Lançamento de Livro: "Quem Escreveu a Obra que se Atribui a Wlilliam Shakespeare"

Lançamento do livro de autoria de Remo Mannarino, aconteceu na Livraria Argumento , no Leblon, Rio de Janeiro

Uma noite gostosa  com direito a esticada no restaurante Severino da livraria. Por lá, estiveram prestigiando o autor, a escritora Silvana Calabria, Ana Mannarino e sua gatinha Lia, Michelle Reis, Verônica Mannarino , Italo José Mannarino, Ivo e Vera Mannarino, Remo Mannarino Filho, mais... e mais...


Na foto,  Remo Mannarino com a escritora de "Desabafos de Maria", Silvana Calabria

Professor Homenageado: Dwovany Lacerda


Homenageando o professor pelo seu dia destacamos o Enfermeiro e Professor Dwovany Lacerda. Graduado em Letras e Enfermagem. Apaixonado por Literatura Brasileira. Há quase 20 anos na área de Educação. O destino lhe reservou uma linda surpresa, conciliar a Educação com a Saúde Pública, outra grande paixão.


 Como docente de Enfermagem Cirúrgica, do CECAP  (Curso Técnico de Enfermagem) e do CEM (Curso Técnico de Enfermagem) ministrou aulas de Geriatria; no CENTEP (Curso Técnico de Radiologia e Segurança do Trabalho) , respectivamente lecionou as disciplinas  de Anatomia e Fisiologia Humana e Primeiros Socorros.


Pela sua inigualável competência, atualmente tem uma enorme atividade.  Além de Orientador é  Professor dos Cursos Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Recepcionista em Serviços de Saúde e Higienista em Serviços de Saúde, do SENAC/MG.  Ministra aulas de Anatomia e Fisiologia Humana no Curso de Radiologia, no CENTEP. E, ainda Supervisiona o estágio do Curso  Técnico de Enfermagem (CECAP), no Hospital São Paulo, onde tem a chance de contribuir na formação profissional in locu dos alunos, que aprendem na prática se colocarem sempre no lugar do outro, missão sublime da Enfermagem.


Sente-se privilegiado por atuar na Saúde Pública e o tempo todo poder ensinar pra comunidade que se pode ter mais saúde e qualidade de vida.


 Na oportunidade agradece o título que me foi concedido, no dia 06 de Setembro, de Cidadania Honorária Muriaeense, sentindo-se feliz de poder recebê-lo das mãos de um professor, Jair Abreu. 


Segundo Professor Dwovany Lacerda, duas pessoas contribuíram muito para sua formação profissional, ética e humana: Enfermeiras Lucymary Lacerda e Amaline Gusman. Estas eficientes enfermeiras e professoras lhe fizeram acreditar que "sonhos podem se transformar em realidade, se estivermos dispostos a lutar por eles."


Com fé, determinação e coragem continua lutando todos os dias . Sem esquecer de mencionar o maravilhoso trabalho de Educação Voluntária , na CIASDEM, onde abraça a causa da Inclusão  e Acessibilidade, quando todos nós temos os mesmos direitos.



Para ele os nossos calorosos aplausos pelo dia do professor!

Professora Homenageada: Wiara Soares Salvato



Homenageando o professor pelo seu dia destacamos a pedagoga Wiara Soares Salvato. Formada desde 2004 em Pedagogia com habilitação em Supervisão e para docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental  pela  Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina- Fafism.


 Passou a atuar como supervisora desde 2007 sendo efetivada em 2010 no cargo de supervisora pedagógica efetiva na Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro.  E além de atuar como supervisora Wiara também exerce a função divina de professora regente de uma turma multisseriada no 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental .


Como é uma professora dedicada, idealista e persistente, todo o santo dia sobe o alto da serra para poder cumprir sua honrosa missão de ensinar aos pequeninos. A Escola Estadual João Teixeira Siqueira em Pirapanema, pode-se sentir privilegiada com o fruto do trabalho desta guerreira que não mede esforços enfrentando sol , chuva e frio para levar ao seus queridos alunos assistência em busca de dias melhores.



Para ela os nossos aplausos pelo Dia do Professor!

Professora Homenageada: Maria Auxiliadora de Oliveira


Homenageando os professores pelo seu dia destacamos a simpática professora Maria Auxiliadora de Oliveira.  A muriaeense após formar-se no CSM, fez graduou-se em Pedagogia pela  Federal do Rio de Janeiro formando-se também em Psicologia.  Tornou-se psicopedagoga do Estado do Rio sem abandonar o cargo de professora.  Lecionou 27 anos no Est. do Rio de Janeiro com um abençoado diferencial:  todo esse tempo com alunos  AE= alunos especiais, os quais só tem dificuldade para aprender, mas não apresentam nenhuma síndrome de qualquer doença especial, simplesmente tem um QI menor que o normal.

Aposentou-se como professora naquele estado, orgulhosamente com honras da  SEE-RJ ,secretaria de educação daquele estado por ter conduzido durante toda sua carreira, turma de alunos especiais, sem sequer ter sido preparada para tal.  A princípio, porque era psicopedagoga do estado, e com mais conhecimento a respeito, não só pela convivência com os alunos, com os quais aprendeu muito, mas também com a teoria adquirida na faculdade. 

Tendo a oportunidade de executar um trabalho cada dia   melhor elaborado... foram 27 anos de dedicação exclusiva, doando muito amor com muita reciprocidade.  Ao longo de todo esse tempo, percebeu que essas crianças precisavam mesmo era de amor e carinho demonstrado, para melhor desenvolverem seu cognitivo. 

AMOR, AFETO E CARINHO, em sua sala de aula, era palavra de todo dia... AMOR TOTAL E SEM RESTRIÇÃO.  Com isso recebia em troca melhor desempenho de cada um deles como também muito carinho, além de se sentir realizada em saber que seu dever diariamente era cumprido, não por dever , mas por AMOR.  Assim a professora Maria Auxiliadora, encerrou sua carreira como profissional da Educação..orgulhando-se  "SOU PROFESSORA E ME ORGULHO MUITO DISSO...!!! "  

Para ela nossos aplausos pelo dia do Professor!

Professor Homenageado: Sérgio Pereira de Souza


Homenageando os professores pelo seu dia, destacamos o dedicado mestre Sérgio Pereira de Souza. O muriaeense sempre foi orgulho de seus queridos pais, D.Zilá e Sr. Antônio (in memorian) de sua esposa Fernanda Kelly e seus dois filhos.

 Antes mesmo de saber qual profissão iria realmente exercer e ainda estudante do Colégio Estadual pelos idos de 1977 foi aluno do Professor Lúcio Gusman o que talvez possa o ter influenciado. Com imenso esforço e dedicação cursou a Faculdade de Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas na UFRRJ , formando-se em 1989. Mas não parou ai, em 2002 terminou o Mestrado em Agronomia pela ESALQ / USP em Piracicaba e em 2011 terminou o Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV em Viçosa MG. Professor Sérgio, trabalhou na Família Agrícola em Pirapanema de 1989 a 1991; trabalhou na Rede Estadual dos Estados do RJ e MG de 1991 a 1994. E, de 1995 até 2010 foi Professor no Colégio Agrícola Nilo Peçanha em Pinheiral-RJ , se tornando assim Professor da  Rede Federal de Ensino.

De um profissionalismo exemplar, veio exercer  a docência no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-Campus Muriaé , enriquecendo o quadro docente desde 2010.  Criou e atua no Curso Técnico de Meio Ambiente conseguindo o registro no Crea desde a sua 1ª turma.

Para ele os nossos aplausos pelo Dia do Professor!

Vai Acontecer: 2ª Festa do Leite e da Cultura


Professora Homenageada: Nathália Coelho Vargas de Almeida


Homenageando os professores pelo seu dia, destacamos a mestra Nathália Coelho Vargas de Almeida.


A Bióloga, é formada pela Faculdade Santa Marcelina tornando-se Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa- UFV.

A professora mineira natural de Muriaé , há 6 anos exerce sua nobre missão de docente na Faculdade Cathedral de Ensino Superior, e há 1 ano Coordena o importantíssimo Curso de Ciências Biológicas, da mesma instituição, em Boa Vista - Roraima.





Nathália é uma professora dedicada a sua abençoada profissão , carismática e influente, obtendo de seus alunos reconhecimento e um enorme carinho que a faz vencer a saudade de sua terra e de seus familiares.

Para ela os nossos aplausos pelo belo trabalho que executa, parabenizando-a pelo Dia do Professor!