sábado, 10 de outubro de 2015

Dica de hoje: Criatividade com troncos de árvore

Projetos criativos aproveitando troncos de árvores para completar a decoração de interior Confira as idéias através das dicas que achei na internet:





Genial!!!

Reflexão: SER MÃE

SER MÃE
A missão de ser mãe quase sempre começa com alguns meses de muito enjôo, seguido por anseios incontroláveis por comidas estranhas, aumento de peso, dores na coluna, o aprimoramento da arte de arrumar travesseiros preenchendo espaços entre o volume da barriga e o resto da cama.

Ser mãe é não esquecer a emoção do primeiro movimento do bebezinho dentro da barriga.

O instante maravilhoso em que ele se materializou ante os seus olhos, a boquinha sugando o leite, com vontade, e o primeiro sorriso de reconhecimento.

Ser mãe é ficar noites sem dormir, é sofrer com as cólicas do bebê e se angustiar com os choros inexplicáveis: será dor de ouvido, fralda molhada, fome, desejo de colo?

É a inquietação com os resfriados, pânico com a ameaça de pneumonia, coração partido com a tristeza causada pela morte do bichinho de estimação do pequerrucho.

Ser mãe é ajudar o filho a largar a chupeta e a mamadeira. É levá-lo para a escola e segurar suas mãos na hora da vacina.

Ser mãe é se deslumbrar em ver o filho se revelando em suas características únicas, é observar suas descobertas.

Sentir sua mãozinha procurando a proteção da sua, o corpinho se aconchegando debaixo dos cobertores.

É assistir aos avanços, sorrir com as vitórias e ampará-lo nas pequenas derrotas. É ouvir as confidências.

Ser mãe é ler sobre uma tragédia no jornal e se perguntar: E se tivesse sido meu filho?

E ante fotos de crianças famintas, se perguntar se pode haver dor maior do que ver um filho morrer de fome.

Ser mãe é descobrir que se pode amar ainda mais um homem ao vê-lo passar talco, cuidadosamente, no bebê ou ao observá-lo sentado no chão, brincando com o filho.

É se apaixonar de novo pelo marido, mas por razões que antes de ser mãe consideraria muito pouco românticas.

É sentir-se invadir de felicidade ante o milagre que é uma criança dando seus primeiros passos, conseguindo expressar toscamente em palavras seus sentimentos, juntando as letras numa frase.

Ser mãe é se inundar de alegria ao ouvir uma gargalhadinha gostosa, ao ver o filho acertando a bola no gol ou mergulhando corajosamente do trampolim mais alto.

Ser mãe é descobrir que, por mais sofisticada que se possa ser, por mais elegante, um grito aflito de mamãe a faz derrubar o suflê ou o cristal mais fino, sem a menor hesitação.

Ser mãe é descobrir que sua vida tem menos valor depois que chega o bebê.

Que se deseja sacrificar a vida para poupar a do filho, mas ao mesmo tempo deseja viver mais º não para realizar os seus sonhos, mas para ver a criança realizar os dela.

É ouvir o filho falar da primeira namorada, da primeira decepção e quase morrer de apreensão na primeira vez que ele se aventurar ao volante de um carro.

É ficar acordada de noite, imaginando mil coisas, até ouvir o barulho da chave na fechadura da porta e os passos do jovem, ecoando portas adentro do lar.

Finalmente, é se inundar de gratidão por tudo que se recebe e se aprende com o filho, pelo crescimento que ele proporciona, pela alegria profunda que ele dá.

Ser mãe é aguardar o momento de ser avó, para renovar as etapas da emoção, numa dimensão diferente de doçura e entendimento.


É estreitar nos braços o filho do filho e descobrir no rostinho minúsculo, os traços maravilhosos do bem mais precioso que lhe foi confiado ao coração: um Espírito imortal vestido nas carnes de seu filho.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Destaque da Noite Árabe: Mônica Thompson Goulart


 A nutricionista e associada do Lions feminino Helen Keller, Mônica Thompson Goulart, promete dar um show de dança do ventre no evento que acontece dia 24 de outubro na AABB . 

A Noite Árabe é uma realização beneficente do Lions Clube Helen Keller e está em sua 5ª edição. Num ambiente agradável, além de uma gostosa confraternização, música ao vivo, os presentes degustarão um rico menu de comidas típicas. CLIQUE pra conferir

Grupo Folclórico Municipalidad de Vitacura do Chile em Curitiba


Nesta segunda-feira (12), o Grupo Folclórico Municipalidad de Vitacura do Chile apresenta-se, em Curitiba, no Teatro Paulo Autran, do Shopping Novo Batel, a partir das 19h30. O espetáculo integra as comemorações do Dia da Hispanidade. A entrada é gratuita.


O grupo é formado por bailarinos e músicos que se dedicam a preservar as raízes folclóricas do Chile. É mantido pela municipalidade de Vitacura, comunidade de aproximadamente 80 mil habitantes localizada a noroeste da capital, Santiago. O espetáculo se inspira nas diferentes culturas que formam a nacionalidade chilena.

O Dia da Hispanidade é comemorado em 12 de outubro pelas nações de língua espanhola. No Chile e em outros países latino-americanos também é conhecido como o Dia da Raça, que marca o nascimento do patrimônio cultural hispano-americano, resultante da fusão dos povos originários do continente com os colonizadores espanhóis.

A vinda do Grupo Folclórico de Vitacura é promovida pela Colônia Chilena de Curitiba, em parceria com o Centro Cultural da Espanha. O folclore também poderá ser apreciado na terça-feira (13), no Espaço Cultural Capela Santa Maria, da Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço:
Grupo Folclórico Municipalidad de Vitacura do Chile
Dia: segunda-feira (12 de outubro), às 19h30
Local: Teatro Paulo Autran do Shopping Novo Batel (Al. Dom Pedro II, 255 - Batel)
Dia terça-feira (13 de outubro), às 19h30
Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro)

Ingresso: gratuito

Destaque : Wanderly Torres de Azevêdo


Nosso destaque de hoje vai para a querida amiga e comadre, que muito admiro, professora Wanderly Torres Azevêdo, pela sua posse oficial no Lions Clube Muriaé Helen Keller . Este Lions feminino é um clube muito atuante em serviços leonísticos na comunidade mineira de Muriaé. Temos certeza que Wanderly, ao participar desta importante associação como companheira, vai ajudar a brilhar ainda mais o clube de serviço com seus préstimos . PARABÉNS!


Wanderly Torres de Azevêdo foi apresentada ao Lions Clube Helen Keller pela atual presidente 2015/16- Zilma Xavier de Souza.

Agradecer é preciso: Zilma Xavier de Souza - presidente do Lions Clube Muriaé Helen Keller


É com certa emoção que agradecemos o carinho da atual presidente do Lions Clube Helen Keller, Zilma Xavier de  Souza. O reconhecimento com que transmite a minha pessoa, por ter sido eu, enquanto associada do Lions Clube Muriaé Barra e secretária do DLC-12 no ano leonístico de 2007 , a mentora da fundação deste Clube feminino, é dignificante! 


CaL Zilma Xavier de Souza na mesa principal, cumprindo o protocolo leonístico, dirigindo os trabalhos  da festiva de posse, ao lado de autoridade leonística que em nome do Lions Internacional veio oficializar a posse das novas associadas  nesta sessão solene.

Mesa principal


"A gratidão expressa o que verdadeiramente pode ter de mais nobre na alma humana porque ela reconhece que foi feito algo importante em sua direção. "


Obrigada meninas do Lions Clube Helen Keller!
Homenagens de reconhecimento enobrecem enquanto prestados em vida!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Destaque: Maria Ângela Cerqueira




A linda, elegante e simpática Senhora carinhosamente conhecida como "Vanja Cerqueira" irá representar com muito charme, "Artur Nogueira" no Concurso Miss Estadual da Melhor Idade.  O evento acontece neste dia 20 de outubro no Clube Juventos na Mooca  - Rua Juventos, 690 em São Paulo-SP.

A Venancense Maria Ângela Cerqueira é minha prima em primeiro grau!  Pra ela nossos aplausos com votos de muito sucesso!

Artesanato: Blusa com pintura estilo Galáxia

ACHEI AQUI mas este passo a passo é do site College Fashion e divido com amigas e amigos que gostam de artesanato.


"A última moda para o guarda-roupar casual do dia a dia é customizar as próprias roupas. As camisetas decoradas  são um forte exemplo disso, já que muitas pessoas gostam de brincar com as cores e criar seus próprios desenhos. Por isso, hoje vamos mostrar como você pode fazer uma pintura para customizar camisetas com o tema Galáxia, referente ao grande sistema composto por estrelas. O  mais interessante de tudo é que você mesma pode fabricar a sua, com uma técnica muito divertida."  

Material Necessário
Camiseta de malha preta
Tinta de tecido azul, rosa, roxo e branco
Pinceis de espuma
Escova de dentes velha
Prato descartável
Papelão
Glitter

1) O primeiro passo é preparar as tintas que você irá usar. As cores escolhidas são análogas, ou seja, da mesma família. Sendo assim você não corre risco de criar novas cores ao misturá-las. O branco será utilizado para produzir as estrelas. Uma dica interessante é utilizar o glitter para dar um charme a mais à sua nova peça. Prepare uma quantidade de cada cor no prato descartável e, antes de começar, insira um pedaço de papelão por dentro da camiseta para evitar que a tinta manche o outro lado da blusa.

2) Para dar início à confecção da sua blusa, esfregue a tinta na camiseta preta com o pincel de espuma. Este processo será um pouco demorado. Comece usando menos tinta branca e vá formando nuvens pela extensão da blusa. Passe a tinta com o pincel de espuma depois torça-o para criar um efeito mais interessante, com maior distribuição da tinta e uma aparência mais natural. Faça o mesmo com as outras cores de tinta.

3) Continue adicionando tinta por algumas áreas da camiseta. O interessante desta pintura é que não possui formato obrigatório, então você pode se divertir esfregando e misturando as tintas pela blusa. Faça isso até achar que as cores já estão aparecendo o suficiente na superfície preta.

4) Adiciones estrelas a sua pintura. Para isso, mergulhe a escova de dentes velha na tinta branca e jogue respingos de tinta sobre a superfície da blusa. Faça o mesmo com glitter.

5) Sua camiseta preta deve ter a aparência retratada na imagem acima. Após finalizar a pintura, deixe a blusa secar. Se necessário, aplique uma segunda demão de tinta, repetindo todos os processos descritos acima.

Vai acontecer: Show beneficente com Nerso da Capitinga

Está agendado para dia 6 de novembro no Colina Country Club um show para se rir até a barriga doer com o humorista mineiro Nerson da Capitinga. IMPERDÍVEL!!!. A renda será em prol da Casa de Caridade - Hospital São Paulo.... Vamos lá prestigiar e rir bastante?

Ingresso: R$ 35,00


 Pedro Bismark

"Ele nasceu Ademilson Pedro da Cruz, em 25 de novembro de 1961 na cidade de Muriaé (MG), onde cresceu e estudou até os dezoito anos de idade. Nessa época, veio para Juiz de Fora para servir o Exército, onde pretendia seguir a carreira militar. Mas a veia cômica já transparecia nas brincadeiras com os companheiros de farda, e foi ali , durante os intervalos de descanso, que nasceu o personagem Nerso da Capitinga, então chamado de Denilson. Logo foi chamado a participar como convidado em shows de humor pelos bares de Juiz de Fora, e a empatia com o público foi imediata. 
Isso o incentivou a montar seu próprio espetáculo, e em 1984 finalmente se apresentou ao público num show solo, onde fazia imitações, cantava e contava piadas. Adotou então o nome artístico de Pedro Bis, como passou a ser conhecido na cidade. Outros personagens foram sendo criados, como o bêbado Pudim de Cachaça e o travesti Neiva Zelina, em shows que apresentava em Juiz de Fora e pela região da zona da mata. Até que uma fita gravada com participações suas foi parar nas mãos do humorista Chico Anysio, então à frente do programa 'Escolinha do Professor Raymundo'.  Pedro Bis virou Pedro Bismarck, e o personagem estourou no país inteiro, já então batizado por Chico como Nerso da Capitinga. Surgiram então convites para participar de diversos programas humorísticos na Tv, como 'Estados Anysios', 'Você Decide' e Brava Gente, além de uma participação especial no filme 'O menino maluquinho II'.   Nerso teve um quadro no programa Zorra Total, enquanto Pedro correu o país com o espetáculo 'Neversário do Nerso', mais um show em tournê nacional, em que comemora vinte anos de carreira. O sucesso do personagem na televisão possibilitou que se apresentasse nos mais diferentes pontos do país, literalmente de norte a sul. Porém, o público de Juiz de Fora é sempre sua primeira platéia. O humorista elegeu a cidade de Juiz de Fora, onde foi acolhido com imenso carinho e onde tudo começou, como o ponto de partida da temporada nacional de todos os seus shows. Adotou também a cidade como sua, como o lugar ideal para criar seus filhos e viver com sua família. Com isso, também ajuda a divulgar Juiz de Fora por onde passa. Afinal, todo mundo fica sabendo que o Nerso é coisa nossa, uai!"

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Médicos muriaeenses em Vancouver no Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia da FIGO 2015

Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia da FIGO 2015, em Vancouver.


Os ginecologistas da cidade mineira de Muriaé, Dr Carlos Wilson Abreu e esposa, Dra Maria Lúcia Abreu, estão na cidade Vancouver-Canadá participando de um importante congresso médico na área que atuam. Com eles os filhos João Pedro e Mariana, jovem acadêmica em medicina, já participando de um congresso, neste, juntamente com os pais .




Momento de apresentação do trabalho científico preparado pela equipe no Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia da FIGO 2015, em Vancouver.
Trabalho desenvolvido em parceria com as instituições Clinica Medcenter de Muriae, Faculdade de Medicina da UFJF e Faculdade de Medicina FAMINAS de Muriae.


CURIOSIDADE: UM POUCO DE VANCOUVER

Vancouver (pronunciado /vænku vərː/) na grafia original inglesa Vancôver em português, é uma cidade litorânea localizada na Lower Mainland da Colúmbia Britânica, no Canadá. O nome da cidade vem do capitão britânico George Vancouver, que explorou a área na década de 1790. O nome "Vancouver" origina-se do holandês "van Coevorden", denotando alguém de Coevorden, uma cidade nos Países Baixos.


Vancouver é a maior área metropolitana no Oeste do Canadá e ocupa a posição de terceira maior do país e de oitava maior cidade propriamente dita. Segundo o censo de 2011, Vancouver tinha uma população de pouco mais de 603.502 habitantes e a sua Área Metropolitana Censitária excede os 2.313.328 milhões de pessoas.  Seus habitantes são etnicamente diversos, com 52% tendo uma língua materna diferente do Inglês.

Serrarias estabeleceram-se em 1867 na área conhecida como Gastown, que se tornou o núcleo em torno do qual a cidade cresceu. Vancouver foi incorporada como uma cidade em 1886. Em 1887, a ferrovia transcontinental foi prolongada até a cidade, para aproveitar o seu grande porto natural, que logo se tornou elo vital na rota de comércio entre o Oriente, leste do Canadá e Londres. O Porto de Vancouver é o maior e mais movimentado do Canadá, bem como o quarto maior porto (em tonelagem) da América do Norte.A indústria madeireira continua sendo sua maior fonte de renda, mas Vancouver também é conhecida como um centro urbano cercado pela natureza, fazendo do turismo a sua segunda maior indústria. É também o terceiro maior centro de produção cinematográfica na América do Norte depois de Los Angeles e Nova York, ganhando o apelido de "Hollywood do Norte". 
Vancouver tem sido classificada como "a cidade mais habitável" no mundo há mais de uma década, de acordo com avaliações de revistas de negócios. Recebe muitos congressos e eventos internacionais, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos de 1976 e a Exposição Mundial de Transporte e Comunicação de 1986 (Expo 86). Mais...e mais...

ABIME participa do XXI Congresso Nacional do Ministério Público

No próximo dia 7 de outubro, o Professor Manuel David Masseno, Diretor para Portugal / Europa da ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Electrónica, participa no XXI Congresso Nacional do Ministério Público / 5.ª Conferência Regional da IAP –  para a América Latina, palestrando no Painel “Crimes  Cibernéticos” e coordenando o Painel “O Direito ao Esquecimento nos Meios de Comunicação”. O Congresso terá lugar no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 9 de outubro.


Manuel David Masseno , que é o Diretor da ABIME- Portugal ( Associação Brasileira e Internacional de Imprensa  e Mídia Eletrônica) é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Beja, em Portugal, onde é também Pesquisador Sénior no Laboratório UbiNET – Segurança Informática e Cibercrime e Membro da Coordenação do MESI – Mestrado em Engenharia de Segurança Informática. Membro no Corpo Docente do Dottorato di Ricerca “Comparazione e diritti della persona” da Universidade de Salerno, na Itália, e também Professor visitante de váriosMestrados e Doutorados, no Brasil e na Europa. Diretor para as Relacões Internacionais do IBDI – Instituto Brasileiro de Direito da Informática e Membro Consultor da CDECAT – Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil / Seção de São Paulo. Membro dos Conselhos Editoriais da International Review of Law, Computers & Technology e do European Journal of Law and Technology (Reino Unido), da RBMAD – Revista Brasileira de Meio Ambiente Digital e Sociedade da Informação e da Безпека інформації / Information Security (Ucrânia).

Lions Clube Muriaé Helen Keller apresenta: 5ª NOITE ÁRABE

Em prol do Hospital São Paulo, as  associadas do Lions Club Muriaé Helen Keller, preparam com maestria mais um evento fantástico. O jantar beneficente acontece na AABB no dia 24 de outubro  Esta é a quinta edição de mais uma Noite Árabe imberdível que se tornará inesquecível a partir das 20:30h.. Música ao vivo para se ouvir e dançar enquanto se degusta deliciosas comidas típicas. O convite custa 50,00.




segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Destaque: ator Cléverson Soares em filmes exibidos em sua terra natal

Nestes filmes, o ator Cleverson Soares produziu e foi assistente de direção. 

CONVITE: Exibição de filmes gravados na cidade mineira de Muriaé

Boteco &Cia em sua 3ª edição


Foi mais um sucesso o evento Boteco &Cia que pela terceira vez acontece no recinto da Exposição de Muriaé. Vários restaurantes da cidade aderiram ao movimento que teve o prestígio da participação de nossa gente de nossa terra e Região.  O "promoter"  Marco Aurélio (Mé) arrasou junto a secretaria de turismo da prefeitura trazendo a "Banda 14 Bis" para a noite de sábado. Foi um final de semana de sucesso (do dia primeiro ao dia 04 de outubro)!





A empresária Vânia Garcia (Gazeta de Muriaé) , comigo, estivemos por lá conferindo o sucesso onde reencontramos grandes amigos se confraternizando. E enquanto degustamos um delicioso "empanado ao molho" fomos privilegiadas com o grande show esperado.

domingo, 4 de outubro de 2015

Coisas valiosas que o tempo vem nos ensinando : VENHO APRENDENDO

Venho aprendendo
que a vida é feita de pequenos momentos que se tornam grandes quando compartilhados com as pessoas que amamos!
Venho aprendendo
Que a caridade é um exercício espiritual. E quem pratica o bem,
coloca em movimento as forças de sua alma.
Venho aprendendo
que ter uma criança adormecida nos braços, é um dos momentos
mais pacíficos do mundo;
Venho aprendendo
que a melhor sala de aula do mundo está nos pés de uma pessoa mais idosa
Venho aprendendo
que ser gentil é mais importante do que estar certo;
Venho aprendendo
que nunca se deve negar um presente a uma criança;
Venho aprendendo
que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não
tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;
Venho aprendendo
que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um
de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;
Venho aprendendo
que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurare um coração para nos entender;
Venho aprendendo
que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão
nas noites de verão quando eu era criança, me fizeram maravilhas
quando me tornei adulto;
Venho aprendendo
que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;
Venho aprendendo...
que dinheiro não compra "classe";
Venho aprendendo
que são os pequenos acontecimentos diários que tornam
a vida espetacular;
Venho Aprendendo
que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que
deseja ser apreciada, compreendida e amada;
Venho aprendendo
que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?
Venho aprendendo
que ignorar os fatos não os altera;
Venho aprendendo
que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas está permitindo
que essa pessoa continue a magoar você;
Venho aprendendo
que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
Venho aprendendo
que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente
mais inteligente do que eu;
Venho aprendendo
que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;
Venho aprendendo...
que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;
Venho aprendendo
que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Venho aprendendo
que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu;
Venho aprendendo
que quando o ancoradouro se torna amargo, a felicidade vai aportar em outro lugar;
Venho aprendendo
que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;
Venho aprendendo
que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;
Venho aprendendo
que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o
que fazer a respeito;
Venho aprendendo
que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade
e crescimento ocorre quando você está escalando-a;
Venho aprendendo
que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido
ou quando é caso de vida ou morte;
Venho aprendendo

Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer...

Reflexão : Biscoito Roubado


Certo dia uma moça estava à espera de seu vôo na sala de embarque de um aeroporto.
Como ela deveria esperar por muitas horas resolveu comprar um livro para matar o tempo.
Também comprou um pacote de biscoitos.
Então ela achou uma poltrona numa parte reservada do aeroporto para que pudesse descansar e ler em paz.
Ao lado dela se sentou um homem.
Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um.
Ela se sentiu indignada, mas não disse nada.
Ela pensou para si:
Mas que "cara de pau".
Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse.
A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um.
Aquilo à deixava tão indignada que ela não conseguia reagir.
Restava apenas um biscoito e ela pensou: O que será que o "abusado" vai fazer agora?
Então o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela.
Aquilo à deixou irada e bufando de raiva.
Ela pegou o seu livro e as suas coisas e dirigiu-se ao embarque.
Quando sentou confortavelmente em seu assento, para surpresa dela o seu pacote de biscoito estava ainda intacto, dentro de sua bolsa.
Ela sentiu muita vergonha, pois quem estava errada era ela, e já não havia mais tempo para pedir desculpas.
O homem dividiu os seus biscoitos sem se sentir indignado, enquanto que ela tinha ficado muito transtornada.
(Autor desconhecido)

Quantas vezes em nossa vida nós é que estamos comendo os biscoitos dos outros, e não temos a consciência disto ???!!!.
Pense com clareza.
Há quem proceda de forma muito diferente da que você gostaria que fosse.
Isso tira a sua calma e dá-lhe a impressão de que ninguém gosta de você.
Mas raciocine claramente.
Não será um desejo de receber, de satisfazer-se, de preencher a si próprio o motivo desse estado de espírito?
Transforme-se.
Busque mais dar do que receber.

Só podemos transformar o mundo à nossa volta mudando antes a nós mesmos.