segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ORGANIZAR PRA VIVER MELHOR - Dica de organização 1

Uma das formas mais simples de se ter uma vida organizada é justamente ter menos coisas.  Com um destino correto, consequentemente teremos mais espaço para organizar e guardar somente o que realmente utiliza. 


- Estante de livros: Pode ter certeza que neste local há dezenas de livros que você já leu e não vai voltar a ler. Então estude a possibilidade de doá-los para alguma biblioteca pública e libere espaço.

- Revistas e jornais antigos: Se está guardando estes itens porque há alguma matéria interessante, recorte o que lhe interessa e monte um clipping. Um clipping é "uma seleção de notícias de jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, que resultam num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona." Agora se não há nada que a estimule a guardar tais itens, está na hora de descartá-los.

- Dispositivos antigos como fitas de vídeos, fitas cassetes, disquetes de computador, etc: Se você já não possui o aparelho que efetue a leitura destes dispositivos, para quê vai guardá-los? Por exemplo, se você não tem um computador com o compartimento para leitura de disquetes, para quê está guardando uma série de diquetes? Agora, para itens como as fitas de vídeo, que há como convertê-las para CD, faça isto o quanto antes e armazene-os em local adequado.

- Fotos: Coloque em porta retratos somente as que são realmente especiais para você. Para as outras, coloque num álbum.

- Roupas: Vá até o nosso Check list: Quando devo me desfazer das roupas? E tenha mais espaço no seu closet.

- Tralhas: Pare e avalie se todos aqueles objetos que estão naquela prateleira empoeirada fazem algum sentido para você. Veja a quantidade de bugigangas que estão ali. Reavalie a doação ou descarte com urgência.

- Tapetes, almofadas e roupas de cama: Se tem qualquer item rasgado, manchado ou excessivamente gasto, avalie a possilidade de reutilização, doação ou descarte. Pense primeiramente na reutilização, pois aquela colcha linda que por algum motivo está manchada e não há solução, você pode fazer capas de almofadas com o restante do tecido que está intacto.

- Livro de receitas: Você também pode fazer um clipping com suas receitas favoritas e economizar espaço ao invés de guardar todos os livros daquela coleção de receitas que nunca sequer usou.

- Despensa: Principalmente quem mora sozinho, a despensa pode estar cheia de itens que estão vencidos. Se o produto não tiver vencido e você não faz nem ideia de quando irá utilizá-lo, doe.

- Eletrodomésticos quebrados: Mande para o conserto, doe ou descarte.
- Panelas velhas: Panelas sem cabo e tampas sem pegadores, concerte-as ou descarte-as.

- Brinquedos: Se estiverem quebrados, descarte-os. Se seu filho não o utiliza mais, doe-o.
- Equipamentos e ginástica: Se você comprou qualquer equipamento para fazer exercícios em casa e nunca o utilizou, revenda ou doe-o.

- Objetos decorativos: Se estiverem em mau estado e cheio de poeira, pode ter certeza de que ele não está cumprindo a tarefa de decorar sua casa!

- Papelada: Leia o artigo: "Organizando a papelada" e "Organize suas contas".

- Cartões e mensagens de felicitações: Só guarde o que é realmente especial para você.

- Equipamentos velhos: telefones, computadores, celulares, etc, verifique como você pode descartá-lo de forma ecologicamente correta no seu município. Vá até associações de reciclagem de materiais.

- Para quem ama artesanato: Agrupe os itens em caixas, pastas, etc.

- Cadernos antigos e xerox: Se não tem mais utilidade, descarte-o.

- Embalagens de cosméticos, produtos de limpeza, perfumes, etc: Se os vasilhames estão vazios ou o produtos já expirou, descarte-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!