sexta-feira, 29 de junho de 2018

Bandeira da Espanha - Trabalho de Pesquisa


A Bandeira da Espanha, conhecida por ROJIGUALDA (rojigualda) é formada por três faixas horizontais, vermelha, amarela e vermelha, sendo que a amarela tem o dobro da largura de cada uma das vermelhas. 
Não existe um significado oficial para as cores. No entanto, diz-se que vermelho, cor predominante na bandeira da Espanha, representa a conquista, a valentia e a alegria. Já o amarelo simboliza o ouro (riquezas da Espanha). 
A origem da atual bandeira espanhola remonta à insígnia naval do Reino da Espanha de 1785. Para diferenciar-se de outras bandeiras de cor branca usadas pelos distintos reinos comandados pelos Bourbon naquela época, Carlos III decidiu adotar as cores atuais para diferenciar melhor a Espanha destas outras nações.

Durante  os séculos XVIII, XIX e XX, o esquema de cores permanece intacto. No brasão da bandeira moderna, cada um dos quatro quadrantes representa um dos quatro reinos que foram reunidos para formar a primeira verdadeira Espanha no século XV. A flor-de-lis colocada no centro dos brasões representa a casa real reinante dos Bourbons, enquanto as duas colunas do lado do escudo, acompanhado pelo lema “Plus Ultra” lembram as descobertas e conquistas espanholas na América



De acordo com o site http://www.dsconto.com/0-bandeira-espanha/:



“O Leão vermelho representa o Reino de Leão. A história conta que mediante ardorosa luta contra a Invasão muçulmana, em 718, a partir da reconquista cristã nas Astúrias, o reino das Astúrias se tornou reino de Leão. O Castelo amarelo representa a Castela. No século X os reis cristãos combateram as fortalezas para dominar as terras conquistadas por muçulmanos. Assim, emergia o reino de Castela. O desenho do castelo passou a representar o emblema de sua bandeira. As barras verticais vermelhas e amarelas representam os emblemas da Catalúnia e Aragão. Durante a luta entre catalãos e muçulmanos, por volta do século VIII o Conde Barcelona foi mortalmente ferido. Ao socorrer o conde, o Rei da França pintou com seu sangue quatro linhas vermelhas no escudo do catalão. As correntes de ouro representam a Navarra. Os exércitos acima citados se uniram para enfrentar os muçulmanos. Uma das conquistas cristãs foi a retirada de correntes das igrejas, colocadas por muçulmanos. Estas correntes passaram a ser símbolo de poder para estes povos. A flor de granada representa a cidade de Granada. Vencida a guerra contra os muçulmanos, a Espanha muçulmana ficou reduzida ao território de Granada. O casamento de Isabel, herdeira do trono de Castela, e Fernando, herdeiro do trono de Aragão, possibilitou uma união entre estes povos, então houve a união dos símbolos. Ambos, no século XV conquistaram Granada, finalizando o império muçulmano na Espanha. As colunas distribuídas à direita e à esquerda do Brasão representam a Europa e a África. Com as navegações de Cristóvão Colombo e a conquista do novo mundo, se vislumbravam outras possibilidades para além do mediterrâneo. As três flores de lis são o emblema de Bourbon, e surgiram no brasão quando Felipe V herdou o reino da Espanha”.

Por sua vez, segundo o wikipedia: “O brasão de armas de Espanha é uma composição de outros seis brasões:
• O primeiro quarto, de Castela: uma torre de três torreões a dourado, aclarado a azul, com contorno negro;
• O segundo quarto, de Leão: de fundo cor de prata, com um leão (por vezes a púrpura) de coroa dourada, linguado e unhado;
• O terceiro quarto, de Aragão: a dourado, com quatro listas vermelhas;
• O quarto quarto, de Navarra: fundo vermelho, com correntes interligadas a dourado dispostas em cruz, a partir do centro, onde consta uma esmeralda;
• Na base, de Granada: de fundo de prata, uma romã (granada, em espanhol), com duas folhas a verde.
• Sobre tudo e ao centro, um escudo pequeno de azul com três flores de lis de ouro, bordadas de gules, representando osBourbon.
É acompanhado por duas colunas de prata, base e capitel a ouro, sobre ondas de azul e prata, superadas pela coroa imperial à direita e pela coroa real à esquerda, ambas em ouro e, rodeadas por uma fita vermelha com letras a ouro, à direita “Plus” e à esquerda “Ultra”. As duas colunas representam os Pilares de Hércules, que são os promontórios (Gibraltar e Ceuta) dos dois lados do extremo oeste do estreito de Gibraltar. No topo, a Coroa Real de Aragão fechada, que é um círculo em ouro, cravado de pedras preciosas, e é forrada a vermelho”.

CREDITOS: Publicado por fabiolinslessa
Apaixonado por viagens, geografia, história, idiomas, cinema, música, literatura e outras manifestações culturais, Fábio Lins nasceu e vive em Maceió/AL (Brasil), é casado e tem dois filhos. É Professor universitário (UFAL e Cesmac) e advogado, atuando como Procurador de Estado (desde 2000). Realizou cursos em Salamanca e Barcelona (Espanha), Munique (Alemanha) e Londres (Inglaterra). É Mestre e Doutor em Direito, sendo autor de diversos livros. Idealizador do blog "culturaeviagem" (desde 2013), e dos projetos "Viagem Cultural" (desde 2012) e "Saber-Fazer Cursos Personalizados" (desde 2016), faz parte do escritório Lins, Duarte & Gazzaneo Advocacia & Consultoria (desde 2017). Já visitou mais de 35 países, especialmente no continente europeu. Tem 41 anos, tendo dedicado muitas horas de sua vida para conhecer pessoas, lugares, livros, músicas e filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!