quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Um giro de "Buggy" pelas areias de praias nordestinas


Um passeio mais que especial de "buggy", realizado pela turma do tour, foi pelas areias de Porto de Galinhas em cinco veículos enquanto a maré estava baixinha .

O motorista do buggy,  Naamã Pimentel

Atenciosos motoristas nos apresentaram a quatro maravilhosas praias da região, Maracaípe, Pontal de Maracaípe em Ipojuca, Pontal do Cupe e Muro Alto, onde ficamos deslumbrados com a imensa beleza das águas límpidas e morninhas.


comigo Luzia Pessanha e Rodrigo Fintelman








Viva nosso Brasil de belezas naturais!

Curiosidade:
MARACAÍPE é uma praia inseridas no município de Ipojuca, Pernambuco, o seu litoral é uma extensão do litoral de Porto de Galinhas. Localizada à apenas 75 km da cidade de Recife, Maracaípe é reconhecida como uma praia rica em reservas ambientais. A preservação do Mangue nessa praia sempre esteve no palco da discussão de ambientalistas e dos nativos, que evitam falar em grandes construções na praia, que vem crescendo a cada ano que passa. Devido a grande quantidade de pessoas que hoje frequentam a praia vizinha de Porto de Galinhas, Maracaípe vem sendo escolhida pelos turistas para descansar e aproveitar o sossego do local. O local faz lembrar as Ilhas do Pacífico, como o Tahiti, na Polinésia Francesa. A arquitetura decorativa da praia também faz lembrar de outros lugares fora do Brasil, onde a prática do surf é prioritária, como no Hawaii. Há anos, nas areais de Maracaípe funciona um quiosque que vende e conserta prancha, singularizando a imagem da praia no mesmo sentido que uma praia de sufistas. Assim, Maracaípe é a praia do surf Pernambucano há muitos anos, tem recebido inúmeros campeonatos do ranking brasileiro e muitas competições que trouxeram atletas internacionais. "Maraca", conforme chamam os frequentadores, é o quintal dos sufistas que residem em Ipojuca e em Recife, principalmente depois dos ataques de tubarão ocorridos na capital e em Jaboatão. As praias situadas ao sul do Porto de Suape-PE são mais propícias à prática do surf, por não possibilitarem a passagem de tubarões e por serem ambientalmente mais equilibradas.

São grandes os eventos realizados nos últimos anos em Maracaípe, tanto para celebrar a prática do surf, quanto para festejar o verão no Nordeste do Brasil. O pontal de Maracaípe tem areias branquinhas onde se caminha ao lado de siris. O mergulho nas águas do mangue proporciona nadar com cavalos marinhos. Adentrando o território do mangue podemos chegar a pé no Oiteiro, onde fica a igreja de nossa senhora do Oitero, para ver a linda imagem da praia do alto, o pôr-do-sol e o nascer da lua. É surpreendente a imagem panorâmica lá de cima. Há quiosques na praia que comercializam as iguarias do local, como casquinhos de siris, peixes diversos, caldinhos e açaí. No pontal é também onde fica a "Vila de todos os santos", um local gastronômico e musical agradável e discreto.


Maracaípe é uma praia preferencial para os turistas do Estado de Pernambuco. Sua história também é marcada pelo tráfico de escravo, como aconteceu em Porto de Galinhas. Hoje a preservação do mangue é o símbolo dessa praia paradisíaca brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!