quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Um pouco mais da Catedral da Sé de Olinda

A Catedral Sé de Olinda ou Sé de Olinda é um templo católico localizado em Olinda, no estado de Pernambuco, sé da Arquidiocese de Olinda e Recife.


Fachada atual da Sé de Olinda, recuperada através de grande projeto de pesquisa arqueológica iniciado em 1967, que retomou traços do que possivelmente fora o templo no século XVI.





A fachada se divide em três blocos principais, com o corpo da catedral ladeado por duas torres sineiras iguais. As torres, com pilastras em relevo nos cantos, são de secção quadrada e mostram somente duas estreitas aberturas retangulares sobrepostas até o nível do coruchéu, que tem aberturas em arco redondo para os sinos e um arremate superior prismático, com pequenos pináculos nos cantos. O corpo da igreja tem no nível térreo três portas, sendo a central maior e em arco, e encerrada em um frontispício com dois pares de colunas jônicas. Sobre as portas laterais, janelas quadradas que se ligam à cornija que delimita o nível do frontão de empenas retas, com óculo inscrito, cruz no topo e pináculos laterais.


O interior é dividido em três naves, separadas por arcadas com colunas toscanas de pedra. A decoração original desapareceu em grande parte, mas especialmente nas capelas laterais ainda existem remanescentes da decoração com azulejos, alguns painéis pintados, elementos de talha dourada e estatuária antiga.


A nave central possui um clerestório, sinal de influência romano-gótica, e um teto forrado de vinte e quatro painéis com ilustrações do Evangelho, como a partida do Egito e o desterro de Nossa Senhora. Na capela-mor permanecem o trono episcopal e outras cadeiras com fina lavra em jacarandá, e as tumbas de bispos  dentre eles o de Dom Helder Câmara



Na sacristia, à direita do templo, se preservam ainda uma grande bancada entalhada em jacarandá, pinturas e objetos de culto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!