quinta-feira, 8 de março de 2012

1ª Mulher Influente : Tóya Braz


A indicada Tóya Braz é a primeira mulher a confirmar sua presença em BH para receber o Troféu Mulher Influente de MG-2012 oferecido pelo Jornal MG Turismo. Desde já os nossos parabéns pelo magnífico título que lhe renderá um troféu em 7 de maio!


TOYA BRAZ
                             A expectativa do casal Victória e Wilson Alvim do Amaral, como também dos seus cinco filhos varões, Domingos, Carlos, Eduardo, Rogério e Flávio chegou ao fim na manhã de 14 de janeiro de 1952, em Muriaé, quando nasceu a tão esperada filha e irmã, Maria Vitória. Segundo o saudoso advogado, foi preciso “mudar de ares” para nascer uma menina, uma vez que todos os outros filhos eram naturais de Palma (MG), e para surpresa de todos, Eduardo Wilson, quis "conferir", pois não acreditava ter nascido uma mulher...
                             Maria Vitória Abdala do Amaral (Toya), cursou o pré- primário na Tia Filhinha e o primário no Grupo Escolar Silveira Brum; fez um ano de admissão com Dona Julieta Macedo e a seguir ingressou no Colégio Santa Marcelina, se formando no Magistério, em 1969. Amante de línguas, foi graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, fazendo, alguns anos depois, pós-graduação em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ainda adolescente, escreveu o poema "Mulher", conseguindo o terceiro lugar no Festival de Poesias do Colégio Santa Marcelina. Sempre gostou de rimas e desde criança faz trovinhas para brincar com as pessoas: “Não me chamem de Candinha/Sou apenas espectadora/Minha antena vive ligada/Pois sou muito observadora.
Fofoca na minha vida/Não existe, isso é o cúmulo/ Saibam todos de uma vez/Que minha boca é um túmulo.”
                             Trabalhou na Líder Comércio e Indústria e a seguir no Banco do Brasil por dois anos, de onde saiu para casar-se com o empresário Gilberto José Tanus Braz, com quem teve três filhos: José Braz Neto, Glauco e Renzo. É artista plástica, amante de pintura em tela e porcelana, já tendo feito várias exposições em Muriaé e região. Escreveu por 6 anos na Gazeta de Muriaé, onde tinha uma coluna  social denominada Pérolas. Atualmente escreve artigos sobre turismo para a Revista Fatos e para  Muriaé na Web, com o título de Viagens Fantásticas de Toya Braz.
                             Em 1993 começou a freqüentar a Casa Espírita Anjo Gabriel e no ano seguinte foi convidada para presidir a Creche Alfredo Couto, sediada na subida do Planalto, onde ficou por 6 anos. Foi a partir daí que, vendo as dificuldades enfrentadas pelas pessoas carentes, resolveu abraçar a filantropia. Publicou então, em dezembro de 1995 um livro de etiqueta e receitas intitulado “Gente Fina Também entra na Cozinha”, doando toda a renda para a creche, que abrigava 50 crianças de 0 a 5 anos.
                             Em 1996 foi convidada por João Carlos Corrêa para fazerem juntos o Baile de Glamour Girl (evento que mobiliza e sensibiliza toda a sociedade muriaeense há 21 anos), época em que foi iniciada uma nova fase da festa, colocando-a, a partir daí, não só a serviço da beleza e do glamour, mas também em prol de uma causa nobre e justa: a filantropia. A Creche Alfredo Couto foi beneficiada com a renda do baile por 5 anos, seguindo-se a Casa da Criança , Casa da Menina, APAE, Hospital São Paulo, Lions Clube Muriaé Barra, Rotary Clube Muriaé –Norte e Casa de Assistência Padre Carlos Seelen.
                             Em 1997 recebeu o troféu, “Mulheres de Ouro” em um evento realizado na AABB por Carvalho & Santos e em 2008 lhe foi conferida a Medalha Paul Harris através do Rotary Clube Muriaé Norte.
                             Em 2003, numa parceria com Zulmira Bicalho Dias e João Carlos Corrêa, fazem pela primeira vez  a “Feijoada da Solidariedade”, com renda revertida para a APAE Muriaé e que tem sido um sucesso por todos esses anos. Em 2010 foi convidada para presidir a entidade e está à frente da APAE de Muriaé desde janeiro de 2011.
                             Amante de esportes, foi jogadora de tênis, ganhando vários campeonatos em Muriaé, Leopoldina, Cataguases, Guarapari e Juiz de Fora. Hoje, por problemas no joelho, não participa mais de competições.
                             Atualmente tem um relacionamento sério com o comerciante José Carlos Silva dos Santos (Sensuel Confecções), que já dura 11 anos.
                             Suas noras, Alyne, Sílvia e Laura, esposas dos filhos, José Braz Neto, Glauco e Renzo, lhe proporcionaram a maior das alegrias com o nascimento dos netos, Maria Vitória, Marina, Maria Antônia, Gilberto Neto e João Pedro.
                             Toya acredita que a afirmação do apóstolo Tiago, “a fé sem obras é morta”, deveria ser um exemplo seguido por todas as pessoas, pois de nada adianta as pessoas ficarem batendo no peito dizendo que acreditam nisto ou naquilo, se elas estão sempre de braços cruzados como se não se interessassem pelas coisas que acontecem ao redor. Mesmo sabendo que o ser humano é limitado, não se pode parar de servir, pois aquele que se doa está depositando em sua própria conta e vai receber cada vez mais à medida que se desprende.

Um comentário:

  1. Homenagem mais do que merecida!!!Parabéns Tóya e que Deus continue te iluminando sempre e te guiando para o caminho do bem, da caridade em prol da nossa comunidade.Um beijo grande da sua comadre e amiga!!!
    Parabéns Tânia, pela brilhante iniciativa!!!!!
    Um grande abraço,
    Jussara Braz

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!