sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulher de Fibra: Tóya


Maria Vitória do Amaral Braz (Toya), nasceuemMuriaé no dia 14 de janeiro de 1952, filha de VictóriaAbdala do Amarale de Wilson Alvim do Amaral.
                            Cursou o pré-primáriona Tia Filhinha e o primário no Grupo Escolar SilveiraBrum; fez o ano de admissão com Dona JulietaMacedo e a seguiringressou no Colégio Santa Marcelina, se formando no Magistério, em 1969. Amante de línguas, graduou-se emLetraspelaFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, fazendo, maistarde, pós-graduaçãoemGestão de Negóciospela UFJF. Em 1965, seupoema "Mulher" ganhou o terceirolugar no Festival de Poesias do Colégio Santa Marcelina e atéhojeadorafazerrimasparabrincarcom as pessoas: Em 1995 publicou o livro de etiqueta e receitasintitulado "GenteFinatambémentranaCozinha", doandotoda a rendapara a Creche Alfredo Couto, onde era presidente.
                            Em 1997 recebeu o troféu "Mulheres de Ouro"em um eventorealizadoporCarvalho& Campos e em 2008 lhefoiconferida a Medalha Paul Harris através do Rotary Club Muriaé-Norte. Desde 1996 organiza o Baile de Glamour Girl juntocomJoão Carlos Corrêa e cujarenda é revertidaparaumaentidadecarente.
                            É artistaplástica (pinturaemtela e porcelana), escreveuporseisanos a coluna social "Pérolas" naGazeta de Muriaé e atualmenteescreveartigossobreturismopara a RevistaFatos e Muriaéna Web.
                            Casou-se em 1974 com o empresário Gilberto José TanusBraz, com quemtevetrêsfilhos: José BrazNeto, Glauco e Renzo. Suasnoras, Alyne, Sílvia e Laura lheproporcionaram a maior das alegrias com o nascimento dos netos, Maria Vitória, Marina, Maria Antônia, Gilberto Neto e João Pedro.
                                   Em 2003, começa a fazer, emparceriacomZulmira Dias e João Carlos Corrêa, a Feijoada da Solidariedade, com rendarevertidapara a APAE e que tem sido um sucessopor 9anos. Em 2010 foiconvidadaparapresidiraentidade e está à frente da APAE-Muriaédesdejaneiro de 2011.

A você Tóya, a nossa sincera homenagem pela pessoa maravilhosa que é e pelo que representa para nossa sociedade. Na oportunidade  o site de coluna social Muriaé na Web expressa uma singela homenagem  a essa Mulher de Fibra no glorioso dia 8 de março, dedicado a todas as mulheres do mundo.

4 comentários:

  1. Oi Tânia, muito obrigada pela homenagem. Que ela seja estendida a todas as mulheres de nossa cidade e do Brasil também! Um abraço a todas pelo Dia Internacional da Mulher!

    ResponderExcluir
  2. Tóya,
    a Tania foi muito feliz na escolha: você representa com inteireza a mulha de hoje e de sempre !
    Parabéns a você e a todas as companheiras de gênero !
    Beijos !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Tóya pela pessoa tão atuante em nossa sociedade em favor os necessitados.

    ResponderExcluir
  4. Quando conheci a Toya, ao escrever o livro sobre o senhor José Braz, logo gostei muito da figura dócil, simples, disposta a ajudar em tudo. Acabei me encantando com ela, com a história dela, com a força dela, com a capacidade de criar tão bem seus filhos e de hoje ser esta mulher feliz e realizada que ela é. Que Deus a ilumine, sempre.
    Um beijo da Jô Duarte

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!