quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dica útil: fabrique seu próprio sabonete


Se você quer saber como faz sabonete, ocupar um tempo livre, presentear alguém, ou até mesmo ganhar dinheiro vendendo sabonetes artesanais, confira este passo a passo que divido com você de um sabonete de ERVA DOCE.



O material utilizado pode ser encontrado nas lojas de essências para perfumes:
 Esta receita simples rende cerca de 12 sabonetes dependendo do tamanho que os fizer , é claro!
- 500g de glicerina tipo A de boa qualidade
- 1 colher (sobremesa) de corante verde
- 2 colheres (sobremesa) de essência de erva-doce (ou outra que desejar)

- Um punhado de semente de erva-doce
- 1 colher (sobremesa) de álcool de cereais
- Fôrmas de plástico ou feitas em casa com canos de PVC  Passo a Passo:
 No caso das forminhas feitas em casa, com cano de PVC, corte uma rodela de mais ou menos 2cm do mesmo, lixe, caso a rodela contenha rebarbas, após isto, coloque plastico filme sob a rodela, com um elastido prenda e estique para alisar bem a parte que ficará para baixo. 
Comece agora o preparo dos sabonetes;
1- Coloque uma panela da agata em banho-maria, logo após acrescente a glicerina, em varios pedacinhos, espera-a derreter, não mexa até que fique bem liquido. 
2- Agora desligue o fogo, adicione a essência e o corante, e é só mecher bem.
3- Para tirar a espuma que se formou, coloque o álcool de cereais, misture e reserve.
4- Agora pegue as formas, e coloque um pouquinho de erva doce em cada forminha, feito isso, adicione a mistura as formas.
5- Espere esfriar, depois tire-os das formas, o príprio plastico filme poderá ser utilizado para armazenar os sabonetes.   Muito facil!!!

Mas... o que fazer com os restinhos de sabonetes?  Procurei na internet e selecionei algumas das melhores utilidades que se pode  fazer com eles: 

1º) Vá guardando em saquinhos separados, sabonetes iguais nos mesmos sacos(fragrâncias iguais, e marcas iguais). Quando tiver um volume considerável, você ferve numa panelinha, e depois coloca numa forma, vira sabonete de novo. cuidado para não misturar fragrância e marca, por que fica um cheiro insuportável.

2º) Outra dica muito interessante  também e que se pode lavar roupas com os pedacinhos. Na hora que colocar a roupa na maquina  coloque os restinhos de sabonete em uma meia.
3º)  Num litro de desinfetante vazio colocar agua e os pedaços de sabonete e deixar ao lado do vaso sanitário. sempre quando alguém usa pega este litro com o furo na tampa e joga no vaso. fica sempre limpo.

Confira algumas fotos sugestivas da internet:




 No cantinho das essências embora estando desativada a venda pela Net, você pode saber como adquirir os produtos para esta boa terapia que vai lhe perfumar o tempo e lhe proporcionar divertimento.

Um comentário:

  1. adoroooooooooooooooo!!!!!!!!!!! já fiz muito... precisando voltar a fazer;

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!