terça-feira, 30 de julho de 2019

Um giro por Buenos Aires: Floralis Generica




Esta imponente escultura de 20 metros de altura que domina a Praça Naciones Unidas foi doada à Cidade de Buenos Aires por seu autor, o arquiteto argentino Eduardo Catalano. Feita em aço inoxidável e alumínio, pesa 18 toneladas e é a primeira escultura em movimento controlada por um sistema hidráulico e células fotoelétricas.

A obra foi inaugurada em 13 de abril de 2002. O nome, "Floralis Genérica", é uma homenagem a todas as flores. Trata-se da projeção de um sonho de seu criador, o de construir uma estrutura em grande escala que mostre o dinamismo de nosso tempo.


Poucos anos depois de sua inauguração uma tempestade forçou as pétalas provocando problemas no mecanismo do abrir e fechar das mesmas. A Floralis esteve vários anos aberta às 24 horas, mas na quarta-feira, dia 10 de junho de 2015, a Floralis Genérica recuperou o movimento para abrir e fechar suas pétalas com a luz solar. 


Conhecida como a "flor de metal", a Floralis Generica na verdade é muito mais do que isso. Ela é uma flor de aço que se fecha durante a noite e abre quando o dia chega. Como ela demora para se movimentar, é bom dar duas passadas no parque que a contorna: uma de manhã e outra a noite, assim é possível ver seus vários estágios.



Rodeada por um espaço verde de quatro hectares, a Flor Metálica repousa sobre um espelho d´água que além de ter uma função estética, serve também para protegê-la. Pode ser observada a partir de diferentes perspectivas, dependendo do lugar de onde se olha. É só escolher os melhores ângulos e tirar fotos incríveis.



Esse é um passeio gratuito e muito legal para colocar na lista dos pontos turísticos em Buenos Aires para conhecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!