sábado, 18 de agosto de 2018

Um passeio de catamarã pelo Rio Danúbio

Uma cidade dividida pelo Rio Danúbio, o segundo maior da Europa, onde o passado e o presente convivem em harmonia. Assim é Budapeste. A capital da Hungria é moderna, cosmopolita, mas os traços da sua história ainda são muito fortes, até mesmo na arquitetura. De um lado, Buda, a cidade alta, das colinas, mais bucólica. Do outro, Peste, plana e mais agitada.




Nesta cidade nosso grupo participou de um passeio de barco pelo Rio Danúbio onde foi servido um almoço típico regional regado a vinho, enquanto apreciávamos as belas obras arquitetônicas e as paisagens encantadoras daquela região








 Comigo dividindo a mesa do almoço com um delicioso vinho, a amiga Maria José


Apesar de não ter águas azuis, como diz a famosa valsa de Johann Strauss, o passeio pelo Rio Danúbio é um clássico. Você não pode deixar de faze-lo quando estiver em Budapeste. O rio que une Buda e Peste, para formar a capital da Hungria, é emblemático. Tem entre 2 845 e 2 888 km de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no mar Negro, no delta do Danúbio (Romênia).


Esse rio é o segundo mais longo da Europa – perdendo apenas para o rio Velga, que fica na Rússia -. Ele serve como fronteira natural para dez países. Muito importante para a vida comercial dessa parte do continente, o Danúbio tem, ainda, uma gigantesca relevância histórica. Isso porque seu curso sempre serviu de rota natural para os povos que habitaram a região central da Europa. Por isso tudo, a Unesco incluiu, em 1987, o rio Danúbio na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade.




Lindas as paisagens!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!