sábado, 14 de janeiro de 2012

Faça seu dinheiro render mais

Dizer que é preciso reduzir despesas é fácil, o que é difícil mesmo é executar.  Muitas vezes essa redução requer uma reeducação de toda a família e muita, muita disciplina. Para ajudar nesse desafio pesquisei e divido com  meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista algumas dicas importantes que podem fazer grande diferença no nosso dia a dia.




A maioria das pessoas vive um grande desafio: fazer o dinheiro que recebeu do salário durar até o final do mês e de preferência com alguma folga. É claro que o ideal é que a receita seja maior que as despesas. Mas como fazer isso se não podemos fazer o nosso salário aumentar conforme o nosso desejo? A resposta a essa pergunta passa por duas hipóteses: criar novas fontes de renda, e/ou reduzir, ao máximo e de uma forma inteligente as despesas e gastos. Mas... e como economizar dinheiro?

1º ) Faça um orçamento 
Liste todas as suas receitas e despesas, que inclui até o pãozinho de queijo com café no shopping, isso porque muitas vezes são esses pequenos gastos que desequilibram o orçamento. Fazendo o orçamento você terá uma visão mais clara de para onde está indo o seu dinheiro.

2º ) Elimine os gastos supérfluos 
Com o orçamento em mãos verifique quais são os gastos e despesas fixas, como por exemplo, aluguel, água, luz, telefone. Você pode reduzir no supermercado e despesas "supérfluas", como aquela blusinha que você não resistiu quando viu na vitrine, no mês passado. Envolva a família neste processo: o sucesso vai depender do esforço de todos!

3º ) Refaça o seu orçamento considerando todos os cortes de despesas
Tenha um objetivo: suas receitas têm que ser maiores que suas despesas. Crie folga no seu orçamento para constituir uma reserva para o futuro ou se você estiver endividado, para pagar as suas dívidas. Se possível separe todo mês uma quantia.

4º ) Não gaste dinheiro por impulso 
Antes de consumir sempre faça a seguinte pergunta para você mesmo: "estou comprando por necessidade ou desejo?". Não se empolgue com as liquidações e ofertas do dia, elas são maravilhosas, tentadoras e perigosas!

5º ) Quando for às compras faça uma lista 
Com o seu orçamento em mãos, quando for às compras faça uma lista e estabeleça um valor máximo para os gastos. Aliás, evite ir ao supermercado com fome ou com crianças porque com certeza você acabará comprando bem mais.

6º ) Compre à vista e peça descontos 
O poder de fogo das compras à vista é enorme! Não tenha vergonha de pedir desconto, faça desta prática um hábito.

7º ) Não use o rotativo do cartão de crédito 
Os juros dos cartões de crédito são, normalmente, os mais altos do mercado. De preferência não utilize o cartão de crédito, ou estabeleça um limite mensal para seu uso.

8º ) Não use o cheque especial assim como o cartão de crédito, o cheque especial também tem um juro altíssimo, use-o somente em casos de emergência. E se for possível peça ao seu gerente que o retire, assim você terá maior controle do saldo disponível em conta.

9º ) Evite os cheques pré-datados 
Eles parecem uma facilidade, mas comprometem o seu orçamento sem você perceber. Não se esqueça: cheque pré-datado é uma forma de endividamento.

10º ) Não aceite os apelos do crédito fácil 
Ele é fácil para quem concede, mas muito caro para quem paga. Quando, por exemplo, alguém compra um carro financiado em 60 meses, sem entrada, estará, provavelmente, pagando um juro altíssimo e se você fizer as contas verificará que, no final terá pagado dois carros ao invés de um.


11º ) Quite e/ou renegocie as suas dívidas 
Se você tem dívidas e não consegue eliminá-las, converse com o seu credor e renegocie. Não deixe a "bola de neve" das dívidas carregar você e levar todo seu dinheiro embora!
                                                                           Crédito de Moneyplan Consultoria


Passo também o que aprendi com Ana Lídia Galvão:
Fazer as três peguntas: 1ª Preciso realmente disto? Tenho dinheiro para fazer a compra? e 3ª Tem que ser agora? ( Mas se você acha que precisa e que tem o dinheiro suficiente pra fazer a compra use a terceira pergunta:Tenho que fazer esta compra agora, neste exato momento?)
VERDADE!!! Devemos ter disciplina em nossos gastos!

CLIQUE AQUI e confira mais dez dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!