terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Automassagem na Gravidez

 Dedico este post em homenagem a todas as grávidas e em especial, minha filha Ludmila(mineira de Muriaé) e sobrinha Aline( Macaé-RJ), ambas grávidas para quase a mesma época, fazendo-nos recordar de quando minha mana Telma e eu há 33 anos as esperávamos. Elas nasceram com 13 horas de diferença uma da outra! Além das sobrinhas Regina( Macaé-RJ) e Flávia Braga (Itaperuna-RJ).



 A automassagem aproxima você de você mesma 
e de seu bebê, enquanto ameniza os pequenos 
desconfortos físicos, trazendo relaxamento e bem-estar.
 Dra. Iverly Maccari Bisconti 

A automassagem na gravidez é um verdadeiro treinamento no que se refere a sentir seu próprio corpo e parar para "ouvir" suas necessidades.

Existem algumas áreas em que será necessário contar com a ajuda de outra pessoa (seu parceiro ou um terapeuta corporal), porém de alguns pontos-chave você poderá cuidar sozinha: seios, barriga, pernas e pés.

Tente manter a disciplina e colocar os exercícios de automassagem dentro de sua rotina diária. A tranqüilidade do ambiente é um fator importante. Você pode colocar uma música suave para ajudar a relaxar.

Procure sentir-se confortável, em pé ou sentada. Deixe à mão um creme, gel ou óleo de massagem indicado por seu médico; além de auxiliar os movimentos, esses produtos atuam como preventivos contra as estrias e a flacidez dos tecidos, ajudando a circulação. O óleo de amêndoas também é um excelente hidratante e não oferece risco para o bebê.

Relaxe e sinta seu corpo como um todo, procurando regiões tensas e áreas de desconforto. Procure soltá-las, relaxando, tranqüilizando a respiração, alongando e fazendo movimentos circulares com as articulações dos braços e pernas.

Na região dos seios os movimentos são suaves e circulares, utilizando-se ambas as mãos. Cada seio é massageado separadamente e logo após, uma das mãos faz um "oito" deitado de modo a harmonizá-los.

A área do abdômen merece especial atenção, pois ao longo dos 9 meses a pele irá alongar-se bastante. Sempre com suavidade, faça movimentos circulares no sentido horário, seguidos de deslizamentos laterais. As mãos partem do baixo-ventre em direção ao umbigo.

Faça uma pausa. . . Respire ! Desfrute da oportunidade de aprofundar o vínculo mãe-filho. Neste momento, tocar seu próprio corpo é ao mesmo tempo fazer um carinho em seu bebê. . .

Nas pernas e pés os movimentos são realizados primeiro do lado direito, depois do lado esquerdo. O objetivo é ativar a circulação e suavizar a sensação de peso e fadiga. Portanto comece com movimentos circulares nos tornozelos e a seguir ambas as mão realizam movimentos ascendentes massageando a barriga da perna, joelhos, terminando suavemente em direção à virilha.

Para finalizar, massageie o peito dos pés e com os polegares faça pressões na sola, terminando sempre com um deslizamento. A seguir é feita a massagem na perna esquerda observando a mesma seqüência.

Você pode terminar a sessão de automassagem alongando-se como se estivesse espreguiçando, massageando o couro cabeludo usando a ponta dos dedos e a base do crânio usando os polegares.

Faça uma pausa e verifique se ainda existe alguma área de desconforto. Se for o caso, dedique uma atenção especial a esse local, sempre com suavidade nos movimentos.

Reserve alguns minutos finais para envolver-se com a sensação de bem-estar e relaxamento que você proporcionou a você mesma através do toque
Dra. Iverly Maccari Bisconti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!