terça-feira, 21 de agosto de 2018

"O BEIJO" no Muro de Berlim



Este é o grafite mais marcante e mais conhecido do Muro de Berlin, pintado por Dmitri Vrubel, inspirado em uma fotografia que existe, registrando um acontecimento em Berlin Oriental em 1979.

A foto tirada por Regis Bossu foi quando Brezhnev, Secretário Geral do Partido Comunista Soviético, visitava a Alemanha Oriental para celebrar o aniversário da nação Comunista.



O grafite foi pintando em 1990. Lembrando que em 1989 foi liberada a travessia entre a Alemanha Oriental e Ocidental e o muro foi derrubado em 1990.


Quando Brezhnev terminou seu discurso, o então Presidente da Alemanha Oriental Honecker, abriu seus braços para uma saudação com um beijo, comportamento habitual entre colegas comunistas, mas desta vez Honecker e Brezhnev foram além, e com todo o entusiasmo, deram um beijo mais “cálido”.

O gesto demonstrava a união da Alemanha Oriental com a União Soviética.
Embaixo do grafite a frase diz:
Meu Deus, me ajude a sobreviver esse amor fatal.”






A obra mais visitada na East Side Gallery de tantas interessantes é uma conhecida pelos brasileiros como “O Beijo”, do artista russo radicado na Alemanha, Dmitri Wrubel.  Na verdade, a pintura chama-se Mein Gott, hilf mir, diese tödliche Liebe zu überleben (Meu Deus, ajude-me a sobreviver a este amor mortal) e carrega uma das mais engraçadas ironias à época da Alemanha Oriental.


Os dois homens que se beijam são conhecidos da História recente: à esquerda está um dos últimos estadistas soviéticos (1964-1982), Leonid Brejnev; à direita, Erich Honecker, último de apenas dois  premiês alemães orientais (o outro foi Walter Ulbricht, homem que construiu o Muro de Berlim em 1961). A fotografia que inspirou Wrubel foi tirada por um jornalista francês, Régis Bossu, no ano de 1979. Bossu estava cobrindo o encontro de Brejnev e Honecker em Berlim e conseguiu, sem dúvida, um dos ângulos mais incríveis para o beijo dos líderes.



"Esta é uma das principais atrações do circuito turístico mainstream de Berlim. Visitar a East Side Gallery ou, como os brasileiros a chamam: o Muro de Berlim pintado,  é mágico.. Trata-se, na verdade, do pedaço contínuo mais extenso do que sobrou dos mais de 160km de Muro de Berlim. A iniciativa de manter quase 1,5km de muro em pé foi bastante arrojada para o ano de 1990, já que as palavras de ordem do 9 de novembro de 1989 (data oficial da queda do Muro da Vergonha) eram: “Die Mauer muss weg” (O muro deve ir embora). O fato é que logo no início de 1990, 118 artistas de 21 países diferentes acabaram por pintar a liberdade, a democracia, mas também ironizar as ditaduras e a repressão a elas associadas."

Brejnev e Honecker não eram homossexuais. Eles eram socialistas, fato que explica melhor essa história de beijos entre homens sem ter significado sexual. Ei-la: como símbolo de camaradagem, os russos emprestaram o ósculo (beijo) santo da igreja ortodoxa, que, por sua vez, simboliza a irmandade entre os religiosos desta igreja.

O BEIJO FRATERNO OU O BEIJO DA MORTE

Outros grafites:










Um comentário:

  1. Que delícia de memória histórica, amiga! E me dando mais vontade de conhecer a Alemanha! Ainda irei realizar meu sonho de uma viagem à Europa. Quem sabe nos dez anos de casamento? rs... Sonho é sonho... Parabéns pela sensibilidade em compartilhar conosco estes momentos...

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!