sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

REFLEXÃO : Metáfora das Colheres com cabos compridos


Metáfora das Colheres com cabos compridos



Havia um homem que fazia muito tempo vinha pedindo em oração para que Deus lhe mostrasse como é o céu e como é o inferno. Certo dia Deus apareceu para este homem, o pegou pelas mãos e o levou a uma viagem ao centro da terra onde se encontra o inferno, passaram por um grande portão vermelho e logo na entrada, no centro de uma grande sala, o homem viu uma panela enorme cheia de arroz cozido. Em volta desta panela havia centenas de pessoas, magras, famintas, clamando por um pouco de alimento. Na mão de cada um destes infelizes havia uma grande colher de madeira com o cabo muito longo, que permitia pegar o arroz na grande panela, mas não dava para trazer o alimento até a boca devido ao comprimento desproporcional do cabo. Todos sofriam e agonizavam tendo o estomago vazio diante de tamanha fartura.

Em seguida Deus levou o homem até o céu e após passarem por um grande portão entraram numa sala muito parecida com a que viram antes, havia uma grande panela de arroz no meio e em volta centenas de pessoas, também com colheres de cabo longo, todas muito satisfeitas, fartas, felizes, pois estavam muito bem alimentadas. O homem não entendeu aquilo, como podia ser, por que estes estavam felizes e os outros não e pergunto a Deus: Meu senhor, eu não entendo, a situação é a mesma, no entanto estes estão felizes e satisfeitos enquanto os outros estão famintos.

Deus com seu olhar misericordioso explicou: A grande diferença é que aqui todos aprenderam a usar a colher de cabo comprido para dar comida ao próximo, e um ajudando ao outro puderam matar a fome material e espiritual.

Moral da história:

O Egoísmo: As pessoas no inferno eram egoístas e cada um estava preocupado com a própria fome, em resolver o seu problema o que impossibilitava de ver a solução obvia.

Altruísmo e trabalho em equipe: As pessoas no céu olharam para aqueles que estavam ao seu redor e conseguiram ver uma solução simples e lógica pois entenderam que o problema era o mesmo para todos e que trabalhando juntos poderiam se ajudar.

A Criatividade: A criatividade é um processo que pode ser individual ou coletivo, para atingi-la é necessário analisar as várias possibilidades que existem ao seu redor e tomar uma iniciativa comum que resolva o problema e beneficie a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!