quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Muriaé na Web participa de Encontro de Jornalistas em Recife

O 15º Encontro Nacional de Associações de Imprensa (Enai) acontecerá entre os dias 12 e 14 de setembro, em Recife, capital do Estado de Pernambuco. E esta colunista estará presente representando o site Muriaé na Web. Dessa vez, quem a acompanha é a amiga Inês Rodrigues. Como forma de retribuição de amizade e incentivo ao nosso trabalho escolhemos, a cada encontro desses, uma amiga em especial para nos acompanhar. A colunista do Muriaé na Web faz parte da Federação Brasileira de Colunista Sociais o que lhe confere a participação nestes eventos.



Na ocasião, também serão celebrados os 80 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). Neste ano, o tema do debate será "A Liberdade de Expressão e Imprensa - Jornalismo Imparcial e Ética na Comunicação". Ao todo, estarão presentes cerca de 200 jornalistas presidentes de associações e representantes de veículos de comunicação. 

O Enai é realizado em conjunto pela Federação Nacional de Imprensa e Federação das Associações de Imprensa do Brasil, - FENAI/FAIBRA, sediadas em Brasília e a cada ano uma unidade da Federação abriga o evento. 

O Enai é o fórum comum dos jornalistas e veículos de imprensa reunidos em associações formais, onde se discutem temas de natureza profissional, institucional e de caráter nacionalista, amparados por câmaras técnicas e grupos de trabalho instalados nos principais Estados brasileiros. Para essa edição, a Federação Nacional de Imprensa pretende afirmar sua vocação democrática e imparcial na forma de reportar ao público, as notícias apuradas dentro do espírito ético que norteia o trabalho do profissional de imprensa.

Mensagem do jornalista Múcio Aguiar, presidente da AIP


"Pernambuco recebe, novamente, o Encontro Nacional das Associações de Imprensa, ENAI, que há exatos 30 anos foi realizado em nosso Estado. Como naquela época, o ENAI chegava e chega num momento importante para a Associação da Imprensa de Pernambuco, AIP, - a comemoração do seu cinqüentenário de fundação, hoje – 80 anos.

Nesses trinta anos, muito mudou no cenário social e político nacional, porém, ainda continua atual a luta pela liberdade de expressão e de imprensa, e não diferente é esse nosso tema principal no 15° ENAI. O jornalista, já dizia Doutor Herbert, da Gazeta Mercantil, “é um profissional liberal, cuja função é buscar informações, interpretá-las, se possível, e difundi-las”. O jornalismo é uma profissão que tem fé pública, representa o exercício de um direito inalienável dos cidadãos verdadeiramente livres.

Nós, jornalistas, devemos cultivar a pluralidade de idéias, devemos exercer o equilíbrio do jornalismo imparcial e ético. É pensando assim, que a nossa Associação da Imprensa de Pernambuco recebe os confrades de diversas associações, convidados e palestrantes para nos três dias do encontro aprofundar nosso papel na sociedade e nos fortalecermos institucionalmente – sempre com o olhar firme no futuro e palavras fortes no presente. O ENAI Pernambuco deseja ser alento de todos os sonhos de liberdade e celeiro de esperança por uma Imprensa cujo alvo é a sociedade".
--
Serviço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!