quarta-feira, 10 de maio de 2017

56 Festa do Pinhão em Campos do Jordão


O Festival do Pinhão é uma das principais atrações na cidade  de Campos do jordão no fim de semana prolongado de final de abril . Em sua 56ª edição da Festa do Pinhão  arrasou com  20 tendas gastronômicas, shows musicais e workshops na Praça do Capivari até o dia 1° de maio.
Esta festa é referência em aproveitamento do pinhão", com vários chefes preparando vários tipos diferentes de pratos especiais utilizando o pinhão. Nossa turma de turistas mineiros esteve lá conferindo .








Tofinho e eu saboreamos deliciosos pasteis recheados com pinhão enquanto os demais tiveram várias opções que acharam deliciosas.



A Noite também tinha movimento!

 Curiosidade: 
Encontrado com abundância na região montanhosa da Serra da Mantiqueira, o pinhão é parte importante da cultura e gastronomia de Campos do Jordão. Proveniente das exuberantes árvores – de espécie fêmea – chamadas Araucárias, o pinhão é facilmente encontrado em diversos locais de Campos e áreas vizinhas. Ameaçada de extinção a araucária angustifolia é um pinheiro que também aparece frequentemente na região sul do Brasil, em especial em regiões mais frias. A colheita do pinhão acontece naturalmente nos período de abril a junho, quando as sementes se soltam das pinhas maduras e caem até o solo.

O pinhão tem papel único para a população de Campos. É comum famílias se reunirem para “catar pinhão”. Uma atividade que inclui ir até regiões com grande número de pinheiros para juntar sacos da semente, que mais tarde será consumida e dividida entre parentes e amigos. Com sabor agradável e protegido por uma casca grossa, muitas vezes ele é consumido como aperitivo, após ser cozido em panela de pressão, ou incluído em pratos para refeições como em carnes e legumes. 
O pinhão também é servido assado na brasa, em fogão de lenha ou em fogueiras. Muitos usam as próprias folhagem do pinheiro para assar e deixá-lo prontos para o consumo. 
Pinhões de Campos do JordãoAté mesmo uma festa foi criada há anos para celebrar a chegada desta especiaria. A festa do Pinhão acontece anualmente em Campos do Jordão e conta com apresentações culturais e muitas receitas feitas com pinhão, como bolos, tortas, cozidos, assados dentre muitos outros. 
Para muitas famílias da cidade o pinhão é sinônimo de renda. É comum ver vendedores de pinhão pelas ruas da cidade durante o período de outono. Cadastrados pela Prefeitura, o vendedores tem permissão para comercializar esta saborosa semente. 
Na gastronomia o pinhão foi oficialmente inserido em pratos sofisticados. E um Festival gastronômico incluiu seu sabor especial em receitas diferenciadas de diversos restaurantes de Campos.  Rico em proteínas, mineiras e vitaminas, o pinhão encanta seus apreciadores, que ficam saudosos deste precioso fruto a cada período de colheita.  Quem ainda não teve a oportunidade de experimentar, não sabe o que está perdendo.
Crédito: site de Campos do Jordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!