sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Dica: Faça sua AUTOBIOGRAFIA

Como Fazer Uma Biografia

Uma biografia é um valioso legado que você pode deixar para parentes, amigos e outros, incluindo as futuras gerações. Veja como fazer uma biografia e publicar a história de sua vida.
Se não puder transmitir o que realizou ou aprendeu na vida, qual terá sido o seu legado? Com o passar das décadas, suas memórias se dissiparão no tempo, e serão perdidas para sempre.

Escrever minha biografia? De imediato, a ideia pode ser desestimulante para muitos. E se você passou metade da sua vida monótona em uma ilha deserta? Bem, se este é o caso, então você já deu um enorme passo para escrever um best-seller. O que quero dizer é que não há situações que sejam desinteressantes. Boa memória, pesquisa, criatividade e o uso inteligente das palavras são todos os elementos que você precisa para fazer a autobiografia que emocionará parentes, amigos e, quem sabe, ilustres desconhecidos.
Assim, vejamos algumas dicas que poderão orientá-lo ao escrever a sua autobiografia.

Encare Sua História de um Ponto de Vista Positivo

Como escrever uma autobiografia

Você deve partir da ideia inicial de que sua história pode ser muito mais interessante do que imagina. Sua avaliação inicial sobre o impacto de sua biografia sobre outros pode ser falha. Embora talvez você imagine que sua vida seja um manancial de normalidades enfadonhas, temperada com uma monotonia de dar nó no estômago, você perceberá que os acontecimentos que envolvem sua vida são bastante singulares.

Seja Organizado: 
Sua biografia deve conter a estrutura básica de qualquer ensaio: você precisa de uma introdução, uma série de parágrafos para discorrer sua vida, e uma conclusão. Neste pacote, você precisa abranger local e eventos relacionados ao seu nascimento, uma visão ampla de sua personalidade, detalhes que contribuíram para moldar sua personalidade e o rumo de sua vida, e assim por diante. Por isso, comece com um esboço para ordenar suas ideias. Isto o ajudará a evitar escrever demasiadamente sobre algum aspecto de sua trajetória, e deixar de lado algo que merece a devida atenção. Por isso, reserve não mais do que um ou dois parágrafos para abordar os eventos. Usar duas páginas apenas para descrever seu primeiro beijo é torturar seus leitores.

Pesquise Sua Vida: 
O tempero de uma autobiografia pode estar nos pequenos acontecimentos e situações. Você precisa fazer com que a história de sua vida seja uma narrativa interessante. E o interessante pode estar oculto nos detalhes. Por isso, o passo inicial é fazer uma pesquisa detalhada sobre sua vida. Este exame minucioso irá revelar experiências notáveis que lhe servirão de base para construir a narrativa ao redor. Evidentemente, você deve ser honesto naquilo que relatar, se sua narrativa há de ser realmente uma autobiografia, ou somente um romance inspirado em fatos reais. 

Analise Sua Vida do Ponto de Vista de um Estranho: 
Imagine que um estranho acaba de lhe conhecer. Que perguntas ele faria? Se você tivesse passado alguns anos em uma ilha deserta, como mencionado na introdução, provavelmente ele desejaria saber como você foi parar lá, se a ilha era realmente deserta, se havia animais selvagens, como você conseguia água e comida para sobreviver, como era a rotina, etc. A partir destas perguntas, você terá um modelo desenhado em sua mente (e papel) sobre o que precisa abordar ao longo das páginas. A visão de alguém de fora lhe permitirá identificar detalhes que podem escapar de sua análise, e que desempenham uma notável atribuição no montante.

Além disso, esquadrinhar sua vida do ponto de vista de um estranho ajudará a decidir o quanto de sua intimidade e particularidades você está disposto a revelar. Se há algo pessoal demais ou que seja desconfortável para outros lerem, esta análise o ajudará a identificarUma autobiografia não é o tipo de literatura que utilizamos para agradar leitores. Pode parecer egoísta, mas você precisa escrever somente aquilo que lhe agrada e que não lhe causará qualquer tipo de problema ou embaraço futuro. Isto inclui não mencionar situações envolvendo outras pessoas que venham a atrair uma atenção negativa sobre elas.

Começar Pelo Começo: 
Pode ser tentador começar a escrever sua autobiografia com algo como: “Nasci na cidade tal, em tal ano…”. Mas é evidente que sua história não começa aí. Ela tem seu princípio muito antes, nos eventos que fizeram com que seus pais estivessem em tal lugar, por ocasião de seu nascimento. É melhor fazer uma pesquisa com seus familiares para determinar melhor os eventos que fizeram com que este ou aquele lugar se tornasse o palco que anunciou sua presença única e inigualável para a humanidade.

O Que Incluir: 
Escrever sobre infância 
Ao escrever sobre sua infância, procure descobrir singularidades que tornarão sua narrativa interessante. Por exemplo, pode ser que imagine que uma infância no interior não tenha nada de atraente. No entanto, descrever como as crianças da época nunca tinham visto um carro, desconheciam determinado alimento tão comum em nossos dias, ou descrever outras características ímpares da época pode ser o elemento que prenderá a atenção dos seus leitores. 
Precisa de mais ideias? Há algum evento que se coloca como destacado em sua trajetória? Você já andou de limusine, em um carro de polícia, em um teleférico? Como foi sua experiência em um primeiro voo de avião, ou primeiro passeio a cavalo? Aquilo que talvez tenha um semblante banal, pode carregar beleza ou mesmo bom humor suficientes para manter a atenção daqueles que irão ler sua autobiografia.

Escreva Sua Autobiografia Como Se Fosse um Romance: 
Não narre sua história como se ela fosse uma tosca redação a ser escrita durante os anos escolares, apenas para garantir uma nota. Explore o vocabulário, crie suspense, evoque a emoção.

Por exemplo, uma narrativa crua de sua autobiografia poderia começar assim:

“Nasci em São Paulo durante os anos 40, uma época marcada pelas incertezas econômicas. Meus pais haviam chegado da Polônia nesta época, fugidos da perseguição nazista que ocorreu no país. No Brasil, encontraram um pouco da tranquilidade que sonhavam dar para os 3 filhos, incluindo eu”.

Como as letras, palavras e vocabulário podem ajudá-lo a construir algo mais intenso, como se fosse um romance?

“No dia em que meu pai viu uma temível Walther P38 apontada para sua cabeça, ele fechou os olhos e pediu a Deus: ‘Se deixar meus miolos escaparem ilesos desta, juro que fugirei daqui com minha família’. Não sei se Deus ouviu a oração de papai, mas o soldado simplesmente abaixou a arma e xingou qualquer coisa em alemão. Papai nunca ficou tão feliz em ouvir um xingamento como naquele dia”.

Se um evento especialmente importante integrar sua autobiografia, poderá usar este elemento logo na introdução. No entanto, ele deve ser usado apenas para fisgar a atenção dos leitores, deixando para dar maiores detalhes no decorrer da narrativa. Isto contribuirá para a criação e manutenção do suspense.

Conclusão: 
Eu percebo que a maioria das pessoas são melhores escritores do que imaginam ser. E posso imaginar que isto se aplica a você também.

O grande truque de fazer uma autobiografia é se divertir com o processo. Suas preciosas memórias e aventuras da vida real podem ser perduradas por um bom tempo, se forem devidamente documentadas. Portanto, tente abraçar a escrita de sua biografia com paixão, e logo você descobrirá a alegria monumental de registrar suas memórias em seu próprio estilo literário interessante e original.


Precisa de ajuda para escrever e publicar sua biografia? Eles podem ajudá-lo. Veja o artigo “Como Fazer Uma Biografia”.  Uma biografia é a união de sua história com o charme de um romance literário. Se quiser um trabalho profissional... . Este é o primeiro passo para você criar uma biografia única e especial – como você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!