quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Carros do Mercosul terão placa unificada a partir de 2016

A partir de  2016, os novos veículos de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela devem começar a receber um novo modelo de placas, único para todos os países do Mercosul.
Deu hoje no Jornal Nacional. A placa será branca com 4 letras e 3 números tendo a bandeira do país  e abreviação do estado do lado direito da mesma. (ACHEI AQUI)



A data foi estipulada em 2012, porém, dois anos depois, ainda são escassas as definições sobre o tema. O Mercosul aprovou, nesta quarta-feira, a padronização das placas de automóveis dos países do bloco. Em reunião em Buenos Aires, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela votaram a favor do novo equipamento, que terá uso obrigatório para os veículos comerciais a partir de 2016.

A confirmação da mudança foi divulgada em comunicado pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina. — A mudança é um símbolo concreto de que o aprofundamento do processo de integração (dos países do Mercosul) representa, acima de tudo, uma integração entre os povos — aponta o comunicado.

As placas devem ter sete ou oito caracteres, com a abreviação da cidade e do país, e a ideia é que todos os países tenham um design parecido, como na União Europeia. Mas ainda não está definido como será feita a substituição das placas dos veículos em circulação, como serão abreviadas as cidades e se o seguro obrigatório também valerá em todos os países, eliminando a Carta Verde, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!