domingo, 14 de setembro de 2014

Professora Homenageada: Maria das Graças de Oliveira Castro


Homenageando os professores pelo seu dia , destacamos  a mestra Maria das Graças de Oliveira Castro, Dadace, dona de um vasto currículo. Professora de Língua Portuguesa , Redação Literaturas brasileira e Portuguesa  e Francês no Colégio Santo Antônio de Miraí do Cem Pitágoras, EE. Prof. Orlando de Lima Faria, CESEC, Educação Continuada, Fafism em Muriaé onde , mesmo aposentada desde 2008 continua lecionando.

Em sua família quase todos são ou foram professores: o avô, Hormindo Dipo Soares de Oliveira,dono do Instituto N. Sra do Rosário, da Academia de Comércio, em Muriaé, formado em Direito, Farmácia, professor de Língua Portuguesa, Matemática, Professor de Álgebra na Universidade de Viçosa; minha mãe, Eugênia Pereira de Oliveira, professora primária na EE. Dr. Silveira Brum, naquela época em que o professor primário levava aluno de 1ª a 4ª série. Cresceu em meio à preparação de aulas, aulas particulares, preparação para auditórios escolares e , desde criança ,foi o que sempre sonhou para si. Fez seus estudos primários na E. E. Dr. Silveira Brum e estudou até o Ensino Médio no Colégio Santa Marcelina.


 Formou em Letras na Fafism onde fez duas  pós- graduações em Literatura Portuguesa e Língua e Literatura.  Na UFJF, fez pós- graduação em Literatura Comparada. Quantos problemas enfrentados em algumas escolas por questões de horários e conteúdos por ocasião do Mestrado para o qual foi aprovada na PUC- Rio. Na época, não havia dispensa para estudos. Fez os créditos, mas não conseguiu finalizar a dissertação. Louvo as profissionalíssimas inspetora e diretora na ocasião: Sara Leal Bastos e Bernadete , na época, diretora da E. E. Mário Macedo, atual Superintendente da 23ª SDRE por aplicarem a lei com  profissionalismo e humanidade. Graças a elas, conseguiu permanecer nesses estudos . Trabalhou em turmas do Pré-Primário ao IVde Letras!

 Foi aprovada no Concurso de Língua Portuguesa para o Premen Minas Gerais  e no Estado para o o cargo de Professor de  Língua e  Literatura para a E. E. Prof. Manuel Inácio Peixoto de Cataguases, e depois transferida para a E. E. Prof. Orlando de Lima Faria.  Trabalhou  na 13ª Delegacia de Ensino, hoje,  23ª Superintendência Regional de Ensino,  durante até aposentar-se nas divisões de Documentos Escolares e Inspeção, e também no Departamento de Educação e Cultura, na orientação do trabalho escolar, ministrando palestras. Participou de bancas de correção de redações, jurada em  festivais de poesia, publicou artigos na Amae Educando e na Duc in Altum, a revista da Fafism.

Teve uma coluna muitos anos no jornal Comunicar-te da Pastoral da Comunicação da Matriz São Paulo. Fez também um programa de rádio católico  com a equipe das mesmas pastoral e   Matriz aos domingos à 7h 30 na Rádio Muriaé.



 Não há nada que lhe  dê maior prazer do que lecionar, sempre procurou contextualizar suas aulas e projetos como os das Oficinas de Escrita no Cem Pitágoras, trabalhando textos da realidade, letras de música, vídeos, tentando fazer da escola, um ambiente vivo, ligado à realidade.


Continua trabalhando na Fafism , mesmo aposentada,  e , em casa, com aulas particulares, auxiliando alunos com deficiências em leitura e escrita a superá-las. "Ama o que faz e dessa forma se realiza pelo trabalho social que, no magistério, tem oportunidade de realizar. "

Para ela os nossos aplausos pelo dia do professor!

Um comentário:

  1. Querida Tânia, agradeço a sua sensibilidade em homenagear-nos pelo ensejo do Dia do
    Professor. Numa época tão carente de valorização daqueles em cujas mãos já passaram todos os profissionais e são responsáveis pela visão de mundo , conhecimento, aprimoramento da postura de muitas gerações em parceria com a família, esse seu blog realiza isso,dentre tantos projetos arrojados, trazendo respeito a quem exerce essa função/ missão e fazendo feliz quem recebeu
    sua mensagem. Meu abraço agradecido por essa satisfação e reconhecimento.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!