sábado, 20 de setembro de 2014

Destaque: Ipê Amarelo na praça João Pinheiro


Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Uma das árvores mais bonitas em paisagismo urbano pela sua bela e exuberante floração. O Ipê Amarelo  da praça João Pinheiro está chamando a atenção dos muriaeenses e visitantes pela sua exuberante beleza.

Tabebuia é o nome científico do gênero das árvores conhecidas como ipês. É uma palavra tupi-guarani que significa árvore ou pau que flutua. Ipê, em tupi, quer dizer árvore de casca grossa.





Árvore símbolo do Brasil por decreto do presidente Jânio Quadros, publicado em 1961, o ipê-amarelo tem seu dia comemorado no Município de Petrópolis em 28 de junho, por força de lei municipal. O esforço para produzir o efêmero espetáculo da floração é de tal ordem que, antes da chuva de ouro, os ipês-amarelos se desnudam totalmente, como se estivessem armazenando suas forças para saudar a primavera.


Muitas fotos registram a beleza do paisagismo que esta árvore localizada alí perto do relógio da Praça João Pinheiro , está proporcionando o centro da cidade mineira de Muriaé.



"Usado para paisagismo, várias espécies de ipês-amarelos são muito procuradas pela qualidade de sua madeira, que é muito usada para a confecção de tacos e de assoalhos, devido a sua alta resistência e durabilidade.  Típicos da Mata Atlântica brasileira, os ipês-amarelos disputam o dourado com os raios de sol. A sabedoria popular diz que, quando o ipê-amarelo abre suas flores, é sinal do fim do inverno, o anúncio do início da primavera. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!