sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Curiosidade: Canguru


O canguru é um mamífero, que habita na Austrália, Nova Guiné e ilhas vizinhas.   O habitat dos cangurus são as planícies e as florestas. Sua dieta é feita de frutas e vegetais As principais características destes animais são: patas traseiras bem desenvolvidas e a existência do marsúpio . É um animal que possui cabeça pequena e orelhas grandes, suas patas dianteiras são curtas e têm cinco dedos, as patas traseiras são grandes e possuem quatro dedos, sendo que no dedão estes animais possuem uma garra usada para defender-se. Os maiores cangurus, quando eretos e na idade adulta, podem chegar a dois metros de altura, seu peso atinge os 85 kg.


Quando saltam podem atingir até 5 metros de distância. Durante pequenos espaços de tempo um canguru pode atingir até 50 km/h.. 



  O filhote de canguru nasce pouco desenvolvido (cego, sem pelos e com tamanho reduzido – 2 cm de comprimento), após três semanas de gestação nasce somente um filhote. Assim que nasce, o filhote aproveita a inclinação do corpo da mãe para escorregar rumo à entrada da bolsa. Depois, arrasta-se para dentro dela até estar bem acomodado. O processo todo leva cerca de dez minutos - uma eternidade para o bebê-canguru, que mais parece um vermezinho com seus 2 centímetros de comprimento. Como nascem muito frágeis, os filhotes vivem durante os primeiros seis meses dentro do marsúpio, (espécie de bolsa que a fêmea tem no abdômen e onde o filhote se alimenta e termina seu desenvolvimento), onde encontram calor, proteção e leite. Só a partir do sétimo mês é que o filhote começa a se aventurar em terra firme, depois de um ano a cria torna-se completamente independente..  A idade destes animais costuma oscilar entre 12 e 25 anos.

 Curiosidade:
1-Quando os conquistadores ingleses chegaram na Austrália, se assustaram ao ver uns animais estranhos que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os nativos australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram o qual o nome daquele bicho. O índio repetia “Kan Ghu Ru”, e portanto o adaptaram para o inglês, Kanguroo (canguru). Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro, os indígenas queriam dizer: “Não te entendo"


2-Você sabia que os pratos feitos com a carne de canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzarias até serviços de quarto em hotéis cinco estrelas? Pois é! A carne do canguru é uma rica fonte de proteína magra, tendo apenas 2% de gordura. O gosto é comparado ao da carne de avestruz, sendo uma carne vermelha bem forte e levemente adocicada.

 O governo australiano incentiva o consumo de cangurus para ajudar contra o aquecimento global. ACHEI AQUI

O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!